Quem não pode passar procuração?

Perguntado por: Isaac Guilherme Guerreiro de Brito  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (25 avaliações)

pessoas absolutamente incapazes desde que representados pelos pais, tutores ou curadores; 4. pessoas cegas e analfabetas, desde que por procuração pública (a Rogo-assinado na presença de duas testemunhas e um a rogo, não podendo ter parentesco, todos devem ser maiores de idade e saber ler e escrever );

Quem pode passar uma procuração?

Diz o Código Civil Brasileiro em seu art. 654, que toda pessoa capaz é apta para outorgar procuração, exceto as absolutamente incapazes e os relativamente incapazes, sendo que estes últimos podem firmar procuração desde que assistidos por seus pais.

Quais os riscos de uma procuração?

Não é raro vermos casos onde pessoas outorgam (passam) procuração com poderes amplos, gerais e irrestritos. Isto é um perigo. Um cheque em branco na mão do procurador que pode até mesmo dissipar os bens do outorgante.

O que uma pessoa com procuração pode fazer?

Quem tem a procuração, também pode assinar autorizações e documentos de qualquer natureza e representar a outra pessoa em órgãos públicos. Pode, até mesmo, assinar certidões de casamento, além de ter total liberdade para a compra, venda e transferência de bens ou imóveis.

Como faço para derrubar uma procuração?

O interessado (outorgante) precisa comparecer ao tabelionato, com seu RG e CPF originais, e declarar ao escrevente que nomeou alguém de sua confiança (procurador), mas que não deseja mais que esta procuração tenha validade, e, por isso, deseja fazer sua revogação.

POSSO PASSAR PROCURAÇÃO PRA OUTRA PESSOA SOLICITAR MEU BENEFÍCIO?

30 questões relacionadas encontradas

Tem como cancelar uma procuração que dá plenos poderes a outra pessoa?

Como é um ato baseado na confiança, a procuração pode ser revogada a qualquer tempo. O interessado deve comparecer a um Cartório de Notas para formalizar a revogação, informando que nomeou alguém de sua confiança (procurador), mas que não deseja mais que o documento tenha validade.

Quando a procuração perde o efeito?

Enquanto não for cancelada oficialmente, a procuração pública continua válida, salvo se houver prazo determinado para sua validade ou se a mesma houver sido conferida para a conclusão de um negócio específico. Como regra, a procuração perde seus efeitos com a morte ou interdição de uma das partes.

Quais são as finalidades de uma procuração?

A procuração é um documento escrito, em que uma pessoa dá autorização formal para que outra pessoa seja sua representante em um ou mais atos. O procurador, que agirá em nome de quem conferiu a procuração, também é chamado de outorgado, enquanto o representado também se denomina outorgante.

Qual o prazo de validade de uma procuração?

“Prazo de validade de uma procuração: Com exceção de procurações cujo prazo de validade é determinado por lei, em geral as procurações têm validade por tempo indeterminado, salvo quando é explícito em seu texto, a pedido do(s) outorgante(s), o seu prazo de validade.

Para que serve uma procuração particular?

A procuração é um documento particular ou público que autoriza que uma pessoa seja representada por outra, para um ou mais atos ou negócios jurídicos, de acordo com as limitações de poderes contidas no documento.

Quando o outorgante morre a procuração perde a validade?

O artigo 689 do Código Civil mantém a validade de atos praticados com base em uma procuração quando as pessoas que tiveram contato com o procurador (por exemplo, uma agência bancária) não sabiam do falecimento. É isso. A regra é que a procuração de pessoa morta não produz mais efeitos.

Pode passar escritura por procuração?

PROCURAÇÃO COM PODERES PARA ASSINAR ESCRITURAS em Artigos

Caso o herdeiro interessado não possa comparecer pessoalmente ao cartório para assinar a escritura de inventário, ele poderá nomear um procurador por meio de procuração pública, feita em cartório de notas..., com poderes específicos para essa finalidade.

Quais são os poderes de uma procuração ad judicia?

A procuração ad judicia et extra é aquela que outorga poderes para agir de forma geral na esfera judicial, com os poderes do foro em geral e também para representação na esfera extrajudicial, devendo indicar os poderes outorgados e perante quem a representação pode ser exercida.

Como passar uma procuração para outra pessoa?

O substabelecimento de procuração pode ser feito em qualquer Cartório de Notas, sendo dispensável a presença e a autorização do outorgante (aquele quem passa a procuração). No ato, devem estar presentes o atual procurador e aquele que vai receber os poderes. É preciso ter uma cópia da procuração para fazer a alteração.

Quanto custa para fazer uma procuração no cartório?

Para emitir uma procuração, a maioria dos cartórios um documento cobra em torno de R$ 214,15. Os valores podem variar de estado para estado e conforme a data em que o documento é requerido.

Como ser um procurador de outra pessoa?

As exigências são:
  1. Comparecer o procurador.
  2. Documentos Pessoais do procurador - original.
  3. Documentos Pessoais da terceira pessoa que será nomeada (fotocópia)
  4. Qualificação da terceira pessoa que será nomeada (profissão, estado civil e endereço – por escrito)

Quais procurações tem prazo de validade determinado por lei?

Existem também alguns tipos de procuração que têm prazo de validade determinado por lei, como a procuração em que se outorgam poderes para celebrar casamento que tem validade de 90 (noventa) dias (art. 1.542 e o seu § 3º, do Código Civil) e a procuração para divórcio tem validade de 30 (trinta) dias (art.

Qual o prazo de validade de uma procuração de plenos poderes?

A procuração não tem prazo de validade, independentemente de ser pública ou particular. Só haverá prazo, caso o outorgante queira estipular o tempo ou alguma lei que obrigue o outorgante a aplicar um prazo de validade.

Como saber se uma procuração é válida?

Como saber se essa procuração é verdadeira? Para conferir se um documento é verdadeiro, o procedimento é bem simples, já que é possível você mesmo consultá-lo rapidamente pela Internet. Com o referido documento em mãos, basta acessar a página do “Portal Extrajudicial” do seu Estado.

Quais são os tipos de procuração?

A procuração, por sua vez, poderá ser de diferentes tipos. Ela poderá ser feita por instrumento particular ou público, dar poderes gerais ou especiais, ser por prazo determinado ou indeterminado, ser gratuita ou remunerada, e permitir ou não o substabelecimento (espécie de sub-procuração).

Como saber se a procuração foi revogada?

Antes de começar a analisar uma procuração, é necessário primeiramente certificar a sua validade, isto é, saber se o documento não está vencido ou se foi revogado, podemos descobrir estas informações com três passos simples, primeiro solicitar do cartório onde foi lavrada uma certidão atual e de inteiro teor da ...

O que é uma procuração irrevogável?

A título de exemplo, as procurações pelas quais o outorgante, em caráter irrevogável, concede poderes ao mandatário para que este faça a venda de determinado imóvel a quem quiser, pelo preço e condições que ajustar, isento de prestação de contas, são lavradas alguns cartórios, e não são admitidas em outros.

Quais as situações em que pode ocorrer a extinção do mandato?

Esta última forma de extinção do contrato, a resilição, tem interesse direto ao estudo das causas extintivas do mandato, posto que pode ocorrer sob três formas distintas: o distrato, a revogação e a renúncia.

Qual o procedimento para revogar uma procuração pública?

Para que a Procuração Pública perca seus efeitos, o interessado deve comparecer ao cartório portando seus documentos de identificação originais e manifestar o desejo de revogar o documento. Ao revogar a procuração, o outorgante precisa necessariamente comunicar o fato ao procurador.

O que é poderes ad judicia?

1) Conceito: A empresa “ad judicia” significa “para o juízo” em latim. 2) Exemplo Prático: A procuração ad judicia concedes plenos poderes para que advogado atue em um processo.

Artigo anterior
Quanto tempo dura a pulseira magnética?
Artigo seguinte
Como fazer parcelamento Sefaz-pe?