Quem faz a acareação?

Perguntado por: Eduarda Adriana Macedo de Gaspar  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (40 avaliações)

Chama-se acareação o procedimento onde acusados, testemunhas ou ofendidos, ouvidos anteriormente são colocados face a face para esclarecer divergências constantes de suas declarações. A acareação pode ser requerida pelas partes ou determinada de ofício pelo juiz, não sendo, entretanto uma etapa obrigatória do processo.

Quem preside a acareação?

Salvo essa hipótese, não poderá presidir a acareação, devendo requisitar o ato à autoridade competente. O procedimento da acareação é simples: as pessoas envolvidas na divergência serão notificadas a comparecer perante a autoridade presidente, para que prestem seus esclarecimentos.

Como é feita uma acareação?

A acareação se procede a partir da constatação de ponto relevante sobre o qual as declarações anteriores foram divergentes. Os acareados serão notificados a comparecer e reperguntados para que esclareçam a divergência nas suas declarações, reduzindose a termo o ato de acareação.

O que acontece depois de uma acareação?

A acareação - mecanismo jurídico processual pelo qual duas ou mais pessoas são colocadas frente a frente para esclarecerem divergências relevantes em suas declarações - talvez seja o meio de prova de efetividade mais questionada em âmbito jurídico.

É possível que o juiz decrete a produção da prova de acareação de ofício?

A acareação pode ser determinada de ofício pela autoridade, seja ela magistrado ou delegado, ou requerida pelos sujeitos parciais do processo, o que contempla a acusação e a defesa (DEZEM, 2016, p. 726).

PCSP: O que é Acareação?

33 questões relacionadas encontradas

Quais são os limites para que o juiz produza provas de ofício?

Em suma: pela melhor leitura do artigo 370 à luz do paradigma da intersubjetividade, o juiz só poderá determinar de ofício as provas necessárias ao julgamento de mérito quando se tratar de questão que verse sobre direitos indisponíveis a respeito dos quais as partes não possam transigir.

Quando é possível a realização de uma acareação no Processo Penal?

O procedimento está previsto no artigo 229 do Código de Processo Penal, que permite a realização da acareação quando houver divergência nas declarações entre acusados, ofendidos e testemunhas.

Qual a natureza jurídica da acareação?

Acareação (arts.

A acareação é um meio de prova. Segundo a sua natureza jurídica, em que o juiz ou autoridade policial (art. 6º, VI, do CPP) prevê este meio de prova na fase do inquérito policial.

O que é contraditada?

Trata-se da impugnação ou objeção apresentada pela parte, geralmente, em relação à testemunha arrolada pelo adversário, especificamente, às pessoas que não podem depor (artigo 207 do CPP) ou às que não devem ser compromissadas (artigo 208 do CPP).

Quando contraditar a testemunha?

Compreende-se que o instante ideal para apresentar a contradita é aquele compreendido entre a qualificação da testemunha e o início de seu depoimento, sob pena de preclusão.

Qual o procedimento para o reconhecimento de pessoas e coisas?

Segundo previsão legal do artigo 226 do CPP, o procedimento do reconhecimento de pessoas/coisas possui três fases que podem ser resumidas da seguinte forma: 1 – descrição da pessoa ou coisa (inciso I); 2 – comparação da pessoa ou coisa com outras semelhantes (inciso II);

O que se entende por acareação e reconhecimento de pessoas e coisas?

ACAREAÇÃO É a colocação de uma pessoa na frente da outra que apresentaram versões diferentes sobre fatos relevantes. Se não tem relevância não será objeto da acareação. Normalmente esse procedimento é realizado ao final da audiência, depois que todo mundo foi ouvido.

O que é acareação no inquérito policial?

A acareação consiste no ato probatório por meio do qual são colocadas cara a cara, face a face, pessoas que apresentaram versões divergentes sobre determinado fato. ... 222 deste Código, bem como aos esclarecimentos dos peritos, às acareações e ao reconhecimento de pessoas e coisas, interrogando-se, em seguida, o acusado”.

O que significa Cariacao?

substantivo feminino Ação ou efeito de acarear, de confrontar ou comparar; acareamento. [Jurídico] Confronto entre as testemunhas ou entre as partes, que fazem parte de um litígio, cujos depoimentos apresentam inconsistências ou contradições; confrontação. Etimologia (origem da palavra acareação).

É vedada a acareação entre vítima e indiciado?

é vedada a acareação entre vítima e indiciado. é um ato informal que não necessita ser reduzido a termo. a testemunha devidamente intimada é obrigada a participar. ocorrerá somente quando for solicitada pelo advogado do indiciado.

É possível acareação entre peritos?

Pode a acareação ser requerida por qualquer das partes e, também, determinada de ofício pelo magistrado. Sua realização fica ao critério do julgador, visto ser a ele que o conjunto probatório se destina.

Como contraditar a testemunha em audiência?

O ideal é que, após o juiz perguntar o nome da pessoa que será ouvida, você, como advogado, peça a palavra ao magistrado e informe que pretende “contraditar” a testemunha. Certamente, neste momento o juiz te dará a palavra para que você sustente suas alegações.

O que fazer se minha testemunha foi contraditada?

Após a parte contrária, por intermédio de seu advogado apresentar a contradita, o Juiz fará algumas perguntas à testemunha, e em seguida decidirá se acata ou não a contradita. Se acatar, deverá dispensar a testemunha ou ouvi-la como informante, isto é, o depoimento do informante terá ínfima validade como prova.

Qual o sistema de inquirição da testemunha?

Qual é o sistema adotado pelo CPP, no tocante à inquirição das testemunhas? - Denise Cristina Mantovani Cera. Assim, no procedimento comum vige o sistema do cross examination , ou seja, as perguntas são formuladas pelas partes diretamente às testemunhas. A participação do juiz será após as perguntas das partes.

Pode ocorrer a acareação exceto?

A lei processual penal estabelece que a acareação poderá ocorrer entre acusados, entre acusado e testemunha, entre testemunhas, entre acusado ou testemunha e a pessoa ofendida, e entre as pessoas ofendidas. ... 229 do CPP, entendemos que, nessa hipótese, apenas excepcionalmente poderá ser determinada a acareação.

São princípios relacionados à jurisdição exceto?

São princípios relacionados à jurisdição, exceto: a) Princípio do juiz natural. b) Princípio da delegabilidade da jurisdição. c) Princípio da correlação.

O que diferencia a contradita da acareação?

Contradita: 03 testemunhas para provar a contradita. § 1º É lícito à parte contraditar a testemunha, arguindo-lhe a incapacidade, o impedimento ou a suspeição.... Acareação: Somente ocorre entre testemunho/testemunha ou testemunha/parte.

É válida a acareação realizada sem a presença de alguma das testemunhas que divergiram em suas declarações sobre fatos ou circunstâncias relevantes?

É inválida a acareação realizada sem a presença de alguma das testemunhas que divergiram, em suas declarações, sobre fatos ou circunstâncias relevantes. O reconhecimento de objeto deverá ser realizado com as mesmas cautelas previstas para o reconhecimento de pessoas, desde que aplicáveis.

Quando houver divergência de declarações pode o juiz ordenar de ofício a acareação das testemunhas?

Quando houver divergência de declarações, pode o juiz ordenar, de ofício, a acareação das testemunhas. D A testemunha será intimada por meio de oficial de justiça, sendo vedada a intimação pelos correios. Os relativamente capazes não podem depor na qualidade de testemunha.

Qual o conceito moderno de documento?

Um conceito moderno de documento: "todo objeto material visual, auditivo ou audiovisual que condense em si a manifestação do pensamento ou um fato à ser reproduzido em juízo". ... Eles são abrangidos pelo conceito de documento, embora não fossem considerados documentos antigamente.

Artigo anterior
Qual a pintura mais famosa do pintor francês Jacques-louis David em 1787?
Artigo seguinte
Pode lavar o cabelo depois da cirurgia de septo?