Quem foi René Descartes e suas principais ideias?

Perguntado por: Emanuel Araújo Torres  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (56 avaliações)

René Descartes (1596-1650) foi um filósofo e matemático francês. Criador do pensamento cartesiano, sistema filosófico que deu origem à Filosofia Moderna. Ele é autor da obra “O Discurso sobre o Método”, um tratado filosófico e matemático publicado na França em 1637.

Quem foi René Descartes e quais suas principais ideias?

René Descartes foi um filósofo e matemático francês, fundador do método dedutivo na Filosofia, do racionalismo e criador da geometria analítica. ... René Descartes foi um importante filósofo e matemático, além de ter deixado significativas contribuições para a Física.

Qual o principal pensamento de René Descartes?

O pensamento do francês René Descartes destaca-se na Modernidade. O primeiro racionalista moderno defendeu que o conhecimento era inato ao ser humano e propôs um método dedutivo como ponto inicial de qualquer conhecimento que se pretenda verdadeiro, claro e distinto.

Quem foi René Descartes e qual a teoria defendida por Descartes?

René Descartes foi um dos primeiros racionalistas e o mais famoso proponente do Racionalismo. O Racionalismo e o Empirismo foram os movimentos filosóficos que se destacaram durante o Iluminismo. O Racionalismo é a teoria de que o conhecimento é adquirido por meio da razão, sem que haja a participação dos sentidos.

Qual é o objetivo principal da filosofia de Descartes?

O objetivo de Descartes é, portanto, examinar o fundamento que existe para as várias categorias de crença que possuía. Se o fundamento de toda uma categoria de crenças pode ser questionado, as crenças baseadas nesse fundamento não podem ser tidas como inteiramente certas.

René Descartes - Brasil Escola

21 questões relacionadas encontradas

Quais as principais ideias de Descartes?

Descartes distingue três tipos de ideias: inatas, adventícias e factícias.

Quais as 4 regras de Descartes?

Em busca de verdades irrefutáveis, o filósofo moderno René Descartes (1596-1650) estabelece o método cartesiano, que consiste em quatro regras: evidência, análise, ordem e enumeração. Estes preceitos são baseados no conhecimento matemático, isto é, um conhecimento dominado pela razão e não pelos sentidos.

O quê Descartes entende por clareza e distinção `?

2.1 — O critério de clareza e distinção

A regra geral de verdade é definida por Descartes como sendo, em linhas gerais, um critério epistemológico que nos possibilita distinguir o conhecimento meramente provável de um efetivamente verdadeiro.

O que é o pensamento cartesiano?

O racionalismo cartesiano é um pensamento estabelecido por Descartes em suas obras o “Discurso do Método” (1637) e “Meditações Metafísicas” (1641), onde expressa sua preocupação com o problema do conhecimento. O ponto de partida é a busca de uma verdade primeira que não possa ser posta em dúvida.

O que descarte quis dizer com a frase penso logo existo?

De acordo com o pensamento do filósofo, ao duvidar de algo já estaria pensando e, por estar duvidando, logo pensando, estaria existindo. Descartes entendeu que ao duvidar, estava pensando, e por estar pensando, ele existia. Desta forma, a sua existência foi a primeira verdade irrefutável que ele encontrou.

Qual o método descoberto por Descartes para o conhecimento?

Através da dúvida metódica, o filósofo chega à descoberta de sua própria existência enquanto substância pensante. A palavra cogito (penso) deriva da expressão latina cogito ergo sum (penso logo existo) e remete à auto-evidência do sujeito pensante .

Como era a filosofia cartesiana?

A FILOSOFIA DE DESCARTES

René Descartes é responsável pelo desenvolvimento do racionalismo cartesiano, segundo o qual o homem não pode alcançar a verdade pura através de seus sentidos: as verdades residem nas abstrações e em nossa consciência, na qual habitam as ideias inatas.

Qual a importância do pensamento cartesiano?

De fato, a dúvida cartesiana é um princípio para filosofar, pois ela faz com que o sujeito questione o que parece óbvio na realidade, e desse modo o faz construir seu próprio pensamento, o qual sempre terá em vista a clareza e a distinção.

Qual a diferença do pensamento cartesiano para o pensamento sistêmico?

Segundo Behrens o pensamento sistêmico pode ser definido como: “O pensamento sistêmico contrapõe o cartesianismo é uma forma de abordagem da realidade que surgiu no século XX, em contraposição ao pensamento reducionista, ou cartesiano, que visava a fragmentação.

O quê Descartes entende por evidência?

Evidência: segundo Descartes é a regra que nos permite ter clareza e distinção dos princípios inteligíveis. Por serem simples ideias, são a fonte de toda construção teórica do saber; 2.

O quê Descartes está procurando?

O caminho do grande Descartes é duro, mas claro: "Rejeitar como totalmente falso tudo aquilo em que pudesse imaginar a menor dúvida (...). Porque os nossos sentidos nos enganam às vezes, quis supor que não existia nada que fosse tal como eles nos fazem imaginar.

Como podemos ter certeza de qualquer coisa Descartes?

O fundamento das verdades claras e distintas procuradas por Descartes é encontrado no cogito. E essa é a chave central de toda descoberta de Descartes, se penso logo existo. Da dúvida e do pensamento de que tudo era falso, Descartes chega a essa verdade firme, à qual atribui o caráter de primeiro princípio.

Quais as ideias fundamentam o racionalismo pensado por Descartes?

O Racionalismo Cartesiano foi construído por Descartes. A base dessa teoria está no que o filósofo entendia como lógica. Ele defendia a ideia de que o ser humano é capaz de construir o próprio pensamento. Para ele, todo ser humano é formado por uma substância pensante (a mente) e por uma substância externa (o corpo).

Qual a importância do cartesianismo para com a ciência?

O cartesianismo é um movimento intelectual suscitado pelo pensamento filosófico de René Descartes (Cartesius) durante os séculos XVII e XVIII. Descartes é comumente considerado como o primeiro pensador a enfatizar o uso da razão para desenvolver as ciências naturais.

Qual a relação do pensamento cartesiano com o olho humano?

Descartes tenta demonstrar, no corpo, ou melhor, na natureza do corpo, o que Leonardo da Vinci escolhe como virtude em oposição aos viciosos olhos humanos. A perspectiva elaborada por da Vinci, eliminando a visão ambígua dos dois olhos, corresponde ao perfeito funcionamento da relação entre corpo e alma em Descartes.

O que foi o método cartesiano?

A dúvida cartesiana e busca pela verdade

Em linhas gerais, ele rejeitava a noção de que tudo poderia ser determinado simplesmente pela análise lógica, sem juntá-la às observações ou experimentos. Assim, ele buscou formas de eliminar a ambiguidade, incerteza e dependência da autoridade na metodologia que criou.

O que é correto afirmar sobre o método cartesiano?

Esse modelo racional pretendia servir como guia para o conhecimento da realidade. Sobre o método cartesiano, é correto afirmar que: a) tem sua formulação mais bem acabada na obra “Crítica da Razão Pura”.

Qual é o método descoberto?

No método da descoberta o aluno busca a informação, não no sentido de ir localizá-la já pronta nos livros, mas de elaborá-la, procurando chegar a ela através do seu próprio esforço. Em suma, ele a descobre.

Qual é o método da filosofia?

Chamamos de Método na Filosofia o procedimento racional que a partir de um processo lógico e ordenado consegue produzir algo.

Por que para Descartes o penso, logo existo é a primeira verdade indubitável?

Explique como ele chegou a ela. A primeira verdade indubitável encontrada por Descartes é: "Eu penso!". Ele chega a ela após submeter seus pensamentos ao exame crítico conhecido como dúvida metódica, em que decide aceitar como válidas somente ideias indubitáveis ao exame do pensamento puro.

Artigo anterior
O que fazer para manter a pressão arterial normal?
Artigo seguinte
Como aplicar a psicoeducação?