Quem inventou o pronome neutro?

Perguntado por: Lia Núria de Campos  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (30 avaliações)

Quem criou a linguagem neutra
A primeira língua oficial a adicionar um pronome neutro de terceira-pessoa, através de uma autoridade institucional, foi o sueco. A palavra “Hen”, em sueco, pode ser usada para descrever qualquer pessoa, independente da sua identificação de sexo ou gênero.

Como surgiu o pronome neutro?

O pronome neutro “hen” tem sido usado desde a década de 1960, mas ganhou força nos últimos anos com o ativismo da comunidade trans. O uso pronome é tão difundido atualmente que ele ultrapassa o âmbito do ativismo trans e feminista, sendo implementado em textos oficiais, legais e também pela imprensa e livros.

Quem inventou o pronome neutro no Brasil?

Trata-se de um texto de autoria de Pri Bertucci, um autodenominado “artista social” que inventou, em 2014, por iniciativa própria, o pronome de gênero neutro “ile”.

Quem defende o pronome neutro?

Artista visual e produtora cultural, Glauber Portman, 26 anos, defende que os pronomes neutros abrangem todas as possibilidades de existência. "O uso da linguagem neutra ainda é uma conquista, é uma forma de justiça e respeito para toda a sociedade.

Por que pronome neutro é errado?

Pronome neutro é aquele que tem uma terceira letra para além do “a” e do “o” como vogal temática. Ele é utilizado com o objetivo de não especificar gênero e sim se referir a todas as pessoas, principalmente às não-binárias, aquelas que não se identificam com a binariedade, resumida apenas ao masculino e ao feminino.

LINGUAGEM NEUTRA @ELLE Brasil

36 questões relacionadas encontradas

O que os linguistas dizem sobre o pronome neutro?

O pronome neutro busca criar uma terceira opção para os pronomes, além do feminino e o masculino, exercendo um papel fundamental na luta das pessoas que não se identificam com nenhum dos gêneros, chamadas de não binárias, que se mostram invisibilizadas pela atual forma que os pronomes se apresentam na nossa língua.

Por que zoar pronome neutro e transfobia?

quando você diz que um homem trans é uma “sapatão machinho” é transfobia. oi, então eh porque geralmente quem usa pronomes neutros são pessoas trans e pessoas cis ficam zoando ele, o fato nem é de usar ele ou não, usa quem quer, mas o fato é quem fica zoando e fazendo “piadinhas”.

Por que defender o pronome neutro?

Um dos pontos levantados por quem é contra o uso da Linguagem Neutra é que as novas grafias tornam a comunicação repetitiva e longa. Dizer “todos e todas”, por exemplo, é redundante, visto que pode-se dizer apenas “todos”.

Como usar o sistema elu?

Por exemplo, quando alguém se identifica com o gênero feminino, podemos nos referir a esta como “ela” ou “dela”. Quando é masculino temos “ele ou “dele”. E quando uma pessoa não se identifica com os padrões de gênero, ou seja, é não-binária, podemos usar os pronomes “elu” ou “delu”.

Quando usar o pronome elu Delu?

Um dos sistemas mais utilizados é o ELU. Aqui, o "a" ou "e" no final dos pronomes é substituído por um "u". Exemplo: em vez de "ele" ou "ela", utiliza-se "elu"; "dele" ou "dela" fica "delu". Para palavras terminadas em "a" ou "o", utiliza-se o "e".

Como falar ator em pronome neutro?

Gênero neutro: Emmy substitui os termos melhor “ator” e “atriz” por melhor “intérprete”

Por que não usar Ox?

Não use “X” e nem “@”

Muitas pessoas usam “X” ou “@”, pois acreditam que esses caracteres abarcam um grande espectro de variedades e que, por não serem definidores de nenhum gênero, abraçam todos. Embora a intenção seja boa, na prática o emprego desses caracteres não é positivo.

É correto usar Todes?

Alguns grupos LGBTQI+ usam o X no lugar das vogais A ou O para não definirem masculino ou feminino. Por exemplo: “Todx x artistas presentes no evento comemoraram a premiação do espetáculo.” Outros grupos preferem usar: “Todes artistas presentes no evento comemoravam a premiação do espetáculo.”

Como usar pronomes LGBT?

Para falar com pessoas de gêneros 'não-binários', o guia recomenda o uso dos artigos 'x/ile/dile', ao invés de 'a/ela/dela' ou 'o/ele/dele'. “Respeite sempre o nome social das pessoas trans e nunca pergunte 'qual o seu nome 'verdadeiro'?.

O que é o Sistema Elu de linguagem?

O “Sistema Elu” pretende ser um conjunto de propostas sobre como referir-se, na língua portuguesa, às pessoas não-binárias ou cujo género é desconhecido ou indeterminado, assim como a grupos com diferentes géneros, sem recorrer ao uso do “masculino genérico”. Em outros contextos tal linguagem não é aplicável.

Como se dirigir a um não binário?

Enquanto alguns indivíduos não binários optam por um pronome de tratamento específico ("ele" ou "ela"), outros preferem os neutros, como “ile” ou “elu”, que substitui os marcadores de gênero (“a” e “o”) por “u”.

Por que usar pronome neutro Wikipédia?

O uso de pronomes pessoais neutros, como hen em sueco, elle em espanhol e they singular em inglês, ajudam a combater o sexismo. O sistema vem principalmente com objetivo de criar uma linguagem neutra para comunicar sobre as pessoas não-binárias e diminuir a discriminação de gênero.

Pode usar pronome neutro no Enem?

Mas, afinal, eu posso utilizar o pronome neutro no Enem? Apesar do debate sobre uma linguagem inclusiva e neutra ter ganhado espaço, a norma padrão da língua portuguesa não inclui os pronomes neutros. Então a resposta é simples: não pode!

Por que usar Todes?

Ao nos referirmos a um coletivo em que haja pelo menos uma pessoa do gênero masculino, escrevemos: 'Nossas saudações a todos'. Nos usos do ativismo, usa-se: 'Nossas saudações a tod@s', 'todxs', 'todes' e, mais recentemente, 'tods'.

O que é um Cisgênero?

Cisgênero é o indivíduo que se identifica com o sexo biológico com o qual nasceu. Um exemplo de cisgênero é uma pessoa que nasceu com genitália feminina e cresceu com características físicas de “mulher”, além disso adotou padrões sociais ligados ao feminino, comumente expressados em roupas, gestos, tom de voz.

Qual o significado de ela dela?

Ela/dela para se referir a alguém que prefere o uso dos pronomes femininos. Ele/dele para se referir a alguém que prefere o uso dos pronomes masculinos. Elu/delu para se referir a alguém que prefere o uso de pronomes neutros ou que é adepto da linguagem neutra.

Como agradecer em linguagem neutra?

Obrigado funciona, pois, como um adjetivo, flexionando em gênero e número: obrigado, obrigada, obrigados, obrigadas. Assim sendo, um homem fica obrigado, uma mulher fica obrigada. Isso fica bem claro quando usamos outras fórmulas de agradecimento que também deixam subentendida parte da frase.

É correto utilizar todos e todas?

Dizer “Bom dia a todos” seria suficiente para incluir homens e mulheres, uma vez que a língua portuguesa se vale da forma masculina como o uso “neutro” que abrange elementos de gêneros distintos. Desse modo, “todos e todas” pode ser considerado uma redundância (ou pleonasmo) de fato.

Quem falou Todes?

Aos 55 anos, a humorista Nany People continua dando suas opiniões acerca de vários assuntos polêmicos. Desta vez, a musa disse o que pensa sobre a incorporação da linguagem neutra à língua. Segundo ela, as pessoas, em primeiro lugar, devem aprender falar bem o português.

O que significa boa noite a Todes?

Essa linguagem propõe que as pessoas se expressem de forma que ninguém se sinta excluído utilizando palavras que já existem na língua. Um exemplo é algo que escutamos bastante hoje em dia de pessoas que começam seus discursos ou apresentações dizendo “Boa noite a todos e todas”.

Artigo anterior
Qual o tamanho de uma caixa de papelão grande?
Artigo seguinte
Como saber se uma pessoa é manipuladora?