Quem figura no pólo ativo da ação de alimentos?

Perguntado por: Francisco Batista de Vaz  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (25 avaliações)

Na prática forense e na doutrina está (ou pelo menos estava) consagrado que o advogado ao ajuizar uma ação de alimentos em favor de filho menor este deveria constar no pólo ativo, sendo representado ou assistido pelos pais.

Quem deve figurar no polo ativo da ação de alimentos?

Segundo a decisão da Terceira Turma do STJ, é realmente dos filhos a legitimidade ativa para propor ação de alimentos, devendo os pais representá-los ou assisti-los conforme a idade.

Quem figura no pólo passivo da ação de alimentos?

Na ação de alimentos que ajuíza a ação é a pessoa que precisa de alimentos e no polo passivo será colocada aquela pessoa que deve arcar com os alimentos. ... E pela regra tradicional, os mais próximos excluem os mais distantes.

Quem é o polo ativo na ação de alimentos menor?

A proposta altera a Lei de Alimentos, que atualmente define a criança ou o adolescente como polo ativo da ação, podendo apenas se fazer representar por um advogado.

Quem é o polo ativo da ação?

O termo “polo ativo” está relacionado à figura de um determinado agente que possui interesse legítimo à pretensão requerida, trata-se do autor de uma ação, ou seja, quem entra com o processo.

Ação de Alimentos

36 questões relacionadas encontradas

Quem tem legitimidade passiva?

Possui legitimidade passiva aquele que pode assumir o polo passivo do processo, ser réu.

Como incluir parte no polo ativo da ação?

Para inclusão de partes será necessário clicar no botão “adicionar nova parte”, fazer o preenchimento e clicar em confirmar. Para retificação de partes será necessário clicar no ícone de alteração ao lado direito da parte, fazer as modificações e clicar no botão confirmar.

Quais são as partes na ação de alimentos?

· Quem solicita os alimentos é chamado de “alimentado”. · Quem deve pagar é chamado de “alimentante”. Na posição de “alimentado” (quem requer os alimentos), geralmente, está uma criança. Enquanto que, na posição de “alimentante” (quem paga os alimentos) pode estar um pai ou uma mãe.

O que é o polo passivo?

Polo passivo é o réu ou requerido, aquele contra o qual se abre um processo. Uma ação judicial constitui-se de três elementos identificadores: as partes, o pedido e a causa de pedir. O autor e réu são as partes processuais e formam, respectivamente, os polos ativo e passivo da ação.

O que é a legitimidade ad causam?

Em regra, as pessoas só podem ir a juízo, na condição de partes, para postular direitos que alegam ser próprios, e não alheios. Tal legitimidade é chamada de “ad causam” ou ordinária.

Quem pode pleitear?

3- LEGITIMIDADE

6º do CPC: “Ninguém poderá pleitear, em nome próprio, direito alheio, salvo quando autorizado por lei”. ... “Para propor ou contestar ação é necessário ter interesse e legitimidade”.

Quem pode cobrar alimentos?

pais, filhos, netos, irmãos, cônjuges, companheiros, na falta destes podendo passar para os parentes mais remotos até 4º grau, assim os tios, tio-avós, sobrinhos, sobrinhos-netos e primos podem arcar ou solicitar alimentos uns aos outros, no entanto, deverá seguir a ordem dos parentes em grau mais próximo, excluindo-se ...

É cabível para o STJ chamamento ao processo nas ações de alimentos?

Segundo a jurisprudência do STJ, 'o demandado (...) terá direito de chamar ao processo os corresponsáveis da obrigação alimentar, caso não consiga suportar sozinho o encargo, para que se defina quanto caberá a cada um contribuir de acordo com as suas possibilidades financeiras' (REsp n.

Como entrar com uma ação de alimentos?

Segundo norma do art. 53, II, do CPC, o foro competente para se ajuizar a ação de alimentos é o do domicílio ou residência do alimentando, id est, aquele que pede o alimento, o credor. Todavia, o requerente pode, por conveniência, optar pelo foro do domicílio do réu, regra geral, consoante art.

O que diz a Lei 5.478 68?

Dispõe sobre ação de alimentos e dá outras providências.

O que significa tirar uma empresa do polo passivo?

A decisão que determina a exclusão de uma da rés do polo passivo da demanda consiste em incidente processual, tendo a finalidade de formação da relação jurídico-processual. Assim, é decisão interlocutória, sendo irrecorrível de imediato, nos termos do art. 893 , § 1o , da Consolidação das Leis do Trabalho .

Como se escreve polo passivo?

A forma correta de escrita desta palavra é polo, sem acento agudo.
...
A palavra pólo, com acentuação gráfica, passou a estar errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico:
  1. polo sul;
  2. polo norte;
  3. polo aquático;
  4. polo positivo;
  5. polo negativo;
  6. polo magnético;
  7. polo tecnológico;
  8. polo universitário;

Quem deve figurar no polo passivo da ação de usucapião?

CPC, art. 942. - Possui legitimidade para figurar no pólo passivo da ação de usucapião aquele em cujo nome estiver registrado o imóvel usucapiendo.

Quem é o requerente e quem é o requerido?

Qual a diferença entre requerente, requerido, réu e autor? Requerente é o indivíduo que faz um requerimento, ou seja, solicita algo a alguém. O requerido é a pessoa para quem o requerimento é destinado, sendo também a qualidade daquilo que foi solicitado.

Qual é o rito da ação de alimentos?

A ação de alimentos é de rito especial, independente de prévia distribuição e de anterior concessão do benefício de gratuidade. Contudo, é de suma importância saber que cabe a aplicação supletiva da disposições do Novo Código de Proceso Civil, conforme dispõe o art. 27 da Lei 5.478/1968.

Quem é o requerente?

O requerente é a parte que faz um requerimento, aquele que solicita algo a alguém. O termo é utilizado, geralmente, quando se trata de um pedido destinado a alguma autoridade judicial. O pedido precisa estar presente em um documento, que recebe o nome de requerimento.

Como incluir parte no processo?

Neste caso, deverá fazê-lo em sua contestação. A qual será analisada pelo autor que, concordando com a ilegitimidade, alterara o réu, emendando sua inicial. Também em caso de litisconsórcio, denunciação à lide e chamamento ao processo realizados pelo réu o mesmo poderá incluir no processo nova parte.

Como emendar a inicial para incluir polo ativo?

INCLUSÃO NO PÓLO ATIVO em Modelos

O artigo 321 do Novo Código de Processo Civil determina que, o juiz determinará ao autor que emende ou complete a petição inicial, no prazo de 15 (quinze) dias, quando verificar defeitos ou irregularidades...

Como incluir nova parte no PJe?

Para cadastrar nova parte clique na aba "Adicionar Parte" quando houver processo relacionado. Se um processo relacionado não for informado, o sistema não exibirá a aba "Importar partes do processo de origem", conforme ilustrado nas duas telas abaixo respectivamente.

Quem são os legitimados ativo e passivo?

Ativa: é a legitimidade para figurar como autor da ação. Passiva: é a legitimidade para figurar como réu da ação.

Artigo anterior
O que digere a carne?
Artigo seguinte
Qual o valor da resistência interna do multímetro RV?