Quem foram os candangos que trabalharam na construção de Brasília?

Perguntado por: Sérgio Benjamim Ramos Carvalho Santos  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (7 avaliações)

Durante a edificação da cidade a palavra mudou de conotação; passou de depreciativa a enaltecedora. Presidente, arquitetos, engenheiros, médicos, advogados, comerciantes, operários, caminhoneiros, enfim, todos aqueles envolvidos no processo de construção da cidade passaram a ser candangos.

Quem eram os candangos na construção de Brasília?

Candango é um termo hoje utilizado para definir os pioneiros construtores de Brasília. Na origem, porém, o termo era pejorativo: servia para identificar os portugueses ou, ainda, pessoa de mau gosto. Com o passar do tempo, designou os senhores de engenho e, depois, os cafuzos (mestiços de índios e negros).

Quem trabalhou na construção de Brasília?

Juscelino Kubitschek, presidente que não poupou recursos ou esforços para a edificação de Brasília; Israel Pinheiro, diretor da Novacap; Oscar Niemeyer, arquiteto que idealizou os principais prédios de Brasília; Lúcio Costa, realizador do projeto urbanístico da cidade.

O que foram os candangos?

"Candango" é o termo dado aos trabalhadores que imigravam à futura capital para sua construção. De origem Africana, Candango significa "ordinário", "ruim", e era a denominação que se dava aos trabalhadores que participaram da construção de Brasília . ... Nascido em Brasília: "Brasiliense" ou "Candango".

Quantos candangos construíram Brasília?

A migração começa em 1956 com a chegada de 256 trabalhadores, os primeiros candangos, como eram chamados os operários que construíram Brasília. Em janeiro de 1957, a estimativa era de 2.500 trabalhadores. Uma contagem populacional feita em julho do mesmo ano indicava precisos 12.283 candangos.

OS CONSTRUTORES DE BRASILIA: OS CANDANGOS

44 questões relacionadas encontradas

Quais as melhores cidades satélites de Brasília?

Quais são as 5 melhores regiões da cidade?
  • Noroeste.
  • Setor Park Sul.
  • Guará
  • Águas Claras. Localizada a 20 km do Plano Piloto, Águas Claras é uma cidade muito eclética e com excelente infraestrutura para a população. ...
  • Samambaia. ...
  • Taguatinga.

O que aconteceu com os candangos após a construção de Brasília?

Após a inauguração de Brasília, em 1960, os habitantes permaneceram no local devido à necessidade de conclusão das obras da usina hidrelétrica. Nessa época, o acampamento de operários chamado de Vila Paranoá já era composto por 800 moradias que abrigavam cerca de 3 mil moradores.

Como viviam os candangos?

Os candangos trabalhavam sem qualquer proteção, e os acidentes de trabalho (alguns resultando em morte) eram muito comuns, especialmente as quedas dos prédios em construção. Meu pai, Francisco Felix Rebouças trabalhou em diversas construtoras e afirmava ter assistido a vários trabalhadores caírem.

Quem nasce em Brasília é chamado de quê?

Porém, a expressão correta para definir quem nasce na cidade de Brasília, é o 'brasiliense'. Mas como Brasília é uma cidade relativamente nova, ainda existem poucas gerações de pessoas que nasceram e foram criadas na capital. Brasília é uma grande mistura de cultura e povos vindos de todos os estados do Brasil.

O que significa candanga no whatsapp?

10. Candanga. Pessoa despreocupada, mal vestida, bagunçada, bobo ou engraçado.

Quais foram os arquitetos responsáveis pela criação de Brasília?

Segundo Otto Lara Resende, Brasília foi produto de uma conjugação de quatro loucuras: a de Juscelino, a de Israel Pinheiro, a de Oscar Niemeyer e a de Lúcio Costa.

Quem trabalhou na construção da capital como eles ficaram conhecidos?

Candango é o termo pelo qual ficaram conhecidos os operários que vieram trabalhar na obra de construção da nova capital, Brasília, e em toda a infraestrutura necessária para sustentar essa atividade.

Porque o nome candango?

O dicionário explica que a palavra nasceu na África. Era como os escravos se referiam aos portugueses que traficavam pessoas — gente ruim, ordinária, perversa. No começo, candangos eram os nordestinos, a maior parte da mão de obra braçal. Depois passou a denominar os pioneiros que chegaram nos primórdios da capital.

Quem eram e como viviam os candangos na época da construção da nova capital?

Os funcionários da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) moravam em tendas e barracas de madeira e trabalhavam em regimes de oito horas diárias, se revezando durante a madrugada, para que o trabalho nunca parasse. Com o avanço das obras, aumentava o número de trabalhadores e com isso, os problemas.

Quem é candango nasce onde?

Independente de ser Brasiliense ou Candango, os dois se referem àqueles que nasceram em Brasília. A única diferença entre ser brasiliense e ser candango será a linhagem, se a pessoa vem ou não de uma geração que deu asas à construção de Brasília.

Como os candangos viajavam?

Saíam da terra natal com uma mala e pouquíssimo dinheiro — às vezes nem isso, só com a roupa do corpo — e lotavam a carroceria dos caminhões para viajar 45 dias em estradas precárias, de terra batida, até o local demarcado para a construção de Brasília, onde só havia mato e poeira.

Onde moram os candangos?

Durante muito tempo, os dois gentílicos foram usados para designar aqueles que tinham vindo para Brasília nos primeiros tempos, com a segregação de sentido que se mantém até hoje. Candangos, os operários; pioneiros, os que não sujavam as mãos.

Qual foi a importância dos candangos para a cidade de Brasília?

Candango é um termo hoje utilizado para definir os pioneiros construtores de Brasília. Na origem, porém, o termo era pejorativo: servia para identificar os portugueses ou, ainda, pessoa de mau gosto. Com o passar do tempo, designou os senhores de engenho e, depois, os cafuzos (mestiços de índios e negros).

Porque muitos candangos assim como a família de Gustavo permaneceram em Brasília após o término da construção?

Porque, quando sua família se mudou de Minas Gerais para a Cidade Livre, Brasília estava sendo construída.

Como está a cidade livre atualmente?

Hoje a Cidade Livre vive uma realidade bem diferente, a população está bem servida dos serviços básicos, o bairro foi tomado por diversos comércios, e se antes eles precisam sair do bairro para resolver situações do dia a dia, atualmente praticamente tudo se encontra na região.

Como está atualmente a cidade livre em Brasília?

No local que hoje abriga o Museu Vivo da Memória Candanga, a vida pulsou pelos mais diversos caminhos, dentro e fora do que planejaram nas pranchetas arquitetos e engenheiros.

Qual a melhor cidade satélite de Brasília para morar?

Já Águas Claras é uma cidade-satélite que fica à cerca de 20 km da região central de Brasília e pode ser encontrada por meio de diversas vias de acesso. É um local que está muito bem servido pela mobilidade urbana, afinal de contas, 3 estações de metrô passam por ela, garantindo uma locomoção de Leste a Oeste.

Qual o condomínio mais seguro de Brasília?

Com condomínios fechados, Octogonal é um dos mais seguros do DF.

Quais são as cidades satélites do Distrito Federal?

São elas: Gama, Taguatinga, Brazlândia, Sobradinho, Planaltina, Paranoá, Núcleo Bandeirante, Ceilândia, Guará, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II e Candangolândia.

Como são os brasilienses?

Os brasilienses amam um banho de cachoeira e um passeio com mais contato com a natureza, saindo um pouco do caos e da atmosfera política de Brasília. Essas duas cidades são as favoritas. “Eu não tenho sotaque”. Essa frase é muito usada pelos brasilienses.

Artigo anterior
Estou devendo o banco posso fazer portabilidade?
Artigo seguinte
Qual é a parte posterior da coxa?