Quem foi Platão e qual era seu pensamento filosófico?
Perguntado por: William Reis Pereira | Última atualização: 27. April 2022Pontuação: 4.3/5 (24 avaliações)
Platão (427-347 a.C.) foi um filósofo grego da antiguidade, considerado um dos principais pensadores da história da filosofia. Era discípulo do filósofo Sócrates. Sua filosofia é baseada na teoria de que o mundo que percebemos com nossos sentidos é um mundo ilusório, confuso.
Qual era o pensamento de Platão?
O idealismo platônico é o que há de mais marcante em sua obra. Com base na noção de que o conhecimento das Ideias ou Formas puras, imutáveis e perfeitas é o único conhecimento verdadeiro (obtido pelo intelecto), o filósofo afirmou que o nosso conhecimento sobre a matéria (obtido pelos sentidos) é enganoso.
Quais são os três pensamentos filosóficos de Platão?
Das atividades da Academia a filosofia fundamentalmente filosofar. Platão concebia a filosofia em três níveis , três disciplinas filosóficas: Dialética, incluindo a Filosofia do conhecimento ( a verdade) e metafísica (o ser).
Qual era o pensamento filosófico?
A filosofia não é um conjunto de conhecimentos prontos, um sistema acabado, fechado em si mesmo. A filosofia é uma maneira de pensar e é também uma postura diante do mundo. Antes de mais nada, ela é uma forma de observar a realidade que procura pensar os acontecimentos além da sua aparência imediata.
Quem foi eo que defendia Platão?
Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligivel, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.
Principais ideias do Filósofo Platão (2013) - Prof. Lúcia Helena Galvão de Nova Acrópole
O que defendia o Sócrates?
Ele buscava a virtude e a virtude não nasce da riqueza nem do culto ao corpo, tão próprio dos atenienses da época. O corpo tem que ser um instrumento da alma, da sabedoria. Conhecer a si mesmo é conhecer a própria alma. A missão de Sócrates é conhecer a realidade humana, investigar o homem e a sua alma.
Por que Platão é considerado um filósofo?
O filósofo foi o responsável pela criação do chamado mundo das ideias e das formas, fundando o pensamento metafísico. Escreveu diversos diálogos filosóficos e fundou a Academia em Atenas, ou seja, é considerado o precursor do ensino superior no mundo ocidental.
Quais são as principais características do pensamento filosófico?
A principal preocupação do conhecimento filosófico é questionar e encontrar respostas racionais para determinadas questões, mas não necessariamente comprovar algo. Neste sentido, pode-se afirmar que este modelo de conhecimento é crítico e especulativo.
Qual a origem do pensamento filosófico?
A filosofia surge na Grécia no período compreendido entre o final do século VII a.C e o início do século VI a.C. A filosofia foi a maneira pela qual os gregos antigos encontraram para explicar o mundo, os fenômenos, e os acontecimentos de maneira racional.
O que é o conhecimento filosófico?
O conhecimento filosófico é um conhecimento fundamentado na lógica e na construção ou definição de conceitos. É um conhecimento metódico que tem como objetivo encontrar explicações válidas para os diversos problemas propostos.
Quais são as três partes da alma de acordo com Platão explique as?
Platão desenvolve uma teoria, baseada na tripartição da alma: (i) alma logística, correspondente à parte superior do corpo (cabeça), à qual se liga a figura do filósofo; (ii) alma irascível (que se ira com facilidade; irritável; irado; enfurecido), que corresponde à parte mediana do corpo humano (peito), caracterizada ...
Quais eram os pensamentos de Sócrates Platão e Aristóteles?
Uma é a idealista, que partiu de Platão (427-347 a.C.), seguidor de Sócrates. Ao distinguir o mundo concreto do mundo das idéias, deu a estas status de realidade; e a outra é a realista, partindo de Aristóteles (384-322 a.C.), discípulo de Platão que submeteu as idéias, às quais se chega pelo espírito, ao mundo real.
O que caracteriza a filosofia idealista de Platão Porquê?
Platão afirmou a existência de duas realidades distintas: a realidade material ou sensorial e a realidade ideal. A realidade ideal seria um todo complexo contendo todas as ideais, conceitos e formas de maneira perfeita, eterna e imutável. A realidade material seria apenas a cópia imperfeita daquela realidade ideal.
Qual era o pensamento de Platão sobre a política?
O objetivo da política, para Platão, é exatamente corrigir essa injustiça. É tornar justo aquilo que é injusto. A concepção política de Platão, segundo Helferich (2006), é basicamente idealista. Ele idealiza uma cidade opulenta e saudável em que cada um atue conforme sua natureza e no momento oportuno.
O que é correto afirmar sobre o pensamento de Platão?
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento ético-político de Platão é correto afirmar: A - A condição necessária para que se realize o Estado Ideal é que as ocupações próprias de homens e mulheres sejam atribuídas por suas qualidades distintas.
Qual o significado da palavra filosofia e qual a sua origem?
A palavra Filosofia é de origem grega, e significa “amor à sabedoria”.
Qual é o principal objetivo da filosofia?
Portanto, a filosofia tem por objetivo formular conceituamente problemas que interessam ao pensar de hoje e investigar as diferentes formas de conceitos envolvidas, desenvolvendo uma maneira peculiar e Page 2 geral de interrogar-se sobre a verdade das palavras, das coisas e do ser.
Quem é o verdadeiro pai da filosofia?
Tales de Mileto, pai da Filosofia.
Quais são as características mais importantes para o pensamento científico?
Uma das principais características do conhecimento científico é a sistematização, pois consiste num saber ordenado, ou seja, formado a partir de um conjunto de ideias que são formadoras de uma teoria. Outro fator que caracteriza o conhecimento científico é o princípio da verificabilidade.
São características da postura do filósofo e do pensamento filosófico?
Crítica significa exame, arte de julgar o valor, critério. Esta idéia de analisar minuciosamente o objeto nos dá a idéia de crítica como uma característica da reflexão filosófica, mas também como uma postura do filósofo. ... Estas são as características da reflexão filosófica, que só podem ser entendidas em seu conjunto.
Por que para Platão apenas o filósofo é capaz de governar com justiça?
Platão acreditava que o governante ideal deveria ser alguém dotado de conhecimento (Rei-Filósofo), pois só o conhecimento garante o agir corretamente e a aplicação da justiça, advertia ainda, que essa função não era para todos.
O que Sócrates defendia sobre a educação?
Ensino pelo diálogo
Defensor do diálogo como método de Educação, Sócrates considerava muito importante o contato direto com os interlocutores - o que é uma das possíveis razões para o fato de não ter deixado nenhum texto escrito.
O que é que os sofistas defendiam?
Diferente dos filósofos que buscavam uma verdade absoluta, os sofistas defendiam que não se pode conhecer o Ser, por exemplo, mas só ter opiniões subjetivas sobre a realidade, e, diante disso, asseguravam que, para se relacionar com o mundo e com os humanos, os homens devem valer da linguagem para persuadir sobre as ...
O que é a filosofia idealista?
O idealismo é uma corrente filosófica que defende que a existência das coisas no mundo depende das ideias presentes no espírito humano. Para os filósofos idealistas, a realidade é conhecida por meio dessas ideias. Ou seja, o contato dos seres humanos com o mundo é mediado pelas ideias.
Quais são os tipos de idealismo?
- Ontológico. A natureza da realidade é espiritual e a matéria é apenas uma ilusão incompleta de algo maior. ...
- Gnosiológico. Cada ser humano entende a realidade de uma forma, uma vez que as pessoas são diferentes umas das outras. ...
- Prático. ...
- Platônico. ...
- Transcendental. ...
- Absoluto. ...
- Imaterialista.
O que é ofensa à coisa julgada?
Como inserir caracteres especiais no teclado?