Quem inventou o método catártico?

Perguntado por: Ana Rebeca Antunes Moura Santos  |  Última atualização: 25. Mai 2024
Pontuação: 4.3/5 (69 avaliações)

A técnica catártica foi desenvolvida pelo próprio Breuer quando do tratamento de Anna O., sua paciente, nos anos de 1881 e 1882 (Mijolla, 2005), e consistia em hipnotizar o paciente e fazê-lo encontrar a lembrança de uma cena traumática na origem do sintoma do qual precisava ser curado.

O que é o método catártico de Freud?

Conforme o Dicionário de Psicanálise de Roudinesco (1998), o método catártico é o procedimento terapêutico pelo qual um sujeito consegue eliminar seus afetos patogênicos e, então, ab-reagi-los, revivendo os acontecimentos traumáticos a eles ligados. A fala é o meio pelo qual estes afetos são eliminados.

Qual foi o método utilizado por Sigmund Freud?

O método psicanalítico consiste em: observação, investigação e interpretação.

Quem foi Charcot e Breuer?

Enquanto Breuer ocupava-se de pesquisas sobre hipnose no tratamento de mulheres histéricas, Freud, ao tomar conhecimento da fama e autoridade de Jean Martin Charcot como um médico que levaria a histeria para além do status de simulação, buscou recursos financeiros para que pudesse estar lado a lado apreendendo com o ...

Por que Freud rompe com Breuer?

Depois de muito trabalho juntos, Breuer rompeu com Freud, que colocou demasiada ênfase nas origens sexuais de neuroses de um paciente e não estava disposto a considerar outros pontos de vista.

O método catártico | Christian Dunker | Falando daquilo 3

21 questões relacionadas encontradas

Por que o método catártico foi abandonado por Freud?

Porém, Freud logo abandonou essa prática, porque encontrou resistências e defesas dos pacientes. Ao preferir a Associação Livre como método principal, Freud de certa forma entende que o procedimento analítico deve ser gradual e baseado na transferência e na redução das resistências.

Como Freud e Breuer criou a técnica do método catártico?

Freud formulou o método catártico quando tratava pacientes com histeria, depois que ouviu de um amigo sobre a catarse Aristotélica. O método catártico tem sua origem na escuta do sujeito que sofre. E, agindo assim, Freud cria um método privilegiado para o conhecimento psicanalítico.

O que Freud aprendeu com Breuer?

Nesse capítulo, Breuer e Freud defendem que os fenômenos histéricos são constituídos a partir de um processo de dissociação da consciência desencadeado por um trauma. Afirmam que esse trauma é efeito da ação de afetos represados.

Qual era o método utilizado por Freud e Breuer nesse período para o tratamento da histeria E o que almejavam com ele?

Ao abordar o tratamento da histeria, Freud (1888/1996b) refere-se ao método de Breuer e à sugestão de Bernheim, e escreve que este “consiste em dar ao paciente sob hipnose uma sugestão que contém a eliminação da causa”(p. 93).

Qual é o nome do método desenvolvido por Freud e Breuer em Estudos sobre a histeria?

Por meio da leitura dos casos clínicos de Estudos sobre histeria, examina-se a evolução terapêutica de Freud desde a sugestão hipnótica defendida por Charcot ao método catártico de Breuer.

Qual a frase mais famosa de Freud?

As melhores frases de Freud
  • Não permito que nenhuma reflexão filosófica me tire a alegria das coisas simples da vida. ...
  • Fui um homem afortunado; na vida nada me foi fácil. ...
  • A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos.

Qual era a religião de Freud?

Resumos. Apesar de ser um ateu convicto e de sempre ter professado seu ateísmo, Freud, paradoxalmente, manifestou grande interesse pelo estudo do fenômeno religioso e empenhou-se seriamente em empregar elementos-chave da teoria psicanalítica para interpretar as origens e a natureza da religião.

Em que Freud acreditava?

Freud acreditava que a mente seria a responsável pelas decisões conscientes e inconscientes e que possuem como origem os impulsos psicológicos. O id, o ego e o superego são os três aspectos da mente que Freud acreditava que fossem as camadas da personalidade de uma pessoa.

Como era o método catártico?

O método catártico consistia em solicitar para o paciente falar livremente (associação livre) sobre seus sintomas, essa fala era conduzida por Freud até que o paciente chegasse aos eventos desencadeadores do sintoma, por essa razão o método também é conhecido por associação livre nome derivado da fala livre do paciente ...

O que é método catarse?

Catarse – Método Catártico – Método de Psicoterapia em que o efeito terapêutico procurado é um “purgação” (catharsis), uma descarga adequada dos afectos patogénicos. O tratamento permite ao indivíduo evocar e até reviver os acontecimentos traumáticos a que esses afectos estão ligados, e ab-reagi-los.

Quais as divergências entre Breuer e Freud?

Desse modo, como podemos perceber, Breuer estava ciente de que existiam ideias apartadas da consciência na histeria, considerando, ainda, que estas geravam os sintomas histéricos. Entretanto, a explicação do motivo pelo qual existiriam essas ideias viria a ser uma das principais divergências entre Breuer e Freud.

Como se chama histeria hoje?

O diagnóstico para a pessoa histérica era conhecido como neurose histérica ou histeria de conversão. Hoje o diagnóstico é nomeado como transtorno dissociativo ou conversivo.

Como era tratada a histeria feminina?

O tratamento destas mulheres consistia em colocar substâncias aromáticas na vulva, de modo a que o útero se sentisse “atraído” e regressasse ao seu local habitual. Do mesmo modo, o acto de cheirar essências pútridas visava expulsar o útero das regiões tóraco-abdominais em direcção à cavidade pélvica.

Quais são as 4 ideias de Freud?

é sobre os quatro conceitos considerados por Lacan como fundamentais que este trabalho trata, a saber: Inconsciente, Repetição, Transferência e Pulsão.

Onde Freud conheceu Breuer?

De acordo com Jones (1953/1989), Freud e Breuer se conheceram no final da década de 1870, no Instituto de Fi- siologia de Brücke (em Viena), onde se tornaram amigos. Nesse sentido, já em 1882, Freud também se informara sobre o tratamento de Anna O. (caso clássi- co de histeria, atendido por Breuer).

O que provoca a histeria?

A histeria, segundo Freud, decorre de uma experiência traumática, isto é, de um excesso de energia descarregado de modo insatisfatório, escoando-se para o corpo por meio de um sintoma corporal.

Por que Freud parou de usar a hipnose?

Freud teve dificuldades técnicas em hipnotizar seus pacientes, mas sua decisão de abandonar a hipnose foi além. Ele estava cada vez mais preocupado com a falta de controle que a hipnose impõe ao ego do paciente, além da sugestionabilidade que poderia encorajar falsas memórias.

Qual psicólogo foi o precursor no estudo da histeria?

Freud, Sigmund, 1856-1939. Histeria.

Artigo anterior
Como descobrir o número do localizador gol?
Artigo seguinte
O que é um qe?