Quem inventou a qualidade total?

Perguntado por: Emanuel Domingues  |  Última atualização: 22. Februar 2025
Pontuação: 4.8/5 (44 avaliações)

Armand Vallin Feigenbaum é o grande pioneiro no Controle da Qualidade Total, focado na satisfação da necessidade dos clientes, e consequentemente, os resultados organizacionais.

Quem criou o conceito de Qualidade Total?

O termo “qualidade total” foi utilizado pela primeira vez por Armand Feigenbaum no ano de 1956. Feigenbaum era engenheiro e expert em qualidade, trabalhou como diretor mundial de produção da General Eletric e foi o fundador da General Systems.

Quem foi o precursor da Qualidade Total?

O engenheiro Deming divulgava a idéia de ser capaz de fabricar produtos de qualidade através da diminuição gradativa dos índices de defeitos. Isto é, para ele, o percentual de produtos defeituosos poderia ser minimizado através de controles estatísticos do processo de produção.

Onde surgiu a Qualidade Total?

Surgiu no Japão, no período pós-guerra. No entanto, passou a ser mais empregado e difundido com o maior desenvolvimento das tecnologias da informação e da produção em massa de diversos produtos. Os japoneses passaram a adotar a gestão da qualidade total para se recuperarem das perdas sofridas após as guerras.

Quem foi o criador dos princípios da Qualidade Total?

Juran e Winston Edwards Deming desenvolveram o conceito de Qualidade Total (LINS, 2005). Segundo esse autor, Feigenbaum afirma que a Qualidade está encaixada no processo de fabricação dos produtos, e não no excluir ou falhas, sendo necessário investir-se na implantação desse pensamento em toda a organização.

Conceito de Gestão da Qualidade Total

26 questões relacionadas encontradas

Quando surgiu o conceito de qualidade total?

A qualidade total pode ser entendida como uma técnica de administração multidisciplinar. O conceito surgiu no Japão, por volta da década de 60, e engloba um conjunto de Programas, Ferramentas e Métodos que são aplicados no controle do processo de produção das empresas.

Quando surgiu a era da Qualidade Total?

Quando surgiu a era da qualidade total? A era da gestão da qualidade total começou na década de 1980, com o trabalho de autores como Deming e Juran. Nessa época, o foco passou da garantia da qualidade para a gestão da qualidade em todas as áreas da empresa.

Quais são os pilares da qualidade total?

Os pilares da Qualidade Total demandam padronização e controle. Só é possível manter o total controle dos processos de uma empresa por meio de padronização. A gestão da Qualidade Total necessita que sejam analisadas as origens dos problemas, que são chamadas de causas raízes ou causas fundamentais.

Qual é o conceito de qualidade total?

A definição de Gestão da Qualidade Total (TQM) é uma abordagem de gestão para o sucesso a longo prazo por meio da satisfação do cliente. Em um esforço TQM, todos os membros de uma organização participam da melhoria dos processos, produtos, serviços e da cultura em que trabalham.

Por que o conceito passou a ser chamado de qualidade total?

O termo "controle da qualidade total" foi usado pela primeira vez por Armand Feigenbaum, em 1956, quando ele propôs a idéia de que a qualidade só poderá resultar de um trabalho em conjunto de todos os que estão envolvidos no desempenho da organização, não apenas de um grupo de pessoas.

O que disse Deming?

Segundo Deming em sua obra Out of the Crisis, uma organização pode sofrer com enfermidades mortais, e por isso, é necessário a melhoria contínua, a constância de propósito e o conhecimento organizacional.

Como disse William Edwards Deming?

“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia.”, segundo William Edwards Deming.

Quais são as três crenças de Deming?

William Edwards Deming, um respeitado líder na gestão da qualidade, acreditava firmemente em três princípios fundamentais para a qualidade – constância de propósito, melhoria contínua e conhecimento profundo.

Qual a filosofia da Qualidade Total?

O termo Qualidade Total passou a representar a busca da satisfação, não só do cliente, mas de todos os stakeholders (entidades significativas na existência da empresa) e também da excelência da gestão da empresa.

Qual é um dos princípios da Qualidade Total?

Para avaliar os princípios da Qualidade Total foram definidos dez princípios: total satisfação dos clientes, gerência participativa, desenvolvimento de recursos humanos, constância de propósitos, aperfeiçoamento contínuo, gerenciamento de processos, delegação, disseminação de informações, garantia da qualidade e não .. ...

Quem foi um dos especialistas que contribuiu para a evolução da Gestão da Qualidade Total?

Edwards Deming. Ele é amplamente reconhecido por sua abordagem estatística e sua crença na importância da gestão da qualidade total. Deming enfatizou a necessidade de uma abordagem sistemática para melhorar a qualidade em todas as áreas de uma organização e promoveu o conceito de melhoria contínua.

Por que a qualidade total é importante?

Maior eficiência na utilização de recursos financeiros

A gestão de qualidade total gera um melhor aproveitamento dos recursos financeiros. O que ela faz, na realidade, é promover a redução de custos com a manutenção de um alto padrão de qualidade.

Qual é o fundamento principal da gestão da qualidade total?

A TQM é uma metodologia baseado na melhoria contínua de produtos, serviços e processos desenvolvidos pela organização, sempre buscando uma maior satisfação do cliente, redução de erros produzidos no processo de fabricação, garantir que os trabalhadores tenham o maior nível de formação.

Onde é aplicada a qualidade total?

Essa intervenção pode ser aplicada em inúmeros aspectos: otimização do ambiente de trabalho, treinamentos para os funcionários, mapeamento das linhas de produção, identificação de falhas etc.

Quais os 7 princípios da gestão de qualidade total?

7 princípios necessários
  1. 1 – Foco no cliente. Esse princípio é centrado em atender e superar as expectativas e necessidades atuais e futuras dos clientes. ...
  2. 2 – Liderança. ...
  3. 3 – Engajamento de pessoas. ...
  4. 4 – Abordagem do processo. ...
  5. 5 – Melhoria contínua. ...
  6. 6 – Tomada de decisão baseada em evidências. ...
  7. 7 – Gestão de relacionamento.

Quais são as etapas da qualidade total?

Esse ciclo se baseia em quatro etapas: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act).

Quais as principais características da qualidade total?

O TQM consiste na criação de uma vantagem competitiva sustentável, através do constante aprimoramento do processo de identificação e atendimento das necessidades e expectativas dos clientes quanto aos produtos e serviços requeridos, e da utilização eficiente dos recursos existentes de modo a agregar o máximo de valor ...

Quais são as 4 fases da qualidade?

ERA 1 - INSPEÇÃO. ERA 2 - CONTROLE DE QUALIDADE ESTATÍSTICOS. ERA 3 – GARANTIA DA QUALIDADE TOTAL. ERA 4 – GESTÃO ESTRATÉGICA DA QUALIDADE.

Qual o objetivo do TQM?

Tem por objetivo a manutenção do processo dentro de um padrão pré-determinado de desempenho. O processo deve ser monitorado e, caso esteja fora de controle, ações corretivas devem ser desencadeadas para que o padrão de desempenho retorne ao estado original ou esperado.

Qual é a visão da Gestão da Qualidade Total?

A gestão da qualidade total (Total Quality Management – TQM) é uma filosofia de gestão por meio da qual todos em uma organização se esforçam para melhorar continuamente os produtos, serviços e processos ali desenvolvidos, sempre buscando a maior satisfação dos clientes.

Artigo anterior
Qual o objetivo do Dia Mundial da Infância?
Artigo seguinte
Como estornar estoque Bling?