Quem está isento do pente fino do INSS?

Perguntado por: Santiago Carlos Reis Leite Pereira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (57 avaliações)

Segurados com mais de 60 anos que recebem aposentadoria por invalidez ou pensão; Aposentados por invalidez ou segurados do auxílio-doença que recebem o benefício há mais de 15 anos e que tenham acima de 55 anos de idade; Portadores do vírus HIV; Beneficiários com mais de 10 anos de recebimento dos seguros.

Quem está fora do pente-fino do INSS 2022?

Os grupos que estão de fora da análise do INSS são os pensionistas em condição de invalidez e que tenham mais de 60 anos, aposentados por invalidez com idade maior de 60 anos, portadores de HIV e beneficiados em condição de incapacidade que recebem o valor por mais de 15 anos.

Quem não pode passar pelo pente-fino do INSS?

Agora, veja as situações em que você não pode ser convocado pelo INSS para passar pelo pente-fino.
  • Pensionista que se casou novamente. Essa é umas das principais dúvidas do(a) viúvo(a) que recebe pensão por morte do cônjuge falecido. ...
  • Aposentado por idade que voltou a trabalhar. ...
  • Aposentados e pensionistas.

Quem tem mais de 60 anos vai passar pelo pente-fino?

A regra foi publicada no Diário Oficial da União de ontem. Estão na mira do pente-fino todas as pessoas que recebem auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez e que tenham menos de 60 anos. Segurados que passarem de 60 anos não podem mais perder o benefício.

Quem vai ser convocado pelo pente fino?

Quem foi convocado

O pente-fino é destinado exclusivamente aos beneficiários do antigo auxílio-doença, incluindo o acidentário e engloba apenas as pessoas que estão há mais de seis meses sem passar por perícia médica e sem data definida para cessação do benefício.

Pente fino | Quem está isento e quem vai ser chamado?

17 questões relacionadas encontradas

Quando acaba o pente fino?

Os depósitos começam antes para auxílios-doença no valor de um salário mínimo (R$ 1.100). O último pagamento do ano, referente a dezembro, será feito entre os dias 23 de dezembro e 7 de janeiro.

Quem não precisa fazer perícia no INSS?

Quem está fora da mira: – Beneficiários com 55 anos ou mais de idade e que têm mais de 15 anos de aposentadoria por invalidez ou de auxílio-doença. – Aposentados por invalidez que já completaram 60 anos de idade, independente do tempo de benefício.

Quem pode perder o benefício do INSS?

pensionistas inválidos que possuem mais de 60 anos de idade; portadores de HIV; segurados que recebem benefícios previdenciários há mais de 10 anos.

Pode cortar aposentadoria?

INSS pode cortar benefício de 85 mil pessoas após dia 19 de novembro; veja a lista. Pente-fino do INSS convocou 95 mil segurados em setembro. Perícia deve ser agendada até 19 de novembro para benefício não ser suspenso.

Vai ter pente fino em 2022?

O programa poderá ser prorrogado até 2022. Entre outros pontos, o Programa Especial considera como irregularidade: - Acúmulo de benefícios, desde que indicado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria-Geral da União (CGU).

Como fica a aposentadoria por invalidez em 2022?

A princípio, o segurado deve pedir o benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença. Posteriormente, de acordo com a avaliação da perícia médica do INSS, se for constatada que a invalidez é total e permanente, é aprovada a aposentadoria.

Quem vai ser convocado para perícia do INSS?

Aposentados por invalidez que tenham 60 anos ou mais; Beneficiários de auxílio-doença concedido pelo INSS, com “data fim” estipulada; Segurado com indicação de reabilitação profissional; Aposentados por invalidez que recebem o benefício há mais de 15 anos e possuem entre 55 e 59 anos de idade.

O que faz uma pessoa perder a aposentadoria?

Confira, a seguir, quem fica de fora da avaliação do INSS: Maiores de 60 anos que recebem aposentadoria por invalidez ou pensão. Aposentados por invalidez ou segurados do auxílio-doença que recebem o benefício há mais de 15 anos e que e tenham mais de 55 anos de idade. Pessoas portadoras do vírus HIV.

Quanto tempo o benefício fica disponível para saque?

PAGAMENTO: Quem não sacar benefício em 60 dias tem que pedir desbloqueio ao INSS. Da Redação (Brasília) - Os benefícios que não são sacados em 60 dias, depois da data prevista para o pagamento, são devolvidos pelo banco ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O que fazer quando o INSS corta aposentadoria?

Central de Atendimento 135

Depois, basta informar que o motivo da ligação é um agendamento e escolher o local, data e hora do procedimento.

Quando pode ser considerado motivo de cancelamento do benefício previdenciário?

Podemos mencionar algumas hipóteses em que o INSS pode proceder ao cancelamento de benefício previdenciário: o retorno ao trabalho em atividade nociva à saúde ou à integridade física do segurado que percebe aposentadoria especial (art.

Quais as causas que levam a perder o auxílio-doença?

Isso pode acontecer se, ao analisar a papelada, houver falhas como falta de carimbo e do número do CRM (registro profissional) do médico, ou falha na assinatura. O que fazer: Ao entrar com um recurso, o trabalhador deve apresentar um novo laudo médico com as especificações exigidas pelo INSS.

Quando o auxílio-doença pode ser cessado?

Em resumo, o auxílio-doença só é devido ao segurado que fica incapaz para o trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15 dias. Na prática, o auxílio-doença costuma ser cessado justamente porque o INSS conclui que o segurado já pode voltar a trabalhar.

Como saber se tenho que fazer perícia INSS?

Confira quais são os casos que exigem o agendamento de perícia:
  1. Auxílio-acidente;
  2. Auxílio-doença (Auxílio por Incapacidade Temporária);
  3. Benefício de Prestação Continuada – BPC;
  4. Aposentadoria por invalidez (Aposentadoria por Incapacidade Permanente);
  5. Aposentadoria da Pessoa com Deficiência;

O que acontece se eu não for na perícia do INSS?

Caso a perícia médica do INSS não aconteça por causa do fechamento da agência, os servidores do INSS serão responsáveis por fazer a remarcação. Nesse caso, o reagendamento deve acontecer até às 12h do dia seguinte.

O que é perícia inicial INSS?

A primeira perícia que você irá fazer é chamada de perícia inicial. Nessa perícia o perito do INSS vai analisar se você preenche os requisitos para ter direito ao benefício. O médico avalia se você está ou não incapacitado, de acordo com os laudos médicos e exame clinico.

Quais são as últimas notícias para os aposentados do INSS?

INSS: saiu o índice usado para reajuste de aposentadorias acima do mínimo
  • Previdência Social. INSS: reajuste de aposentadorias acima do mínimo depende de um índice de inflação. ...
  • Previdência Social. INSS: qual a previsão de reajuste das aposentadorias para 2022. ...
  • Fique atento. ...
  • Decisão liminar.

Como saber se meu nome está na lista do INSS?

Para você consultar se seu nome está na lista, basta consultar o site dos TRF (tribunal regional) responsável pela sua ação.

O que devo fazer para passar na perícia do INSS?

Como se preparar para a perícia médica no INSS?
  1. 12 Dicas para passar na perícia do INSS.
  2. 1 – Vista-se de forma adequada. ...
  3. 2 – Chegue cedo. ...
  4. 3 – Leve todos os documentos necessários. ...
  5. 4 – Se possível, pegue um atestado novo. ...
  6. 5 – Responda só o que o perito perguntar. ...
  7. 6 – Não responda às perguntas do perito de forma subjetiva.

Como saber se a aposentadoria por invalidez é definitiva?

O benefício de aposentadoria por invalidez não é concedido de forma definitiva, devendo ser revisto a cada dois anos. Somente são isentos de fazer o exame os segurados maiores de 60 anos e os aposentados que possuem HIV.

Artigo anterior
Quando a filha de militar perde a pensão?
Artigo seguinte
Para que serve uma emenda constitucional?