Quem foi o A precursor a para a regulamentação da profissão bibliotecária no Brasil?

Perguntado por: Filipe André de Gaspar  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (4 avaliações)

1 - Adelpha Figueiredo
Adelpha Silva Rodrigues de Figueiredo é reconhecida como uma das pioneiras da Biblioteconomia no Brasil.

Quando surgiu o bibliotecário?

No Brasil, o primeiro bibliotecário foi o jesuíta português Antônio Gonçalves em 1604 na biblioteca do Colégio da Bahia (FONSECA, 1979).

Quando e qual a lei regularizou a profissão de bibliotecário no Brasil?

A lei tem origem no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 15/2017, aprovado em dezembro de 2017 no Senado Federal. A profissão de bibliotecário já é regulamentada na Lei 4.084/1962. Para exercer a profissão é necessário curso superior de bacharelado em Biblioteconomia.

Qual a importância da regulamentação da profissão do bibliotecário?

Neste contexto, o bibliotecário se insere como o profissional qualificado para exercer a função, não apenas de guardião do conhecimento, responsabilidade que lhe é distintiva desde tempos imemoriais e que graças a essa responsabilidade foi possível preservar o conhecimento produzido pela humanidade ao longo dos séculos ...

Quando foi aprovada a Lei nº 4084 que regula até hoje o exercício da profissão de bibliotecário no Brasil?

BRASIL. Lei n.. 4.084, de 30 de junho de 1962. Dispõe sobre a Profissão de Bibliotecário e regula seu exercício.

CANCELADO! Ministro do STF pede destaque e julgamento da Revisão da Vida Toda volta a estaca zero!!

20 questões relacionadas encontradas

Qual é a lei que regulamenta a profissão de bibliotecário e a quem é permitido o exercício da profissão?

LEI Nº 9.674, DE 25 DE JUNHO DE 1998.

Dispõe sobre o exercício da profissão de Bibliotecário e determina outras providências. Art. 1o O exercício da profissão de Bibliotecário, em todo o território nacional, somente é permitido quando atendidas as qualificações estabelecidas nesta Lei. Parágrafo único.

Qual é o nome do movimento cultural que começou a questionar a identidade do povo brasileiro é que deu origem às discussões acerca do patrimônio cultural?

Esse movimento foi também a chamado de contracultura.

Qual a importância do bibliotecário?

Ele está presente em nossas vidas desde a educação básica. Nos ensinou a cuidar dos livros, nos auxiliou na busca por mais conhecimento e nos ajudou, na prática, a entender como o alfabeto é organizado em volumes nas prateleiras.

Por que a regulamentação profissional é uma questão de cidadania?

Em última análise, os conselhos de profissões regulamentadas existem para isso. Existem para proteger a sociedade em favor do cidadão. Aos profissionais que detêm o privilégio de pertencer a uma profissão regulamentada, cabe colaborar para o fortalecimento das entidades representativas da classe.

O que faz um profissional bibliotecário?

O bibliotecário é capaz de atuar em qualquer função que vise a organização e obtenção de informações e como gestor da informação e do conhecimento para atender às necessidades de informação da sociedade. alcance informações já selecionadas, precisas e de fundamental importância para o sucesso das organizações.

É obrigatório ter biblioteca na escola?

Segundo a Lei Federal 12.244 de 2010, até maio de 2020, todas as instituições de ensino deverão ter esse espaço. Importante para a formação dos alunos, a leitura deve ser incentivada pelas escolas em todos os níveis escolares.

Qual é o documento que fixa as normas orientadoras da conduta no exercício das atividades profissionais de Bibliotecário?

A Resolução CFB nº 207/2018 aprova o Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário brasileiro e fixa as normas orientadoras de conduta no exercício de suas atividades profissionais.

Qual a função do Conselho Federal de Biblioteconomia?

Art. 17 - O CFB é o órgão regulamentador, consultivo, orientador, disciplinador e supervisor do exercício da profissão de Bibliotecário no Brasil, tendo como principal finalidade contribuir para o desenvolvimento da Biblioteconomia brasileira, conforme lhe determina a legislação vigente.

Qual a origem das bibliotecas?

A palavra “biblioteca” tem sua origem do grego biblíon (livro) e teke (caixa, depósito), portanto um depósito de livros (HOUAISS, 2001). ... Estas bibliotecas reuniam escritos de intelectuais gregos, romanos e egípcios.

Onde surgiu a primeira biblioteca do mundo?

Acredita-se que a biblioteca mais antiga do mundo e também a mais famosa seja a Biblioteca de Alexandria, ou Biblioteca Real de Alexandria, no Egito. Seu acervo chegava a setecentos mil volumes, entre os quais quarenta a sessenta mil manuscritos em rolos de papiro.

Qual a origem da biblioteca pública?

É sabido que a noção de “público” para essa instituição surgiu depois da Revolução Francesa, quando as bibliotecas e arquivos foram abertos à população (até então as bibliotecas, principalmente desde o período medieval, tinham como principal função a preservação das obras, sem disponibilizá-las a um público amplo).

Qual o papel de um conselho profissional?

Conselhos defendem e disciplinam o exercício profissional, representando, em juízo e fora dele, os interesses gerais e individuais dos profissionais, visando assegurar a qualidade dos serviços prestados à sociedade.

Porque existem profissões regulamentadas e outras não?

Já as profissões regulamentadas são regidas por legislação própria, que estabelece deveres dos profissionais e critérios de qualificação e prevê a fiscalização da atividade profissional. Ao contrário do senso comum, há diversas profissões regulamentadas que não exigem formação superior.

O que são e quais as atribuições dos conselhos de fiscalização profissional?

Dentre as principais atribuições e funções dos Conselhos Profissionais estão as de registrar, fiscalizar e disciplinar as respectivas profissões regulamentadas. Além disso, representam em juízo e fora dele, os interesses gerais e individuais dos profissionais, a fim de assegurar a qualidade dos serviços prestados.

Qual a importância do profissional da informação?

Como considerações finais, justifica-se que o profissional da informação torna-se elemento fundamental na área da saúde, capaz de causar, por meio da inserção e manutenção da Gestão da Informação, melhorias internas nas atividades e tomadas de decisão das organizações de saúde, que também refletem no aumento da ...

Qual a importância do gestor da biblioteca?

Além de atuarem diretamente no processo de estímulo à leitura, esses profissionais têm que gerenciar todo o acervo da escola. ... Com isso, o gestor da biblioteca ganha tempo na administração e consegue se dedicar para a sua missão mais nobre, que é fomentar a leitura entre os estudantes.

O que faz um bibliotecário e onde pode trabalhar?

O bibliotecário domina técnicas de classificação, organização, conservação e divulgação do acervo de bibliotecas ou centros de documentação. Este graduado é responsável por organizar, conservar e divulgar acervos de bibliotecas e centros de documentação, cuidando da classificação de livros, papéis e arquivos digitais.

O que é material e imaterial?

A cultura material está associada aos elementos materiais e, portanto, é formada por elementos palpáveis e concretos, por exemplo, obras de arte e igrejas. Já a cultura imaterial está relacionada com os elementos espirituais ou abstratos, por exemplo, os saberes e os modos de fazer.

Qual dos exemplos abaixo retrata patrimônio imaterial da cultura de um povo?

São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.

Está relacionado a identidade cultural ou seja um grupo de indivíduos que se identifica pelos aspectos culturais Esse conceito se refere a?

A Identidade Cultural é um conceito das áreas da sociologia e antropologia, que indica a cultura em que o indivíduo está inserido. Ou seja, a que ele compartilha com outros membros do grupo, seja tradições, crenças, preferências, dentre outros.

Artigo anterior
O que uma empresa tem que pagar?
Artigo seguinte
O que impede de prestar concurso público?