Quem já tem o bilhete do idoso vai perder?
Perguntado por: Eduardo Cunha Nascimento | Última atualização: 9. April 2022Pontuação: 5/5 (66 avaliações)
A tarifa ainda será gratuita para pessoas com mais de 65 anos, benefício garantido pela lei federal que instituiu o Estatuto do Idoso. Os cartões de pessoas que não completarem 65 anos até o dia 1º de fevereiro de 2021 serão cancelados.
Como ficou a situação do Bilhete Único do Idoso?
Publicado 13/05/2021 - 13h33
O governo de São Paulo já confirmou nesta quarta (12) que deve manter a gratuidade somente para os idosos com 65 anos ou mais e não segue por enquanto a decisão da Justiça. O benefício era previsto em lei desde 2013.
Como ficou a gratuidade dos idosos de 60 a 64 anos?
A mudança faz parte de um projeto proposto pelo prefeito Guti de acabar com o passe-livre para idosos de 60 a 64 anos. O PL foi sancionado após aprovação na Câmara dos vereadores no dia 23 de dezembro. A mudança, porém, não afeta quem já era tinha direito ao benefício. O valor da tarifa na cidade é de R$ 4,60.
Qual a validade do Bilhete Único do Idoso?
O prazo de validade do benefício é de 05 anos (vence sempre na data de nascimento da pessoa idosa).
Quem acabou com a gratuidade para idosos?
ADAMO BAZANI/WILLIAN MOREIRA
O prefeito de Guarulhos, Grande São Paulo, Gustavo Henric Costa (Guti), sancionou o projeto de sua autoria que impede o direito à gratuidade para idosos com idades entre 60 a 64 anos nos ônibus municipais que ainda não têm esse benefício na cidade.
ENTREGA DO BILHETE ÚNICO COMUM PARA IDOSOS QUE PERDERAM A GRATUIDADE NOS TRANSPORTES PÚBLICOS
Quando vai voltar a gratuidade para 60 anos?
Antes a gratuidade valia para idosos a partir de 60 anos. No PL 16/2021, o autor defende que o acesso gratuito das pessoas idosas ao transporte público coletivo é uma forma de promover justiça social, já que a aposentadoria não sofre os mesmos reajustes de salários de profissionais da ativa.
Como ficou o bilhete do Idoso de 60 anos?
O Órgão Especial do TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) negou recurso do Ministério Público e manteve suspensa a gratuidade para pessoas com idades entre 60 e 64 anos nos ônibus da capital paulista. A decisão é de 14 de abril de 2021 e o acórdão foi publicado em 23 de abril de 2021.
Como renovar bilhete único Idoso pela internet?
Para utilizar o serviço, é necessário acessar o site www.sptrans.com.br/atendimento e seguir as orientações. Assim, o atendimento é feito sem que o idoso precise sair de casa.
Como saber se o bilhete único está ativo?
A novidade está disponível no endereço www.sptrans.com.br, pelo banner “Consulte a Situação do Seu Bilhete Único”. Para ter acesso às suas informações é preciso digitar o número do cartão ou, na falta deste, o número do CPF.
Como renovar o cartão BOM do Idoso?
Para solicitar a 2ª via do seu cartão BOM Sênior, é necessário cancelar o antigo cartão. Faça agora mesmo pelo nosso chat no canto inferior à direita desta página ou pelo nosso canal de Whatsapp clicando aqui.
Quem tem 64 anos paga condução?
Apesar de decisão judicial, gratuidade do transporte de 60 a 64 anos continua suspensa em SP - 12/05/2021 - Cotidiano - Folha. Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você.
Qual é a idade para ter gratuidade em ônibus?
1. Idosos. Como já vimos, todas as pessoas acima de 65 anos têm o direito garantido da gratuidade no transporte público, mas cidades legislam de forma diferente sobre as necessidades para a requisição do benefício, logo cada município tem alguma especificidade na sua concessão.
Qual é a idade para andar de ônibus de graça?
A Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, conhecida como Estatuto do Idoso, garante a gratuidade no serviço de transporte coletivo urbano e no transporte intermunicipal de característica suburbana às pessoas maiores de 65 anos.
Vai voltar o bilhete do Idoso?
O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou o retorno da gratuidade do transporte público para idosos entre 60 e 64 anos. A decisão permite o transporte gratuito no metrô da capital paulista, em três da Região Metropolitana e nos ônibus intermunicipais da Grande São Paulo.
Como saber se meu Bilhete Único está cancelado?
Para saber se o cartão foi cancelado parte, basta verificar se no verso do bilhete o número de identificação começa com os dígitos 59, 71 ou 110. Outra opção é consultar no site da SPTrans utilizando o número do CPF.
Como fazer para saber se o meu Bilhete Único está bloqueado?
Para consultar as informações, basta acessar o endereço www.sptrans.com.br e clicar no banner “Consulte a Situação do Seu Bilhete Único”. É preciso digitar o número do cartão ou, na falta deste, o número do CPF. Ferramenta online oferece ao usuário consulta rápida do status de seu cartão.
Como ativar Bilhete Único desativado?
Basta devolver o cartão Expresso em qualquer loja Riocard Mais (lista acima) e solicitar a liberação do seu CPF associado ao Bilhete Único Intermunicipal. O CPF estará disponível para associar ao novo cartão em até 10 dias.
Como solicitar 2 via do Bilhete Único do Idoso?
Para utilizar o serviço, é necessário acessar o site www.sptrans.com.br/atendimento e seguir as orientações, sem precisar sair de casa. A medida ajuda nas recomendações de combate à pandemia do novo coronavírus ao evitar aglomerações nos postos de atendimento.
Como renovar Rio Card Idoso?
Compareça a uma das lojas Riocard Mais com atendimento à gratuidade portando os documentos originais listados abaixo: - Documento de identificação oficial com foto; - CPF.
Tem 60 anos ou mais conheça seus direitos?
Parte desses direitos está assegurada no Estatuto do Idoso, que completou 18 anos recentemente. Saúde, transporte, habitação e lazer são alguns exemplos de garantias legais e que podem ser usadas de forma gratuita por pessoas com mais de 60 anos, ou mais de 65, em alguns casos.
Quem tem direito de viajar de ônibus de graça?
No Brasil, é possível viajar de ônibus de graça. As gratuidades são concedidas a idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência, jovens de baixa renda de 15 a 29 anos e crianças de até seis anos incompletos.
Quem tem direito a passagem de ônibus gratuita?
Idosos, aposentados e pensionistas possuem direitos na hora de solicitar uma passagem de transporte coletivo intermunicipal. O direito à gratuidade é destinado a idosos, aposentados e pensionistas a partir de 60 anos, que possuam rendimento de até dois salários mínimos.
Quem tem direito de andar de ônibus de graça?
Jovens entre 15 e 29 anos e de baixa renda podem viajar de ônibus de graça pelos estados do Brasil.
Quais os benefícios para quem completou 60 anos?
- Gratuidade no transporte público e interestadual. ...
- Isenção no IPTU. ...
- Limite de reajuste em planos de saúde. ...
- Meia entrada em atividades esportivas, artísticas e culturais. ...
- Prioridade em processos judiciais. ...
- Prioridade em programas habitacionais.
Onde na Bíblia fala sobre os porcos?
Como saber se tem alergia a progressiva?