Quem foi o papa depois de São Pedro?

Perguntado por: Igor Loureiro Pereira  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (62 avaliações)

São Lino (10 — 76) é considerado pelo Anuário Pontifício o segundo Bispo de Roma, sucedendo ao apóstolo São Pedro, motivo pelo qual é identificado como o segundo Papa pela Igreja Católica.

Quais foram os papas até hoje?

Quantos papas existiram até hoje na Igreja Católica? De São Pedro a Papa Francisco, os pontífices eleitos desde o início do Cristianismo e da afirmação da Igreja Católica como mãe de todas as igrejas cristãs, são 266 papas.

Porque a Igreja Católica diz que Pedro foi o primeiro papa?

Quem era Simão torna-se Pedro. E Pedro porque pedra. Daí o entendimento cristalizado, com o passar dos anos, de que ele teria então sido nomeado o primeiro líder da Igreja, a rocha sobre a qual a nova religião seria erguida.

Quem foi o quinto papa?

Evaristo foi o quinto papa da história da Igreja Católica. Nascido em Tuscia, na Ásia Menor, no ano 50, Aristus Desposyni realizou sua formação religiosa na Grécia.

Quem será o novo papa?

Em 2025 será 'João XXIV', diz papa Francisco - ISTOÉ Independente.

De São Pedro a Francisco todos os papas da Igreja Católica!

39 questões relacionadas encontradas

Quando será eleito o novo papa?

Nove deles têm menos de 80 anos e serão elegíveis para entrar em um conclave para escolher o sucessor do papa após sua morte ou renúncia. Os novos cardeais serão elevados ao alto escalão em uma cerimônia conhecida como consistório no Vaticano no dia 28 de novembro.

É verdade que o papa Francisco vai renunciar?

O Papa Francisco não pensa em renunciar e está levando “uma vida totalmente normal” após uma cirurgia intestinal em julho, disse ele em uma entrevista de rádio nesta quarta-feira (01).

Quantos papa já teve a Igreja Católica?

Dentre os 265 Papas da história da Igreja Católica, apenas quatro renunciaram antes de Bento XVI. Foram 600 anos de pontificados interrompidos somente com a morte do titular.

Qual foi o papa mais cruel da história?

Alexandre VI, ou Rodrigo Bórgia, é o nome do papa que esteve à frente da Igreja Católica de agosto de 1492 a agosto de 1503. É considerado até hoje como um dos papas mais corruptos da história da Igreja. Usou a sua influência durante o papado para perpetuar o poder da família Bórgia por meio de nepotismo.

Qual o papa mais corrupto da história?

É considerado por muitos o pior papa da história da Igreja Católica. Após 11 anos de papado, Alexandre VI foi acometido por uma grave doença, juntamente com seu filho César. Este conseguiu se recuperar, mas o papa sucumbiu no dia 18 de agosto de 1503, aos 72 anos de idade.

O que a Bíblia diz sobre Pedro ser o primeiro papa?

No futuro, o termo seria traduzido para o grego petros e para o latim petrus, até chegar ao português “Pedro”. Para muitos, esse apelido é uma investidura de poder. A narrativa mais completa do fato encontra-se no capítulo 16 do Evangelho de Mateus.

São Pedro o primeiro papa da Igreja Católica?

A Igreja Católica considera São Pedro – Simão Pedro, um dos 12 apóstolos de Jesus – o primeiro papa da história. Ele teria assumido a função de líder do cristianismo logo após a morte de Jesus, ainda no século 1.

Quem foi o primeiro papa da história?

São Pedro é considerado o primeiro Papa da história. Bento XVI foi o 265º pontífice da Igreja Católica.

Quantos papas até hoje a partir do Tratado de Latrão?

Papas depois do Tratado de Latrão

Desde o tratado, a Igreja Católica possuiu oito papas, incluindo o papa Pio XI: Pio XI (1922-1939) Pio XII (1939-1958) São João XXIII (1958-1963)

Quais foram os papas que visitaram o Brasil?

Quando desembarcar no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, em 22 de julho, o papa Francisco será o terceiro Pontífice em toda a milenar história da Igreja Católica a pisar em solo brasileiro. Antes dele, João Paulo 2º e Bento 16 estiveram no País, em momentos diferentes da Igreja e com propósitos distintos.

Qual foi o papa que ficou mais tempo no poder?

31 anos, 7 meses e 17 dias foi a duração do mais longo pontificado (não contando com São Pedro), o de Pio IX (21 de Junho de 1846 a 2 de Fevereiro de 1878); para o ultrapassar, João Paulo II teria que ser Papa até Junho de 2010. 13 dos 264 papas governaram a Igreja mais de 20 anos.

Qual foi o melhor papa de todos os tempos?

João XXIII

O homem que entrou para a vida religiosa aos 16 anos de idade acabou por ser considerado um dos melhores papas da história.

Desde quando existe o papa?

Cristianismo primitivo (c.

O primeiro documento fornecido por um papa, é de Clemente I no final do século I, em que interveio em uma disputa em Corinto, na Grécia, Clemente foi o primeiro Pai Apostólico da Igreja, fundando o período eclesiástico patrístico, que duraria até o século VIII.

Porque o papa renunciou ao cargo?

Bento XVI, agora com 93 anos, em 2013 se tornou o primeiro papa em mais de 600 anos a renunciar em vez de permanecer no posto por toda a vida, dizendo que não tinha mais forças para conduzir a Igreja de 1,3 bilhão de membros.

É verdade que o papa está doente?

O pontífice foi internado em um hospital de Roma na manhã de domingo (4) para uma cirurgia no intestino grosso. A operação foi realizada para reparar uma estenose diverticular (estreitamento) do cólon, que dificulta a passagem das fezes (entenda no vídeo abaixo o problema de saúde do papa e como é o procedimento).

Como é feita a escolha de um novo papa?

O papa é eleito por um colégio de cardeais que se reúne no Vaticano a portas fechadas. A assembléia para a escolha de um novo pontífice se chama conclave. Após a morte do papa, todos os cardeais do mundo com menos de 80 anos devem viajar a Roma.

Como é feita a escolha do papa?

Para ser eleito papa, o cardeal deve ter dois terços dos votos mais um. Depois de todos votarem, os votos são lidos em voz alta por três representantes, casa nenhum cardeal receba o número suficiente de votos, as cédulas de votação são queimadas e o processo reinicia.

Artigo anterior
Qual o símbolo da soma?
Artigo seguinte
Qual é a definição de armazém?