Quem eu sou ou quem sou eu?

Perguntado por: Kevin Nelson Tavares Vaz  |  Última atualização: 17. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (40 avaliações)

Nesse caso, há duas possibilidades de concordância: ⇢ concorda com o sujeito quem, ficando na 3ª pessoa do singular: Sou eu quem recebe os convidados. ⇢ concorda com o antecedente do quem: Sou eu quem recebo os convidados.

Quem sou ou que sou?

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

O que significa quem sou eu?

O ser humano é único. No mundo vivem muitas pessoas, mas nenhuma é igual à outra. Cada pessoa tem seu jeito de ser, seu gosto, seu modo de fazer as coisas.

Sou eu que faz ou sou eu quem faz?

Quando se tem o 'quem', a terceira pessoa sempre está correta. Também é possível fazer com o 'quem' o que se faz com o 'que'. Ex: 'sou eu que pago' ou 'sou eu quem pago'.

Sou eu mesma é correto?

O correto é o uso de “eu mesma” para quando a narradora for uma mulher e “eu mesmo” para quando o narrador for um homem. Isso porque, a palavra mesmo é um adjetivo, porém, neste caso possui sentido próprio e deve sofrer flexão de gênero.

Parangolé, Nenel - Fera Ferida (Quem Sou Eu?) (Ao Vivo)

29 questões relacionadas encontradas

Sou assim mesma ou mesmo?

Quando adjetivo, “mesmo” é um equivalente para “próprio”. Seria idêntico a se dizer, nas frases acima, que o homem ou mulher trocaram a lâmpada sozinhos, sem auxílio de terceiros. Mas, quando tem função de advérbio, “mesmo” substitui “realmente”, “exatamente”, “de fato”, etc.

Foi eu mesma ou fui eu mesma?

Antes de respondermos a essa questão, lembre-se de que a conjugação do primeiro verbo é “fui eu”. Não existe a forma “foi eu”, pois o verbo tem que necessariamente concordar com o sujeito (no caso, “eu”).

Que vai ser eu ou que vou ser eu?

No padrão coloquial, quando o verbo vem na frente, lasca-se a terceira do singular. A correção é muito simples: "Não vou ser eu quem vai mudar".

Faz ou faz?

Enquanto o “faz” pode ser a forma conjugada do verbo a ser usada tanto como pessoal quanto como impessoal, o “fazem”, o verbo “fazer”, conjugado na 3ª pessoa do plural no indicativo, só pode ser usado como verbo pessoal. Ou seja, o “fazem” indica uma ação que duas ou mais pessoas toma.

Sou eu quem paga ou sou eu que pago?

Quem, como pronome relativo, equivale a o que, aquele que. O verbo fica na 3ª pessoa do singular: Sou eu quem paga (Aquele que paga sou eu).

Quem sou eu textos?

A redação “quem sou eu” verifica a capacidade de autoconhecimento de cada candidato. O texto pode incluir informações como: informações pessoais (nome, idade, estado civil e hobbies), qualidades (determinado, organizado e proativo), sonhos (motivações e aspirações para a carreira).

Quem sou eu autoconhecimento?

A Dinâmica do Quem Sou Eu e o Autoconhecimento

O Autoconhecimento traz segurança na tomada de decisões em todos os campos da vida. Além disso, quando nos conhecemos, identificamos com assertividade nossos limites e capacidades, realizamos tarefas e traçamos objetivos com base em nossa essência.

Quem sou eu texto para perfil?

Frases sobre mim para o perfil do Facebook

Você pode me ver do jeito que quiser, mas só eu posso te mostrar quem realmente sou. Quem sou eu? A alegria de quem me ama, a tristeza de quem me odeia e a ocupação de quem me inveja! Se a pessoa não gosta de mim, é óbvio que ela tem mau gosto!

É ele que ou é ele quem?

– Foi ele que fez. – Fomos nós que fizemos. Já o “quem”, um pronome de terceira pessoa, tem um peso maior e o verbo deverá concordar com ele – independentemente de qual outro pronome aparecer antes.

Qual o sujeito de quem?

O pronome “quem” que representa a pessoa que pratica a ação contida no verbo é o próprio sujeito deste. Observe a seguinte frase: – João fez isso. Nessa frase o sujeito é “João”, pois foi ele que praticou a ação.

Quando se usa o quê?

Quando exerce a função de pronome relativo, "que" faz referência a algo ou alguém de que ou quem já se falou anteriormente. Exemplos: Esse é o computador que acabei de comprar.

Faz dias ou fazem?

Faz dois dias é a forma correta de escrita desta expressão. A expressão fazem dois dias está errada.

Fazem ou faz 84 anos?

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Como se escreve fazem ou faz?

Significado de Faziam

Faziam vem do verbo fazer. O mesmo que: realizavam, construíam, elaboravam, criavam, equivaliam, percorriam, constituíam, preparavam, geravam.

Vai EU está certo?

Altere a ordem de sujeito anteposto (antes do verbo) para sujeito posposto (depois do verbo), momento em que a flexão não pode mudar: vou eu, vais tu, vai ele, vamos nós, ides vós, vão eles (não se trata do imperativo afirmativo, embora pareça).

Sou eu quem responde ou responde?

A concordância do verbo com este pronome se efetua, a princípio, na 3ª pessoa do singular: "Sou eu quem responde pelos meus atos." "Sou eu quem agradece por tudo."

Faz três anos ou fazem?

A construção correta é faz dez anos. Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: Faz dez anos que não viajo.

Quando usar foi e fui?

Fui é a forma correta de conjugação do verbo ser (ou do verbo ir) na 1. ª pessoa do singular no pretérito perfeito do indicativo. A forma verbal foi também existe e está correta, mas indica a 3. ª pessoa do singular.

Quando se usa mesmo ou mesma?

Quando equivale a próprio, mesmo é variável: Ela mesma (própria) arrumou a sala; As vítimas mesmas reclamaram. Como advérbio significa até, também, de fato, exatamente, e é invariável: Mesmo as amigas a deixaram; Foi mesmo uma boa notícia.

O que significa eu fui?

Fui vem do verbo ser. O mesmo que: existi, aconteci, vivi, fiz, relacionei, signifiquei, representei, estive.

Artigo anterior
O que é uma ação de despejo para uso próprio?
Artigo seguinte
Quem foram os balaios?