Quem não pode tomar hormônio?

Perguntado por: Eva Pacheco  |  Última atualização: 9. April 2025
Pontuação: 4.3/5 (22 avaliações)

A reposição hormonal é contraindicada para as mulheres com câncer de mama e endométrio. Além de alguns raros cânceres de ovário. Mulheres com alto risco de doença cardiovascular, acidente vascular cerebral e trombose também devem ser avaliadas antes de começar a terapia.

Quais os riscos de se tomar hormônio?

“O uso exagerado pode acarretar em bloqueio dos eixos hormonais, sobrecarga de fígado e rins, aumento do risco de câncer, como o de próstata, queda de cabelo, aumento da oleosidade da pele, entre outros efeitos colaterais.

Quem não pode tomar hormônio feminino?

Existem algumas contraindicações para esse tipo de tratamento: mulheres com trombose, câncer hormônio-dependentes, como câncer de mama e câncer de endométrio, e doenças cardiovasculares prévias, como infarto e AVC, não devem fazer a reposição hormonal.

O que pode substituir a reposição hormonal?

Algumas formas de fazer reposição hormonal natural é utilizar plantas medicinais como a Erva-de-são-cristóvão ou o agnocasto, que possuem substâncias que ajudam a equilibrar os hormônios, e aliviar os sintomas da menopausa, como insônia, ondas de calor, suor noturno, ansiedade ou depressão, por exemplo.

Quais são os riscos da reposição hormonal?

A reposição hormonal é muito usada por mulheres que estão na menopausa para aliviar os efeitos dessa fase no organismo. No entanto, estudos sugerem que a reposição de hormônios pode aumentar as chances de câncer de mama e ovário. Por isso, é importante entender como ela é feita e quais os riscos envolvidos.

REPOSIÇÃO DE HORMÔNIOS E SUPLEMENTAÇÃO

35 questões relacionadas encontradas

O que acontece quando não se faz reposição hormonal?

Aumento do risco de câncer de endométrio e mama. Acidente vascular cerebral (derrame). Infarto.

Qual a melhor idade para fazer reposição hormonal?

A reposição hormonal precisa ser iniciada no máximo em até dez anos após o início da menopausa ou até os 60 anos de idade, o que ocorrer primeiro. Depois disso, se a mulher ainda não faz uso de hormônios, os benefícios deste tipo de tratamento são menores que os riscos, então a TRH não é mais indicada.

Qual o melhor repositor hormonal feminino natural?

Soja. A soja é uma ótima opção entre os alimentos para reposição hormonal natural feminina: ela age de forma similar ao estrogênio, porque possui a substância isoflavona. Você pode, por exemplo, colocar o leite de soja ou a carne preparada com esse grão no seu dia a dia.

Como saber se é preciso fazer reposição hormonal?

“Quando a mulher começa a ter uma irregularidade menstrual, alguma queixa de ondas de calor ou alterações de humor, geralmente, é nessa fase que começamos a pensar em uma reposição hormonal”, explica a ginecologista Viviane Leite Oliveira, da Policlínica 3 de Taguatinga.

Qual é o melhor hormônio natural feminino?

O estrogênio é considerado o principal hormônio feminino. Ele é produzido pelos ovários, a partir da primeira menstruação, e seus níveis se reduzem, drasticamente, ao chegar na menopausa.

Qual o médico que cuida de reposição hormonal?

O médico para tratamento hormonal pode ser o endocrinologista, responsável pelas condições relacionadas ao sistema endócrino, mas também o dermatologista e o nutrólogo.

Quanto tempo demora para sentir os efeitos da reposição hormonal?

No início, normalmente as mulheres recebem a dose mais baixa possível de TRH. Pode levar até três meses para que uma paciente tomando TRH sinta os efeitos completos. Nesse processo, algumas podem precisar também que sua dose e tipo de TRH sejam ajustados.

Qual o alimento mais rico em estrogênio?

Oleaginosas e sementes
  • Pistache;
  • Avelã;
  • Nozes;
  • Castanha-da-Índia;
  • Sementes de linhaça (um dos alimentos que mais contêm estrogênio natural);
  • Gergelim;
  • Sementes de girassol;
  • Amêndoa;

É bom tomar hormônio?

“A reposição hormonal traz vários benefícios, como a melhora na vida sexual, na cognição, na memória, a prevenção da osteoporose e osteopenia (perda de massa magra), aumento da força, ganho de massa muscular e, em alguns casos, a perda de peso”, exemplifica o especialista.

Pode tomar hormônio por conta própria?

Não faça por conta própria - Iniciar a hormonização cruzada por conta própria pode gerar diversas complicações para a saúde. Por isso, é importante buscar a orientação de um médico capacitado. Qualidade dos medicamentos - Não utilize remédios caseiros ou que não sejam de confiança.

Quais os exames necessários para fazer reposição hormonal?

“O controle é feito por exames complementares frequentes como hemograma, papanicolau (preventivo), mamografia, ultrassom de mama e transvaginal, além de densitometria óssea”, finaliza Dra. Christiane.

Quem não pode fazer reposição hormonal na menopausa?

Quem não pode fazer? A reposição hormonal é contraindicada para as mulheres com câncer de mama e endométrio. Além de alguns raros cânceres de ovário. Mulheres com alto risco de doença cardiovascular, acidente vascular cerebral e trombose também devem ser avaliadas antes de começar a terapia.

O que acontece com a falta de hormônio feminino?

Já os sintomas da falta de estrogênio e progesterona, por sua vez, são os distúrbios do sono, cansaço excessivo, fogacho e ganho de peso. Além disso, sabe-se que a alteração hormonal provocada pela menstruação aumenta a ansiedade, a irritação e o risco de ter depressão.

Qual chá é bom para regular os hormônios?

Chá de folha de amoreiras

A folha de amoreira possui compostos químicos que ajudam a regular os hormônios femininos, além de propriedades que amenizam os sintomas mais desagradáveis da menopausa.

Como tomar o chá de amora para reposição hormonal?

Posologia. Tomar 1 cápsula 2 vezes ao dia. 1. Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.

O que é bom para regular os hormônios femininos?

Como manter os hormônios em harmonia

Entre elas, está a prática de exercícios, a redução do estresse, a melhora da qualidade do sono e até mesmo a reposição hormonal. No entanto, balancear a alimentação e manter um cardápio saudável pode ser uma forma extremamente eficaz de equilibrar os níveis hormonais.

Quanto custa uma reposição hormonal feminina?

O preço do implante hormonal Bioidêntico Absorvível pode variar de R$3.500 a R$5.000 e dura em média 6 a 8 meses. O custo do implante pode variar, pois a fórmula é individualizada, combinando uma ou mais substâncias como estradiol, testosterona e gestrinona.

Quem faz reposição hormonal emagrece?

Outro fator que podemos considerar ao dizer que a reposição hormonal emagrece é por meio da redução da resistência à insulina. A resistência à insulina é um problema comum em pessoas com sobrepeso e obesidade, e pode dificultar a perda de peso.

Quem não pode tomar estradiol?

Quais as contraindicações do Estradiol?
  • Comprimido. Câncer de mama (antecedente pessoal, diagnóstico ou suspeita). Neoplasia estrógeno dependente diagnosticada ou suspeita (por exemplo, câncer do endométrio). ...
  • Gel. Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres com: ...
  • Adesivo. Absolutas.

É certo fazer reposição hormonal?

A reposição hormonal não é um tratamento válido para todas as pacientes, mas pode ser muito benéfica para algumas mulheres — desde que haja uma avaliação médica criteriosa.

Artigo anterior
Qual é o nome da folha de caderno?
Artigo seguinte
Qual o índice do Igp-m de outubro 2019?