Quem julga HC contra promotor de justiça?

Perguntado por: Renato Correia Martins  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (51 avaliações)

coatora - Competência originária do TJ para apreciar HC. - A teor do art. 74 - IV da Constituição do Estado de São Paulo combinado com o art. 96, III, da Constituição Federal, a competência originária para julgar habeas corpus,em sendo a autoridade coatora Promotor Público, é do Tribunal de Justiça Estadual.

De quem é a competência para julgar habeas corpus?

Se quem determinou a prisão ilegal foi um juiz de primeiro grau, a competência para julgar o habeas corpus será do Tribunal, seja ele Estadual, Federal ou Especializado, conforme sua subordinação hierárquica.

Quem é a autoridade coatora no habeas corpus?

Contra o ato do Delegado (autoridade coatora), o habeas corpus é impetrado junto ao Juiz de primeira instância. Contra o ato do Juiz de primeira instância, o habeas corpus é impetrado junto ao Tribunal estadual, federal, militar, eleitoral etc., ao qual estiver subordinado o juiz (autoridade coatora).

Como se dá a intervenção do MP no HC?

O Ministério Público pode assumir diversas posições nos processos de ha- beas corpus: impetrante, fiscal da lei e, mesmo, autoridade coatora. Como impetrante, desde logo devemos afastar a questão de poder o órgão ministerial fazê-lo pessoalmente, como qualquer do povo.

Pode o promotor de Justiça impetrar habeas corpus em favor de réu que está acusando e que pretende ver condenado?

o Ministério Público somente pode impetrar habeas corpus em favor do réu, nunca para satisfazer os interesses, ainda que legítimos, da acusação (grifou-se).

Quem julga HC contra PJ

29 questões relacionadas encontradas

Quem julga HC contra prefeito?

COVID-19: COMPETÊNCIA PARA JULGAR HABEAS CORPUS CONTRA ATO ADMINISTRATIVO DE PREFEITO É DO JUIZ DE 1º GRAU.

Onde impetrar um habeas corpus?

Para impetrar um Habeas Corpus (HC), você deve levar ou enviar a petição impressa ou escrita à mão, nos moldes do modelo abaixo ao Tribunal de Justiça. O HC não tem custas (despesas) e pode ser protocolado tanto pela pessoa que está presa quanto por outras pessoas em favor dela.

De quem é a competência do habeas data?

Superior Tribunal de Justiça, de Tribunal Regional Federal, de Tribunal de Justiça ou da Justiça Federal, o habeas data é da competência de Juiz de Direito, da Justiça estadual ou distrital.

Quem pode impetrar um habeas corpus?

Até mesmo o Ministério Público ou qualquer pessoa jurídica podem impetrá-lo. Porém, cabe mencionar que o juiz não poderá impetrar "habeas corpus" em decorrência de sua função, a não ser que seja o paciente da ação.

Quem pode impetrar habeas corpus em 2 instância?

É possível que seja impetrado em qualquer instância do Poder Judiciário, sendo que, nos termos do art. 654 do CPP, qualquer pessoa pode fazê-lo, em seu favor ou de outrem, legitimando-se também o Ministério Público.

É permitido ao um pai ainda que não seja advogado impetrar habeas corpus em favor de um filho?

E também nos termos do artigo 654 "caput", do Código de Processo Penal. No mesmo sentido temos a lição do Mestre FERNANDO DA COSTA TOURINHO FILHO (2) "O Habeas Corpus pode ser impetrado por qualquer pessoa, inclusive pelo próprio beneficiário, tenha ou não capacidade postulatória.

Quando o Ministério Público deve intervir no processo?

O Ministério Público será intimado para, no prazo de 30 (trinta) dias, intervir como fiscal da ordem jurídica nas hipóteses previstas em lei ou na Constituição Federal e nos processos que envolvam: I - interesse público ou social; II - interesse de incapaz; III - litígios coletivos pela posse de terra rural ou urbana.

Qual o prazo para o MP se manifestar em HC?

“Art. 1º Ao Ministério Público será sempre concedida, nos Tribunais Federais ou Estaduais, vista dos autos relativos a processos de 'habeas corpus' originários ou em grau de recurso pelo prazo de 2 (dois) dias.

O que acontece quando o processo vai para o Ministério Público o que acontece?

O órgão do Ministério Público fiscaliza a execução da pena e da medida de segurança. Os promotores de Justiça, como representantes do Estado, procuram fazer com que a pena seja cumprida de maneira correta, como diz a lei. Participam do processo de execução e em atividades administrativas.

Qual a competência quando a autoridade coatora for promotor de Justiça?

96, III, da Constituição Federal, a competência originária para julgar habeas corpus,em sendo a autoridade coatora Promotor Público, é do Tribunal de Justiça Estadual.

Como é o procedimento do habeas corpus?

1.6 Procedimento

No procedimento de primeira instância, o habeas corpus é sumaríssimo, pois não admite dilação probatório; o rito processual é desenvolvido basicamente em duas fases, postulatória e decisória, subdivididas em: a) apresentação da petição; b) apresentação do preso, salvo no art.

Quem é a autoridade competente para analisar um habeas corpus Imetrado contra ato ilegal do delegado de polícia?

DELEGADO DE POLÍCIA COMO AUTORIDADE COATORA. ... Tratando-se de habeas corpus impetrado contra ato ilegal atribuído a Delegado de Polícia, a competência para analisar a presente medida é do Juiz de Direito, nos termos do art.

Precisa de advogado para pedir habeas corpus?

Por estar relacionado aos direitos fundamentais da pessoa humana, pode ser impetrado pela própria parte, por qualquer pessoa em seu favor ou de outrem e ainda pelo Ministério Público, sendo dispensável a presença do advogado.

Qual a natureza jurídica do instituto do habeas corpus?

NATUREZA JURÍDICA

O habeas corpus é uma ação constitucional de caráter penal e de procedimento especial, isenta de custas [4] e que visa evitar ou cessar violência ou ameaça na liberdade de locomoção por ilegalidade ou abuso de poder.

Qual a Lei do habeas corpus?

L8038. LEI Nº 8.038, DE 28 DE MAIO DE 1990. Institui normas procedimentais para os processos que especifica, perante o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal.

Quem pode impetrar?

Impetrar é a mesma coisa que acionar o direito de pedir um mandado de segurança. Qualquer pessoa física ou jurídica que sinta que um direito seu não está podendo ser exercido corretamente devido a um ato irregular de uma autoridade ou órgão que exerce poder público pode impetrar o mandado de segurança.

Quem pode impetrar uma ação popular?

De acordo com a Constituição Cidadã, a legitimidade para a propositura da Ação Popular é do cidadão, seja brasileiro nato ou naturalizado e que se encontre no gozo dos direitos políticos. 3. O Supremo Tribunal Federal possui entendimento sumulado de que a pessoa jurídica não detém legitimidade para propor ação popular.

Precisa de advogado para propor ação popular?

Somente o CIDADÃO possui legitimidade ativa para propor ação popular (CF, art. 5º, LXXIII), devendo constituir advogado para tanto. A qualidade de cidadão será comprovada por meio da juntada de título de eleitor.

Qual endereçamento do habeas data?

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (ÍZA) FEDERAL DA __ VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO DE IJUÍ/RS.

De quem é a competência para julgar Mandado de Injunção?

I, f, dispõe ser da compe- tência do Tribunal de Justiça processar e julgar originariamente o mandado de injunção, quando a elaboração da norma regulamentadora for atribuição de órgão, de entidade, ou de autoridade estadual da administração direta e indireta.

Artigo anterior
O que poderia ser feito para melhorar a pobreza na África?
Artigo seguinte
Tem que passar base depois do esmalte?