Quem foi Mendel pai da genética?

Perguntado por: Tatiana Isabel Ramos de Barros  |  Última atualização: 11. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (21 avaliações)

Gregor Mendel (1822-1884) foi um monge nascido na Morávia que ficou conhecido como o pai da genética. Seus incríveis trabalhos com o cruzamento de ervilhas forneceram informações valiosas sobre hereditariedade.

Por que Mendel e o pai da genética?

Mendel é considerado o pai da genética, pois descobriu várias coisas relativas à hereditariedade. Por causa de seus estudos e experimentos com ervilhas, a genética avançou e hoje temos uma infinidade de artigos e pesquisas nessa área que são úteis para o entendimento da vida.

Que é considerado o pai da genética?

A genética é uma ciência que faz parte da biologia. Ela tem como objetivo compreender a transmissão das características dos seres vivos para seus descendentes, ou seja, a hereditariedade. O primeiro pesquisador a entender como ocorria esse processo foi Gregor Mendel. Por isso é considerado o Pai da Genética.

Qual foi a contribuição de Mendel para genética?

Ele concluiu que características como a cor e a forma de determinado ser, por exemplo, são definidas por unidades combinadas de hereditariedade, os genes. Por cerca de nove anos, Gregor Mendel fez muitas combinações com ervilhas para entender como funcionava a transmissão de aparência pela descendência.

Por que Mendel o pai da genética clássica escolheu as ervilhas para seus experimentos?

As ervilhas de Mendel

Primeiro pois eram amplamente vendidas na época e sempre em grande variedade de formas e cores. Segundo pois nelas pode ocorrer a autopolinização ou polinização cruzada. Dessa forma, ele podia controlar e cruzar qualquer combinação de plantas.

Gregor Mendel, o Pai da Genética

36 questões relacionadas encontradas

Por que Mendel escolheu as ervilhas para estudar genética?

Para conduzir os seus experimentos, Mendel escolheu as ervilhas-de-cheiro (Pisum sativum). Essa planta é de fácil cultivo, realiza autofecundação, possui um curto ciclo reprodutivo e apresenta muita produtividade. ... Após encontrar as linhagens puras, Mendel começou a realizar cruzamentos de polinização cruzada.

Por que Mendel usou ervilhas para seus experimentos?

Mendel realizou diversos experimentos com ervilhas a fim de demonstrar os mecanismos de hereditariedade. Ele resolveu utilizar as ervilhas porque elas realizam autofecundação, possuem ciclo de vida curto, são cultivadas facilmente e produzem um grande número de descendentes.

Que características das ervilhas Mendel observou em seus experimentos?

Nos diversos experimentos que realizou, Mendel observou outras características da planta, como altura da planta, cor da flor, cor da casca da semente, e notou que em todas as características algumas sempre se sobressaíam às outras, ou seja, existia dominância e recessividade.

Que característica das ervilhas?

Sendo forma da semente: lisa ou rugosa; cor da semente: amarelo ou verde; forma da vagem: inflada ou comprimida; cor da vagem: verde ou amarela; posição das flores: axilar ou terminal; cor das flores: branca ou vermelha, tamanho do caule: alto ou baixo.

O que Mendel utilizou para fazer seus experimentos?

Mendel realizou seus experimentos-chave utilizando a ervilha de jardim, Pisum sativum, como um sistema modelo. Plantas de ervilha compõem um sistema conveniente para estudos de herança e ainda são estudadas por alguns geneticistas atualmente.

Como Gregor Mendel conseguiu concluir que as ervilhas amarelas possuem caráter dominante e as ervilhas verdes recessivo?

Ou seja, foi observado que a cada quatro plantas, três apresentavam a característica dominante e uma a característica recessiva. Mendel concluiu que a cor das sementes era determinada por dois fatores: um fator para gerar sementes amarelas, que é dominante, e outro fator para gerar sementes verdes, recessivo.

Qual foi o objetivo dos experimentos realizados por Gregor Mendel qual foi o diferencial entre o trabalho dele é o de pesquisadores anteriores?

Seus incríveis trabalhos com o cruzamento de ervilhas forneceram informações valiosas sobre hereditariedade. Mesmo sem conhecimento a respeito de divisão celular e material genético, Mendel foi capaz de propor como as características eram transmitidas aos descendentes de maneira correta e até hoje aceita.

Artigo anterior
Pode fazer 3 furos na orelha no mesmo dia?
Artigo seguinte
Qual o melhor nível para evoluir o Poliwhirl?