Quem não mora no apartamento paga condomínio?

Perguntado por: Sara Cátia Nogueira  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 5/5 (15 avaliações)

O imóvel vazio paga condomínio, porque ele ele pertence a uma pessoa física ou jurídica. Em qualquer caso, é o proprietário quem deverá pagar a taxa. Se for uma pessoa física, ele é responsável pela unidade.

Quem tem direito à isenção de condomínio?

Não basta ser eleito síndico para ter direito a isenção do condomínio, se faz necessário que exista previsão expressa na convenção de condomínio quanto a isenção: não basta a aprovação em assembleia, é necessária previsão na convenção.

Como se isentar de condomínio?

A única forma de alterar algo reduzindo taxas de juros e multas é através da alteração da Convenção, que na sua grande maioria tem a exigência de aprovação por 2/3 dos moradores para que seja possível fazer, através do processo de assembleia, bem com a concordância de todos os adimplentes.

Tem como não pagar condomínio?

Uma delas é que pra não precisar pagar condomínio todo mês, basta você não morar em um deles. E a segunda é que há algumas exceções nesta regra. Uma delas é a isenção para quem ocupa um cargo – o de síndico, por exemplo.

Quando não devo pagar o condomínio?

A taxa de condomínio é obrigatória? Sim. Ela é obrigatória a todos e mesmo que o proprietário não esteja usando o imóvel ou morando ali, ele é obrigado a pagar o valor já que este é calculado pela soma das despesas e divido pelo total de imóveis.

Se eu não pagar o condomínio eu posso perder o meu apartamento? - Varela torres Advocacia

36 questões relacionadas encontradas

Como fica o condomínio com a pandemia?

A proposta estabelece que, enquanto durar a pandemia, o condomínio poderá suspender ou restringir o uso das áreas comuns dos edifícios, bem como atividades sociais, e limitar o número de pessoas nos elevadores e a forma do seu uso.

Qual é a função do subsíndico?

O papel do subsíndico é contribuir com a gestão condominial como um todo, assumindo provisoriamente as responsabilidades em caso de afastamento, renúncia ou destituição do síndico. Nestas hipóteses, o subsíndico assume o cargo de síndico, competindo a ele convocar assembleia para que seja realizada uma nova eleição.

Pode ter reunião de condomínio na pandemia?

Assembleia e reuniões por Janaína Ferreira em 31/03/2021

A pandemia e o distanciamento social dificultaram a realização de assembleias presenciais em condomínios. Entretanto, uma nova modalidade de assembleia já existia bem antes da pandemia e pode ser utilizada neste momento.

Pode fazer assembleia de condomínio na pandemia 2021?

Condomínio não precisa de autorização judicial para fazer assembleia virtual. Não há necessidade de autorização judicial para que um condomínio promova assembleia virtual, uma vez que reuniões com aglomeração estão proibidas em razão da epidemia da Covid-19.

Pode ter assembleia de condomínio na pandemia?

Em 2020, as assembleias virtuais receberam incentivo do governo federal por meio da lei 14.010/2020. Embora ela tenha perdido validade, especialistas garantem que não há qualquer impedimento legal para esta prática no condomínio, com ou sem pandemia.

Pode fazer assembleia de condomínio presencial?

Neste momento de pandemia, a Assembleia Presencial deve ser evitada e, quando realizada, é preciso levar em consideração todos os protocolos de higiene e segurança, como uso de máscara, distanciamento, uso de álcool em gel e ser realizada em um local bem ventilado, com janelas e portas abertas.

Pode fazer assembleia de condomínio virtual?

As reuniões virtuais podem continuar ocorrendo, e são uma maneira de prevenir o contágio de Covid-19. É preciso ressaltar que embora a Lei 14.010 não esteja mais em vigor, não há impedimento legal para a realização da assembleia virtual, exceto se a convenção condominial estabelecer isso.

Pode ser feito assembleia de condomínio?

Lei determina que a assembleia de condomínio só pode ser feita de maneira virtual. ... No estado, o governador Wilson Witzel sancionou a Lei 8.836, que prevê que os síndicos também não devem realizar assembleias gerais presenciais. Caso seja imprescindível realizar uma assembleia, que a mesma seja feita de forma virtual.

Quem pode pedir assembleia?

Ou seja, um morador apenas não pode convocar uma assembleia.

A exceção é no caso de obras que tragam despesas excessivas, que só podem ser feitas com autorização da assembleia. Neste caso, a lei permite que qualquer um dos condôminos convoque uma assembleia para deliberar sobre a obra, caso o síndico não o faça.

Quem pode convocar assembleia de condomínio?

Normalmente, a convocação de reunião de condomínio é feita pelo síndico. No entanto, um quarto dos moradores podem convocar uma assembleia extraordinária se efetuarem o recolhimento da assinatura desta quantidade mínima de condôminos no edital de convocação.

Quem pode convocar assembleia condomínio?

As assembleias ordinárias e extraordinárias podem ser convocadas pelo síndico do condomínio e também pelos condôminos, caso seja a vontade de ao menos 25% destes. Para isso, é preciso que todos os moradores estejam cientes da reunião. Do contrário, a assembleia e todas as decisões tomadas nela podem ser invalidadas.

Como validar uma assembleia virtual?

A assembleia virtual deve ser prevista em convenção de condomínio. Para isso, é preciso aprovação de 2/3 dos condôminos; É preciso ter à disposição uma ferramenta que garanta a validade jurídica da assinatura eletrônica dos participantes da assembleia.

Como funciona uma assembleia virtual?

Assembleia virtual é a assembleia condominial realizada pela internet. Ao invés de os condôminos irem às reuniões presenciais para deliberar sobre os assuntos, eles votam no ambiente virtual.

Como fazer uma ata de assembleia virtual?

Com relação à ata da assembleia digital, deve constar a informação de que ela foi, conforme o caso, semipresencial ou digital, informando-se o modo pelo qual foram permitidas a participação e a votação a distância.

Como fazer assembleia híbrida?

Ela pode ocorrer de duas maneiras:
  1. Ao vivo: a assembleia presencial ocorre simultaneamente à assembleia virtual, e os debates são realizados ao vivo.
  2. Aberta: inicialmente, ocorre uma assembleia em ambiente digital por um prazo determinado, momento em que as pessoas fazem o debate e a deliberação.

Como funciona assembleia híbrida?

De maneira resumida, a Assembleia Híbrida é uma mistura de ambiente virtual e presencial. Ou seja, pessoas podem participar através de transmissão online ou pessoalmente. Porém, além desse diferencial, essa opção possui algumas particularidades que precisam ser conhecidas.

Como cancelar uma age?

Assembleias têm uma série de normas no Código Civil e na Convenção dos condomínios, em relação à convocação e às votações. Se alguma regra não for respeitada, a assembleia (e suas decisões) podem ser anuladas por uma assembleia seguinte, ou por decisão judicial.

O que se entende por assembleia-geral virtual na atualidade?

A assembleia virtual é aquela que é realizada com os condôminos, com os mesmos propósitos, porém por meio de alguma plataforma digital.

Como anular assembleia virtual?

Já, quando o condômino entender que há violação de seu direito e/ou qualquer irregularidade, o requerimento judicial para anular totalmente a assembleia ou algum dos tópicos, pode ser realizado por intermédio do advogado ou, salvo casos específicos, diretamente no Juizado Especial.

Sou obrigado a pagar condomínio antes de receber as chaves?

Despesas de condomínio não podem ser cobradas antes da entrega das chaves. É inviável a cobrança de despesas de condomínio antes da entrega das chaves.

Artigo anterior
O que reprova no exame odontológico da Polícia Civil?
Artigo seguinte
Como inserir um documento em PDF no Word que tem mais de uma página?