Quem faz a certificação ISO 14001?

Perguntado por: Vasco Enzo de Rodrigues  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (50 avaliações)

Para obter a certificação ISO 14001 é necessário entrar em contato com um dos Organismos de Certificação de Sistemas de Gestão Ambiental acreditado pelo INMETRO clicando em Organismos de Sistema de Gestão Ambiental - OCA.

Quem emite o certificado ISO 14001?

O RINA Brasil emite a certificação ISO 14001:2015 para organizações que operam em diferentes setores de produtos. Estamos credenciados para este serviço por INMETRO.

Quem certifica a NBR ISO 14000?

A série de normas ISO 14000 correspondem a um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) editado pela ISO (International Organization for Standardization).

Quem emite certificação ambiental?

No Brasil, o sistema é composto por organizações credenciadas que certificam e regulamentam o trabalho ambiental. Essas organizações, por sua vez, devem ser igualmente certificadas tanto pelo SBC como pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Como é feita a certificação ISO 14001?

Para receber a certificação ISO 14001 é necessário ser auditado por um organismo de certificação independente, como a SGS, para verificar se o padrão foi implementado corretamente. Na SGS o processo para solicitar uma proposta de certificação é simples e prático.

A certificação ISO 14001

34 questões relacionadas encontradas

Como é feito o sistema de certificação?

Certificação: é a primeira auditoria oficial da empresa na norma escolhida. ... Ao término da auditoria, o auditor pode ou não recomendar a empresa para a certificação, sendo a decisão final tomada por um comitê imparcial do organismo certificador. Todos os requisitos da norma são integralmente auditados nesta auditoria.

Quais são as etapas do processo de certificação?

5 Etapas do Processo de Certificação Ex
  1. Solicitação do cliente e análise da solicitação. ...
  2. Proposta comercial e contrato. ...
  3. Elaboração do planejamento de certificação e plano de auditoria. ...
  4. Auditoria e coleta de amostras. ...
  5. Decisão da certificação e emissão do certificado de conformidade.

Como obter a certificação ambiental?

Para obter o certificado, as empresas devem demonstram que praticam ações sustentáveis voltadas à preservação ambiental. Essas práticas sustentáveis vão desde a aquisição consciente da matéria prima até a disposição final ambientalmente correta dos resíduos gerados.

Quais empresas possuem certificação ISO 14001?

  • CADORG: Organismos acreditados.
  • CERTIFIQ: ISO 9001 e ISO 14001.
  • Legislação.
  • Orquestra.
  • PRODCERT: Produtos e Serviços Certificados.
  • RBC: Laboratórios de Calibração.
  • RBLE: Laboratórios de Ensaio.

Quais são as principais certificações ambientais?

As certificações ambientais no Brasil

Dentre as principais estão o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), GBC Casa, GBC Condomínio, GBC Zero Energy além do selo Procel PBE Edifica e do Selo Casa Azul da Caixa.

Como obter a certificação ISO 14001?

Para obter a certificação ISO 14001 é necessário entrar em contato com um dos Organismos de Certificação de Sistemas de Gestão Ambiental acreditado pelo INMETRO clicando em Organismos de Sistema de Gestão Ambiental - OCA.

O que é preciso para conseguir a certificação ISO 14000?

Para que a empresa possa obter o certificado ISO 14000, ou melhor, a certificação ISO 14001 é necessário atender as seguintes exigências:
  • Política ambiental. ...
  • Aspectos ambientais. ...
  • Exigências legais. ...
  • Objetivos e metas. ...
  • Programa de gestão ambiental. ...
  • Estrutura organizacional e responsabilidade. ...
  • Conscientização e treinamento.

Quando surgiu e quem criou a ISO 14000?

O Brasil teve acesso às normas ISO através da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. A ISO 14001 foi criada pelo Comitê Técnico 207, chamado ISO/TC207, que é a área da ISO responsável pela série ISO 14000. Na ABNT seu correspondente é o CB-38, Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental.

É preciso contratar um especialista para implantar a ISO 14001?

Implementação dos requisitos: via de regra isso é feito com o apoio de um especialista ou uma consultoria, que empresta sua experiência para a empresa, de modo a garantir um processo seguro e rápido, onde tudo que foi planejado passa a ser executado.

Quantas empresas têm certificação 14001 no Brasil?

No período em questão, observou-se um total de 1292 empresas certificadas, de diferentes setores de atuação conforme a NBR ISO 14001:2004 enquanto no que tange a NBR ISO 14001:2015, constatou-se um total de 76 empresas.

Quais empresas possuem SGA?

As 5 empresas mais sustentáveis do Brasil
  • Natura Cosméticos – um grande case nacional de empresa sustentável.
  • Unilever.
  • Nestlé
  • Valeo.
  • Samsung – Planet First.

Quais empresas brasileiras possuem SGA?

Alguns exemplos de empresas que possuem esse certificado são: a Thyssenkrupp Presta do Brasil, a Positivo Informática.

Como é concedida a certificação ambiental?

Ela é concedida a empresas que atendem a legislação ambiental em seus processos produtivos ou na prestação de um serviço, bem como cumpre com outros procedimentos ambientais colocados pelo órgão certificador. ... Além disso, ela mostra ainda que os custos de se obter uma certificação ambiental são rapidamente compensados.

O que é preciso para obter o selo verde?

Para conseguir um selo verde, a empresa deve obter um laudo técnico de instituições de pesquisas cadastradas, garantir os percentuais mínimos de 82% para papelão, 54% para plástico, 89% para papel e 80% de matéria-prima com recursos sólidos provenientes da construção civil.

O que é uma certificação ambiental?

A certificação ambiental é uma ferramenta abrangente que pode cumprir normas e leis e, ao mesmo tempo levar à aquisição de conscientização e um maior respeito pelo meio ambiente.

Quais as etapas da certificação ISO?

Vejamos então as 5 etapas essenciais para obter a certificação da norma ISO 9001:
  • 1ª etapa: Preparação. ...
  • Escolhendo a abordagem. ...
  • 2ª etapa: Documentação. ...
  • 3ª etapa: Implementação. ...
  • 4ª etapa: Auditoria Interna. ...
  • 5ª etapa: Certificação.

Quais os 5 passos para a certificação ISO?

Siga os 5 passos fundamentais para o sucesso da sua certificação ISO
  1. #1 Faça uma análise do negócio.
  2. #2 Crie suas declarações institucionais:
  3. #3 Identifique os stakeholders.
  4. #5 Defina uma política da qualidade:

Como é o processo de certificação ISO 9001?

Como certificar na ISO 9001? Para receber a certificação é necessário que o sistema de gestão de qualidade da sua empresa seja compatível com a ISO 9001. Caso os requisitos da ISO sejam atendidos, a organização passará por uma auditoria de certificação.

O que é um sistema de certificação?

É a comprovação formal e documentada de que o Sistema de Gestão da empresa está em conformidade com os requisitos específicos de uma determinada norma (ABNT NBR ISO 9001, ABNT NBR ISO 14001, ABNT NBR ISO 37001, OHSAS 18001, PBQP-h, entre outras).

O que é um processo de certificação?

A certificação é o processo no qual, através do recurso a uma entidade externa e independente à organização – o organismo de certificação ou entidade certificadora – preferencialmente acreditado para esse efeito, é emitido um certificado que atesta que determinado produto, processo ou serviço está em conformidade com ...

Artigo anterior
Como são chamadas as plantas que vivem na água?
Artigo seguinte
Porque k em CMYK?