Quem julga os juízes eleitorais?

Perguntado por: Leandro Assunção  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (35 avaliações)

Os juízes eleitorais, em regra, presidem as Juntas Eleitorais, que são outros órgãos da Justiça Eleitoral. Estes juízes são nomeados pelo respectivo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado federativo ao qual pertencem, após indicação do Tribunal de Justiça.

Quem julga os crimes eleitorais?

A lei nº 4.737, de 15 de julho de1965 que instituiu o “código eleitoral” em seu artigo 35 reza ” compete aos juízes: II – processar e julgar os crimes eleitorais e os comuns que lhe forem conexos, ressalvadas a competência originária do tribunal superior e dos tribunais regionais”.

Qual é o papel da Justiça Eleitoral?

O que torna sui generis nossa Justiça Eleitoral é sua faculdade de realizar o seguinte: Expedir instruções para execução da lei eleitoral; Responder consultas sobre matéria eleitoral; Julgar ações judiciais contra atos que ela própria tenha praticado.

O que faz o Tribunal Superior Eleitoral?

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é a instância jurídica máxima da Justiça Eleitoral brasileira, tendo jurisdição nacional. ... O TSE exerce ação conjunta com os TREs, que são os responsáveis diretos pela administração do processo eleitoral nos estados e nos municípios.

Quais os artigos que regulam a estrutura da Justiça Eleitoral?

“Art. 118. São órgãos da Justiça Eleitoral: I - o Tribunal Superior Eleitoral; II - os Tribunais Regionais Eleitorais; III - os Juízes Eleitorais; IV - as Juntas Eleitorais.”

Crimes Eleitorais | Competência para Processar e Julgar | Direito Eleitoral

23 questões relacionadas encontradas

Quais as principais fontes formais do Direito Eleitoral?

As principais fontes formais do direito eleitoral brasileiro são:
  • Constituição Federal (arts. ...
  • Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65);
  • Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97);
  • Lei das Inelegibilidades (Lei Complementar nº 64/90);
  • Lei Etelvino Lins (Lei n. ...
  • Lei dos Partidos Políticos (9.096/95);

Como ocorre a composição da Justiça Eleitoral relativo aos magistrados?

9º - Os Tribunais Regionais Eleitorais, com sede na Capital do Estado em que tenham jurisdição e no Distrito Federal, compõe-se de quatro Juízes eleitos, pelo voto secreto, pelo respectivo Tribunal de Justiça, sendo dois dentre Desembargadores e dois dentre Juízes de Direito; um Juiz Federal, escolhido pelo Tribunal ...

O que é o processo eleitoral?

Essa definição de processo eleitoral enquanto conjunto de fases ou estágios passou a ser vista como “complexo de atos para a realização de uma certa finalidade, que é a realização da vontade do titular do poder - o povo - numa eleição”18, abrangendo “a preparação e a realização das eleições, a apuração dos votos e a ...

Para que serve a propaganda eleitoral?

Propaganda política, é um segmento dentro da comunicação voltado para o ambiente político, mais especificamente no cenário eleitoral, visando estreitar a relação de expectativa de um determinado grupo de pessoas em relação às questões que envolvem seu cotidiano e a materialização da mesma em um candidato, um governo, ...

Quantos ministros têm o Tribunal Superior do Trabalho?

O Tribunal Superior do Trabalho - TST é composto de 27 ministros, sendo que um quinto é de advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exercício e, os demais, juízes dos Tribunais Regionais do Trabalho.

Como é escolhido o juiz eleitoral?

Os juízes eleitorais, em regra, presidem as Juntas Eleitorais, que são outros órgãos da Justiça Eleitoral. Estes juízes são nomeados pelo respectivo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado federativo ao qual pertencem, após indicação do Tribunal de Justiça.

Como a Justiça Eleitoral não dispõe de quadro próprio de magistrados se exige dos juízes eleitorais que despachem na sede da Zona eleitoral pela qual respondem?

III Como a Justiça Eleitoral não dispõe de quadro próprio de magistrados, não se exige, dos juízes eleitorais, que despachem na sede da zona eleitoral pela qual respondem.

Quais são as justiças especializadas?

São eles a Justiça Eleitoral, a Justiça do Trabalho e a Justiça Militar​. A divisão de matérias visa favorecer a aplicação da lei e o julgamento das causas dirigidas a cada ramo, em prol da celeridade processual e da segurança jurídica.

Quem julga deputado estadual por crime eleitoral?

- COMPETÊNCIA PARA O PROCESSO E JULGAMENTO DE DEPUTADO ESTADUAL ACUSADO DA PRATICA DE CRIME ELEITORAL. - COMPETE ORIGINARIAMENTE AOS TRIBUNAIS REGIONAIS ELEITORAIS PROCESSAR E JULGAR, POR CRIMES ELEITORAIS, AS AUTORIDADES ESTADUAIS QUE, EM CRIMES COMUNS, TENHAM NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA O FORO POR PRERROGATIVA DE FUNÇÃO.

Quem julga os crimes cometidos por prefeitos?

Assim, compete ao Tribunal de Justiça processar e julgar os crimes (comuns e de responsabilidades impróprios) praticados pelos Prefeitos Municipais (art. 29, X, da CF).

Qual a competência da Justiça Militar?

Compete à Justiça Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as ações judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competência do júri quando a vítima for civil, cabendo ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos ...

É importante haver propaganda de conscientização como essa justifique?

Destacam-se duas vantagens na produção de propaganda de conscientização para o aluno: despertar a função social como o objetivo e exercitar a liberdade de criação, pois o impacto, a surpresa, utilização de imagens, músicas são alguns recursos de grande potencial para esse fim.

O que é propaganda governamental?

A propaganda governamental é aquela realizada com o propósito de criar, reforçar ou modificar a imagem de um determinado governo, em seus níveis federal, estadual e municipal, dentro e fora de seus limites geográficos.

O que não pode fazer no período eleitoral?

CONDUTAS VEDADAS DURANTE TODO O ANO ELEITORAL

Cessão ou uso dos bens da administração direta ou indireta para a realização de convenção partidária (art. 73, inc. I, da Lei nº 9.504/97). Utilização, pelos candidatos, coligações e partidos políticos dos bens de uso comum – como praças, avenidas, ruas.

Quem pode participar do processo eleitoral?

I - para Presidente e Vice-Presidente da República, Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual e Deputado Distrital; II - para Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador.

Qual o período de campanha eleitoral?

Data a partir da qual, até 30 de julho de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral promoverá, em até 5 (cinco) minutos diários, contínuos ou não, requisitados às emissoras de rádio e de televisão, propaganda institucional destinada a incentivar a participação feminina, dos jovens e da comunidade negra na política, bem como ...

Por que é formado o colégio eleitoral é o que evita se com isso?

Um colégio eleitoral é um órgão formado por um conjunto de eleitores com o poder de um corpo deliberativo para eleger alguém a um posto particular. Evita-se, assim, que um determinado candidato faça campanha eleitoral apenas nas regiões mais populosas, cujo poder de voto é mais expressivo. ...

Quais são os órgãos que compõem a Justiça do Trabalho?

De acordo com a Constituição Federal, os órgãos da Justiça do Trabalho são o Tribunal Superior do Trabalho (TST), os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e os Juízes do Trabalho.

Quais são as formas de investidura de um magistrado na jurisdição?

Existem diversas maneiras para obtenção da investidura, algumas distantes de nossa realidade como a eleição direta e a escolha dos novos membros da magistratura pelos atuais. No Brasil, são duas as formas admitidas: concurso público e indicação pelo Poder Executivo, por meio do quinto constitucional.

O que é vedado ao magistrado?

Ao magistrado é vedado procedimento incompatível com a dignidade, a honra e o decoro de suas funções. Art. 38. O magistrado não deve exercer atividade empresarial, exceto na condição de acionista ou cotista e desde que não exerça o controle ou gerência.

Artigo anterior
Qual o polo positivo do ímã?
Artigo seguinte
Quantos cantores sertanejos morreram em 2021?