Quem faz parte do Tribunal do Júri?

Perguntado por: Rúben William Batista Branco Reis  |  Última atualização: 5. August 2024
Pontuação: 4.3/5 (36 avaliações)

Além dos jurados, participam do julgamento: o juiz, o Ministério Público, o réu, os servidores do Fórum, a força de segurança, o defensor do réu, que poderá ser público ou particular e eventualmente o assistente da acusação.

Qual a composição do Tribunal do Júri?

É o tribunal composto de um juiz de direito, que é o seu presidente, e de 21 jurados que serão sorteados dentre os alistados, sete dos quais constituirão o conselho de sentença em cada sessão de julgamento.

Quem pode fazer parte do Tribunal do Júri?

Pessoa maior de idade; Pessoa em pleno gozo de seus direitos políticos, ou seja, ser eleitor; Não pode ter sido processado criminalmente de forma pretérita, salvo comprovada sua inocência; Ter ciência de que vai prestar este serviço público de forma voluntária, no entanto, que lhe acarretará em alguns benefícios.

Porque são 7 jurados no Tribunal do Júri?

Isso porque são convocados para cada reunião (conjunto de sessões plenárias) algumas dezenas de pessoas e cada sessão plenária de julgamento só comporta 7 (sete) jurados no conselho de sentença. Ou seja, de todos os jurados presentes, em número médio de 25 (vinte e cinco) (Art.

Quantas pessoas fazem parte do Tribunal do Júri?

O sorteio dos sete integrantes do Conselho de Sentença é logo no início da sessão do Tribunal do Júri, com a presença de, no mínimo, 15 dos 25 jurados devidamente alistados junto ao Poder Judiciário e previamente convocados para o julgamento.

Tribunal do Júri - Orientações para jurados

16 questões relacionadas encontradas

Como é formada a lista de jurados?

A estratégia a ser usada consiste em analisar a lista dos vinte e cinco jurados sorteados para aquela sessão: suas profissões, suas religiões, suas afiliações partidárias, regiões onde moram, idade, sexo, a forma de se vestir e se comportar, por exemplo.

Como são escolhidos os jurados?

De acordo com o oficial de justiça Daniel Viccari, após sorteado, o cidadão é intimado pessoalmente, por e-mail ou WhatsApp. Para a realização do júri, é necessária a presença de um número mínimo de 15 convocados, dos quais sete são sorteados para formar o Conselho de Sentença que vai atuar no julgamento.

Quem escolhe os jurados no Tribunal do Júri?

Assim, é o cidadão, sob juramento, quem decide sobre o crime. Essa decisão do jurado é de acordo com a sua consciência e não segundo a lei. Aliás, esse é o juramento, de examinar a causa com imparcialidade e de decidir segundo sua consciência e justiça.

Qual a diferença entre juiz e Júri?

Depois que os jurados dão o veredicto, o juiz, profere a sentença, declarando o réu inocente ou culpado, de acordo com a vontade popular, e aplica a lei penal ao caso. Dessa forma, o Tribunal do Júri significa um mecanismo do exercício da cidadania e demonstra a importância da democracia na sociedade.

Quais são os crimes que vão a júri popular?

No Tribunal do Júri são julgados os crimes dolosos contra a vida, consumados ou tentados, sendo eles o homicídio, o aborto, o infanticídio, os crimes de apoio ao suicídio e o genocídio.

Quem não pode ser jurado?

Quem não pode ser jurado

Ficam impossibilitados de participar do júri, como jurado, o analfabeto, o surdo-mudo, o cego e o inimputável - a pessoa que é doente mental -, além daquele que não estiver no gozo dos direitos políticos e o que residir em comarca diversa daquela onde vai ser realizado o julgamento.

Quais são as vantagens de ser jurado?

Pode proporcionar oportunidades de interação social e networking, pois você trabalha em conjunto com outros jurados e profissionais do sistema judicial. Preferência, em igualdade de condições, em licitações e concursos públicos. Ser detido em prisão especial em caso de crime comum, até o julgamento definitivo.

Sou obrigado a participar de um Júri?

Servir como jurado no Tribunal do Júri é obrigação do cidadão. A recusa é penalizada com multa.

Qual a idade máxima para ser jurado?

Art. 5º O serviço do juri é obrigatório aos cidadãos maiores de vinte e cinco anos até sessenta, alistados na fórma da lei.

Quanto tempo dura um Tribunal do Júri?

As duas partes têm direito a 1 hora e 30 minutos para expor os fatos que entendem como relevantes. A acusação tem direito a 1 hora para a réplica, assim como também é permitida 1 hora para a tréplica da defesa.

Quais são os crimes julgados pelo Tribunal do Júri?

A Constituição Federal estabelece que os crimes dolosos contra a vida, tentados ou consumados, serão julgados pelo Tribunal do Júri. Estes delitos estão previstos nos artigos 121 a 128 do Código Penal. O mais famoso deles é o crime de homicídio, que é o ato de matar alguém intencionalmente.

Onde dormem os jurados?

Durante o julgamento, que pode durar vários dias, os integrantes do conselho de sentença ficam incomunicáveis. Se o júri passar de um dia para outro, os jurados fazem as refeições no Fórum e são encaminhados para dormir em hotéis, determinados pelo Judiciário e supervisionados por oficiais de justiça.

Como funciona o Tribunal do Júri?

O Tribunal do Júri é um órgão especial da justiça, previsto na Constituição Federal, com competência exclusiva de julgar crimes dolosos contra a vida, atuando nos casos de homicídio doloso, de auxílio ou instigação ao suicídio e nos casos de aborto ou infanticídio.

Quem fala primeiro em um Júri?

Incia-se, após a escolha dos jurados, a instrução em plenário. Será seguida a ordem legal: primeiro, testemunhas de acusação; segundo, testemunhas de defesa; e, por fim, interrogatório do réu.

Quanto ganha o Júri?

Cada julgador tem direito a um acompanhante, que fica hospedado no mesmo hotel e, durante os desfiles, assiste à festa em uma área destinada especialmente para eles. Pelos dois dias de julgamentos, cada jurado recebe o valor de R$ 4.000,00.

Como um Júri é selecionado?

A decisão dos jurados não precisa ser unânime e o voto é secreto. O Júri decide apenas se o réu deve ou não ir para a cadeia. O veredicto é dado através das respostas a um questionário sobre o processo, elaborado pelo magistrado.

Quantas vezes pode ser jurado?

1º do CPP, admitindo-se que o grupo de jurados fosse renovado de 3 a 4 vezes ao longo do ano, segundo as regras do bom senso e particularidades do local.

Quem pode ser convocado para ser jurado?

Os requisitos para a participação como jurado é idade mínima de 18 anos; não ter sido processa- do criminalmente; possuir idoneidade moral (não ter nenhum processo contra si); estar em pleno gozo dos direitos políticos (ser eleitor); residir na Circunscrição respectiva do Tribunal do Júri; prestar o serviço ...

Como são selecionadas as pessoas para júri popular?

Como são escolhidos os jurados? Cada vara criminal possui uma lista de pessoas da sociedade civil que podem fazer parte do sorteio de participação do júri popular. Se você está com suas obrigações eleitorais e militares em dia, por exemplo, é possível que esteja nessa lista.

Quem é chamado para ser jurado?

Quem não pode ser jurado? Para fazer o alistamento e participar de julgamentos, o cidadão precisa ter mais de 18 anos, não ter antecedentes criminais, ser eleitor e concordar em prestar esse serviço gratuitamente (de forma voluntária).

Artigo anterior
Quem tem insuficiência cardíaca tem pressão baixa?
Artigo seguinte
Precisa pagar para fazer exame admissional?