Quem fiscaliza as operadoras de telefonia?

Perguntado por: Enzo Esteves  |  Última atualização: 25. Februar 2022
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Anatel — Português (Brasil)

Como reclamar de uma operadora na Anatel?

Caso queira, você pode ligar 1331 para registrar por telefone a sua reclamação. A central de atendimento telefônico da Anatel funciona de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 20h. Pronto! Agora você pode utilizar o app Anatel Consumidor para fazer uma reclamação na Anatel.

Onde reclamar de empresa de telefonia?

Como fazer uma reclamação na Anatel?
  • Telefone Claro – 1052.
  • Telefone NET – 1052.
  • Telefone Vivo – 103 15 (para fixo ou internet) ou 1058 (para móvel)
  • Telefone TIM – 1056.
  • Telefone Oi – 1057.
  • Telefone Nextel (nova Claro nxt) – 1050.
  • Telefone SKY – 106 11.

Como fazer para reclamar de uma operadora de telefone?

Você pode entrar em contato com a Anatel por meio da internet (através deste link - http://www.anatel.gov.br/consumidor/saiba-como-reclamar-de-sua-operadora ); da Central de Atendimento Telefônico, no número 1331 (ou 1332, para deficientes auditivos); ou pessoalmente, nas salas do cidadão.

Quem regulamenta as operadoras de telefonia?

Muitos usuários ainda não conhecem, mas a Agência Nacional de Telecomunicações é o órgão que regulamenta e fiscaliza as operações das empresas de telecomunicações no Brasil. Veja neste post o passo a passo de como registrar uma reclamação na Anatel.

Procon fiscaliza operadoras de telefonia móvel

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Qual o órgão que fiscaliza a Anatel?

A Anatel tem um conselho consultivo, formado por representantes do executivo, do Congresso, das entidades prestadoras de serviço, dos usuários e da sociedade em geral, que tem poder de fiscalização sobre a entidade.

O que a Anatel regulamenta?

A Anatel é a agência reguladora do setor brasileiro de telecomunicações. Seus principais papéis são fiscalizar e editar normas para o setor, assim como intermediar conflitos entre operadoras e consumidores.

Qual o 0800 da Anatel?

A Anatel informou ainda que haverá um período de transição de 90 dias, a contar do dia 26, em que o usuário poderá utilizar os dois números para acessar a central de atendimento da Anatel, o 133 ou pelo atual 0800 33 2001.

Como processar a operadora de celular?

Isto pode ser feito por meio dos sites Reclame aqui e Consumidor.Gov. Nestas plataformas, a operadora de celular terá um prazo para resposta obrigatória, e deverá propor uma solução para o problema. Além disso, existem mais opções para reclamar seus direitos.

Qual o número da Anatel para reclamações?

A central de atendimento telefônico da Anatel funciona de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 20h. Ligue 1331 para registrar, junto à Anatel, reclamações contra prestadoras, pedidos de informação à Agência, sugestões e denúncias sobre exploração ilegal ou irregular de serviços de telecomunicações.

Como denunciar uma empresa que vende e não entrega?

Reclame online

Se o problema não for resolvido ou se a loja virtual não estiver cadastrada no consumidor.gov, você poderá também efetuar a reclamação no PROCON via correios, presencial ou eletronicamente. Valendo a mesma dica de sempre guardar todos os comprovantes de atendimentos e reclamações.

Como se faz uma reclamação?

Algumas informações importantes: inicie a sua carta com a expressão “Caro Sr., Sra., ou Srta.” e posteriormente com o nome. Caso não saiba o nome da pessoa, escreva somente “Prezado senhor ou senhora”. Inicie o seu texto falando sobre a sua reclamação, informando o maior número de informações sobre o ocorrido.

O que é preciso para processar a TIM?

O interessado deverá dirigir-se ao JEC mais próximo de sua residência, munido dos documentos pessoais (inclusive comprovante de residência) e todos os documentos relacionados à causa. Localize o JEC mais próximo de sua residência através do site do Tribunal de Justiça do seu estado.

Como entrar no Procon contra a TIM?

Como abrir reclamação no Procon?
  1. Reúna documentos de apoio que provem aquisição do produto ou serviço. ...
  2. Entre em contato com a operadora, de preferência antes de procurar o Procon e por escrito, via e-mail. ...
  3. Registre uma reclamação junto a Anatel, caso a operadora não resolva o seu problema. ...
  4. Procure ajuda legal.

Qual o valor da indenização por danos morais por cobrança indevida?

Portanto, de modo geral, considera-se que o valor da indenização moral deve ser entre 1 e 50 salários mínimos. O tema ainda é discutido, principalmente quando se trata de grandes empresas envolvidas e prejuízos de grande montante.

Como falar Embratel?

A Embratel tem forte atuação junto às empresas. Se você possui uma empresa média e precisa falar com a operadora, ligue para 0800 721 21 09.

Qual o número da Ouvidoria da Vivo?

Você já deve ter buscado solução em nossa Central de Relacionamento e aguardado o prazo para atendimento desta solicitação. Você deve ter em mãos o número do protocolo gerado no seu atendimento anterior. Você pode entrar em contato com a Ouvidoria pelo 0800 775 1212 de segunda a sexta das 8h às 18h, exceto feriados.

Qual o número para falar com a Vivo?

Ligue grátis para a Central de Relacionamento
  1. De um telefone Vivo. Ligue para *8486.
  2. De qualquer telefone. Incluindo não clientes, ligue para 1058.
  3. WHATSAPP DA VIVO. Conte com atendimento 24 horas no número 11 99915-1515 ou, se preferir, é só clicar aqui.
  4. De aparelhos TDD. Apoio a PCD auditiva, ligue para 142.

Quais são as responsabilidades da Anatel?

ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005. OLIVEIRA, Ruth Helena Pimentel. Entidades Prestadoras de Serviços Públicos e Responsabilidade Extracontratual.

O que pode ser reclamado na Anatel?

O consumidor pode abrir uma reclamação junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em caso de falhas de atendimento, cobranças indevidas, entre outras dificuldades enfrentadas com operadoras de telefonia e serviços de Internet no Brasil. ... Veja, a seguir, como entrar em contato com a Anatel.

Qual o significado da palavra Anatel?

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é uma agência reguladora, vinculada ao Governo Federal. A ela compete, entre outras atribuições, a regulação do setor de telefonia, tanto fixa quanto celular.

Como saber se o selo da Anatel é verdadeiro?

Mas como saber se o selo da Anatel é verdadeiro? Você pode fazer a consulta do número que vem descrito nele por meio do site da agência e verificar a correspondência com o produto em questão.

Qual a missão da Anatel?

Regular o setor de telecomunicações para contribuir com o desenvolvimento do Brasil. Ser reconhecida como instituição de excelência que promove um ambiente favorável para as comunicações no Brasil, em benefício da sociedade brasileira.

Como processar a TIM pela internet?

Se você possui cobranças indevidas por parte da operadora de telefonia TIM, agora pode contar com um site para verificar se terá saldo a receber. A empresa criou o meutim.tim.com.br para ressarcir clientes que foram cobrados de forma errônea.

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