Quem figura no pólo passivo da ação de regulamentação de visitas?

Perguntado por: Catarina Branco  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (9 avaliações)

Parte legítima para figurar no pólo passivo do processo em que se discute acerca de alteração de cláusula de regulamentação de visitas é a genitora guardiã e não a filha, que é a quem é destinada a visitação.

Quem é réu na ação de regulamentação de visitas?

A ação de regulamentação de visitas pode ser proposta por qualquer um dos genitores. Não há previsão legal no sentido de privilegiar um pai ou uma mãe, sendo assegurado, sobretudo, o convívio com ambos os genitores e sempre sendo observado o melhor interesse da criança.

Quem é o polo ativo na ação de regulamentação de visitas?

Nos termos do caput do art. 1.589 do Código Civil ( CC ), quem tem legitimidade para propor ação de regulamentação de visita dos pupilos são seus genitores.

Quem deve constar no polo passivo da ação de guarda?

Resposta: O pai ou mãe ou responsável- a isso chamamos “legitimidade passiva”. Exemplo: A mãe deseja a guarda unilateral da criança e ingressa com tal ação- está no polo ativo. O pai sofrerá a ação, estando no polo passivo.

Quem figura no pólo passivo da ação de oferta de alimentos?

A possível escolha pelo credor emancipado. Na ação de alimentos que ajuíza a ação é a pessoa que precisa de alimentos e no polo passivo será colocada aquela pessoa que deve arcar com os alimentos. E pela regra tradicional, os mais próximos excluem os mais distantes.

Regulamentação de visitas - Advogado Angelo Mestriner Responde

38 questões relacionadas encontradas

O que é o polo passivo da ação?

Polo passivo é o réu ou requerido, aquele contra o qual se abre um processo. Uma ação judicial constitui-se de três elementos identificadores: as partes, o pedido e a causa de pedir. O autor e réu são as partes processuais e formam, respectivamente, os polos ativo e passivo da ação.

Quem é o autor na ação de alimentos?

QUEM PODE SER AUTOR NA AÇÃO DE ALIMENTOS? Em geral, os autores são filhos incapazes e pleiteiam alimentos em face de um dos genitores. Todavia, a ação pode ser intentada por qualquer pessoa, seja criança, idoso, mulher, homem, que precise da pensão alimentícia, junto a quem tem a obrigação de prestá-la.

Qual o procedimento da ação de guarda?

A guarda dos filhos é responsabilidade de ambos os cônjuges. Logo, caso não haja um consenso, o juiz decidirá a guarda atendendo ao melhor interesse da criança (CC art. 1.612). Em relação à residência que o filho irá morar, será aquela que os genitores decidirem em conjunto.

Como protocolar ação de guarda?

1. Requisitos da petição inicial da ação de guarda e alimentos
  1. Endereçamento;
  2. Qualificação das partes;
  3. Nome da ação;
  4. Síntese dos fatos;
  5. Mérito (justiça gratuita,guarda,alimentos,visitação);
  6. Pedidos.

Qual o foro competente para ação de guarda de menor?

“A competência para processar e julgar as ações conexas de interesse de menor é, em princípio, do foro do domicílio do detentor de sua guarda.”

O que é ação de regulamentação de visitas?

A ação de regulamentação de visitas é uma das medidas usadas para garantir o direito de visitas, ou direito de convivência. Desse modo, seu principal objetivo é garantir a manutenção dos laços familiares e evitar situações de alienação parental.

Como regularizar visitas do pai?

"Deve-se ingressar com ação de revisão do regime de visitas, perante o mesmo juízo de Família que fixou o regime vigente, alegando, de preferência e se possível, o desejo do próprio filho de ter mais contato com o pai [ou mãe]. Dependendo da idade do mesmo, ele pode ser ouvido em juízo".

Quando a mãe não cumpre regulamentação visitas?

O que fazer quando meu direito de visitas é negado pela mãe? Se não há acordo entre o casal, a melhor opção é resolver a questão de maneira judicial, por meio de ação de regularização de guarda e visitas, além da definição de valor de pensão.

Como é a audiência de regulamentação de visitas?

Como é a audiência de regulamentação de visitas? A regulamentação de visitas ocorre através de uma ação judicial normalmente ajuizada por um dos genitores da criança. Nesta ação são determinados os parâmetros da convivência, assim como a pensão alimentícia, etc.

Quem deve buscar o filho?

A guarda dos filhos é, ao mesmo tempo, direito e dever dos pais. Utiliza-se o termo “guarda” para designar genericamente vigilância, proteção e cuidado. Assim, guarda dos filhos é o direito e o dever que os pais têm de vigiar, proteger e cuidar das crianças.

Quanto custa um processo de regulamentação de visitas?

No estado de São Paulo, em janeiro/2021, foi determinado pela OAB/SP que os honorários advocatícios mínimos para propositura de uma ação de modificação ou regulamentação de visitas é de R$ 5.598,99.

Onde propor a ação de guarda?

FORO COMPETENTE PARA A PROPOSITURA DA AÇÃO. DOMICÍLIO DO DETENTOR DA GUARDA. I- Conforme disposto no art. 147 , I do Estatuto da Criança e do Adolescente , o foro competente para a ação de modificação de guarda é o do domicílio dos pais ou responsável, a fim de que seja priorizado o interesse do menor.

Como dar entrada no pedido de guarda?

O que é preciso para dar entrada no pedido de guarda? Com os documentos necessários em mãos, é preciso procurar um advogado para ingressar com o pedido de guarda pela via judicial. O pedido de guarda só poderá ser feito através do poder judiciário.

Onde tramita processo de guarda?

O pedido de guarda pode ser feito nos Ofícios da Infância e Juventude ou nos Ofícios de Família, de acordo com a situação. Fóruns da Capital: de segunda à sexta-feira, das 12h30 às 19h (público em geral), das 9h às 19h (advogados e estagiários identificados com a carteira da OAB).

Como o juiz decide a guarda do filho?

A decisão sobre guarda de filhos, mesmo que provisória, será proferida preferencialmente após a oitiva de ambas as partes perante o juiz, salvo se a proteção aos interesses dos filhos exigir a concessão de liminar sem a oitiva da outra parte (art. 1.585 do CC).

Quais provas produzir em processo de guarda?

Convém ponderar que umas das principais provas existentes no processo são as provas periciais e se tratando de ação de guarda, a prova que possui valor importantíssimo é o psicossocial somando-se ao estudo social.

Quais provas produzir em um processo de guarda?

Ação de guarda de filhos: a mãe ou o pai que pleiteia o compartilhamento da guarda do filho comum pode utilizar como meio probatório fotos, vídeos, imagens, mensagens e áudios que atestem, em qualquer tempo e situação, a convivência efetiva, constante e afetuosa do filho com o genitor que busca a guarda compartilhada ...

Quais são as partes na ação de alimentos?

· Quem solicita os alimentos é chamado de “alimentado”. · Quem deve pagar é chamado de “alimentante”. Na posição de “alimentado” (quem requer os alimentos), geralmente, está uma criança. Enquanto que, na posição de “alimentante” (quem paga os alimentos) pode estar um pai ou uma mãe.

Qual artigo da ação de alimentos?

“Art. 911. Na execução fundada em título executivo extrajudicial que contenha obrigação alimentar, o juiz mandará citar o executado para, em 3 (três) dias, efetuar o pagamento das parcelas anteriores ao início da execução e das que se vencerem no seu curso, provar que o fez ou justificar a impossibilidade de fazê-lo.”

Qual o juízo competente para ação de alimentos?

Na ação de execução de alimentos é competente para julgar o feito o foro do domicílio ou da residência do alimentando, independentemente se a ação já fora processada em outra comarca, tendo em vista o disposto no art.

Artigo anterior
Pode usar ácido hialurônico na praia?
Artigo seguinte
Como Moriarty morreu?