Quem inventou o logaritmo e para que ele serve?

Perguntado por: Ângela Isabel Brito Henriques  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (5 avaliações)

O conceito de logaritmos foi introduzido pelo matemático escocês John Napier (1550 – 1617) e aperfeiçoado pelo inglês Henry Briggs (1561- 1630). No ano de 1614, ou seja, a mais de 400 anos passados, Napier criou uma maneira de simplificar cálculos com a invenção dos logaritmos.

Para que foi criado o logaritmo?

O desenvolvimento dos logaritmos nasceu da necessidade de simplificação de alguns cálculos matemáticos, principalmente por conta do desenvolvimento da Astronomia e da expansão do comércio causada pelas grandes navegações.

O que é logaritmo para que serve?

A idéia básica dos logaritmos é a de transformar operações aritméticas complicadas, como potenciação e radiciação, em operações mais simples.

O que são logaritmos como foram descobertos é por quem?

Os logaritmos foram descobertos por. Jost Bürgi (1552-1632), suíço, relojoeiro, matemático e inventor, e Jhon Napier (1550 – 1617), um nobre escocês, teólogo e matemático, cada um deles desconhecendo inteiramente o outro, publicaram as primeiras tábuas de logaritmos.

Como foi descoberto o logaritmo?

O conceito de logaritmos foi introduzido pelo matemático escocês John Napier (1550 – 1617) e aperfeiçoado pelo inglês Henry Briggs (1561- 1630). No ano de 1614, ou seja, a mais de 400 anos passados, Napier criou uma maneira de simplificar cálculos com a invenção dos logaritmos.

O QUE É LOGARITMO? COMO SURGIU A IDEIA DE LOGARITMOS?

16 questões relacionadas encontradas

Qual a origem do nome logaritmo?

Etimologicamente, a palavra “logaritmo” é formada pela junção de dois termos gregos: lógos e arithmós, que significam, respectivamente, “razão” e “número”.

Para que se usa o logaritmo?

Os logaritmos possuem aplicações em diversas áreas do conhecimento, como na própria Matemática, em Química, Biologia, Geografia etc. Os logaritmos possuem várias aplicações na Matemática e em diversas áreas do conhecimento, como Física, Biologia, Química, Medicina, Geografia, entre outras.

Como usar logaritmo no dia a dia?

Além disso, para transformar a multiplicação em adição, para saber em quanto tempo você vai acumular uma certa quantia de dinheiro, para detectar fraudes, medir a intensidade de terremotos e entender os nossos sentidos, essas são só algumas aplicações dos logaritmos.

Em quais situações do Dia-a-dia aplicamos o logaritmo?

Logaritmos e os terremotos

A escala Richter é logarítmica e é usada desde 1935, por meio dela é possível calcular a magnitude (quantidade de energia liberada), epicentro (origem do terremoto) e a amplitude de um terremoto. Dessa forma, é possível quantificar a energia, em Joules, liberada pelo movimento tectônico.

Quem criou a função exponencial?

Euler introduziu o uso da função exponencial e logaritmo em provas analíticas. Descobriu maneiras de expressar diversas funções logarítmicas utilizando séries de potência, e conseguiu definir logaritmos para números negativos e complexos, ampliando consideravelmente o leque de aplicações matemáticas de logaritmos.

Quem foi Henry Briggs é suas contribuições para o cálculo de logaritmos?

Henry Briggs foi um matemático inglês, nasceu em fevereiro de 1561, e morreu em 26 de janeiro de 1630. ... Briggs publicou trabalhos em navegação, astronomia, e matemática. Ele propôs os logaritmos "comuns", com base dez, e construiu uma tabela de logaritmos que foi usada até o século 19.

Onde se aplica o logaritmo?

Para calcular um logaritmo, temos que procurar um número que, quando elevamos a base, resulte no logaritmando. Pegando como exemplo o logaritmo de 36 na base 6 do exemplo anterior, devemos encontrar um número que, quando elevamos a base 6, resulte em 36. Como 62 = 36, sendo a resposta 2.

Como a matemática financeira utiliza o logaritmo?

Na matemática financeira a aplicação do logaritmo é feita para calcular qual é o tempo que determinado capital deverá ser aplicado (em regime de juros compostos) até que gere determinado valor total (montante).

Qual a diferença entre logaritmo é algoritmo?

A análise de algoritmos é um ramo da ciência da computação que estuda o desempenho dos algoritmos (programas de computador que resolvem um determinado problema). Os logaritmos são valiosos para descrever algoritmos que dividem um problema em partes menores e juntam as soluções dos subproblemas.

Qual o contrário de log?

A inversa da função logarítmica é a função exponencial.

Quais foram os primeiros trabalhos publicados sobre logaritmos?

John SpeidelI publicou em 1619 a primeira tábua de logaritmos na- turais, em Londres. Esta tábua refere·se aos logaritmos dos números e não das funções circulares como Napier.

Quanto é o log de 1?

O logaritmo do número 1, em qualquer base sempre, será igual a 0.

Qual a importância de Napier para a matemática financeira?

Napier apresentou outro método de simplificar cálculos no seu Rabdologiae (1617). Nesse ele descreveu um método de multiplicação que usa barras com números marcados nelas. As barras de Napier, às vezes foram feitas de marfim, então elas pareciam ossos, e conduziram ao nome de ossos de Napier (Napier's bones).

Como funcionam as barras de Napier?

O primeiro quadrado de cada vara tem um único dígito, e os outros quadrados guardaram deste número duplos, triplos, quádruplos, quíntuplos, e assim por diante até o último quadrado contém nove vezes o número na praça top.

Como surgiu a função exponencial?

Conta a lenda que um rei solicitou aos seus súditos que lhe inventassem um novo jogo, a fim de diminuir o seu tédio. O melhor jogo teria direito a realizar qualquer desejo. A lenda nos apresenta uma aplicação de funções exponenciais, especialmente da função y = 2 x.

Qual a origem da função exponencial?

A função denominada como exponencial possui essa relação de dependência e sua principal característica é que a parte variável representada por x se encontra no expoente: f(x) = ax , daí sua denominação exponencial, sendo importante também ressaltar que a base a é um valor real constante, isto é, um número real.

Quando foi criada a função exponencial?

O matemático francês Nicolas Churquet, introduziu nos moldes matemáticos situações envolvendo expoente zero, expoentes negativos e potências inteiras positivas. O modelo atual de potenciação foi criado e introduzido por René Descartes, no séc. XVII.

Artigo anterior
Quais as principais vantagens e desvantagens da intervenção do Estado na economia?
Artigo seguinte
Qual o tempo de secagem da tinta PU?