Quem eram os Malês e quais eram suas reivindicações durante a Revolta dos Malês?

Perguntado por: Daniel Pinto Nunes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (11 avaliações)

Os participantes da Revolta dos Malês eram todos africanos, e existem evidências que apontam que, se vitoriosos, os rebeldes pretendiam voltar-se contra toda a população nascida no Brasil. Os envolvidos também eram majoritariamente escravos urbanos, e pouquíssimos escravos da lavoura participaram dessa revolta.

Quais eram as reivindicações da Revolta dos Malês?

Os principais objetivos da revolta dos Malês eram: Confisco dos bens dos brancos e mulatos. Conquista dos mesmos direitos que tinha os cidadãos brancos. Criação de uma república islâmica.

Quem eram os Malês?

Os malês eram negros de origem islâmica, que organizaram o levante. O termo malê tem origem na palavra imalê, que significa "muçulmano" na língua iorubá. A revolta contou com cerca de 600 homens. Os malês também eram conhecidos como nagôs na Bahia, mas nem todo nagô professava a religião islâmica.

Quem eram os Malês Brainly?

A Revolta dos Malês foi uma revolta de africanos escravizados que aconteceu na cidade de Salvador, em 1835, e mobilizou cerca de 600 africanos. ... A Revolta dos Malês, que ficou marcada pela grande adesão de africanos muçulmanos, acabou fracassando e os envolvidos foram duramente punidos.

Quem fazia parte da Revolta dos Malês?

Em janeiro de 1835 um grupo de cerca de 1500 negros, liderados pelos muçulmanos Manuel Calafate, Aprígio, Pai Inácio, dentre outros, armou uma conspiração com o objetivo de libertar seus companheiros islâmicos e matar brancos e mulatos considerados traidores, marcada para estourar no dia 25 daquele mesmo mês.

Revolta dos Malês - Brasil Escola

37 questões relacionadas encontradas

O que foi os revoltosos?

Os revoltosos propunham o fim do catolicismo, o assassinato e o confisco de bens de todos os brancos e mestiços, a implantação de uma monarquia islâmica no Brasil, bem como defendiam também a escravização ou assassinato dos não islâmicos.

Quem são os Haussás?

Os hauçás são muçulmanos, embora no passado adotassem práticas animistas, que ainda são encontradas em partes mais remotas. Têm sido um fator importante da disseminação do islamismo na África ocidental, por meio de contatos econômicos, de comunidades comerciais da diáspora hauçá e da política.

Quais foram os principais efeitos da Revolta dos Malês?

Cerca de 200 escravos foram presos e julgados. O resultado do julgamento foi: pena de morte para os principais líderes do movimento e açoites e trabalhos forçados para os demais. Estima-se que 281 foram condenados à prisão e 16 à morte.

O que aconteceu com os Malês que se revoltaram?

A revolta contra os maus-tratos recebidos dos senhores, o racismo sofrido pelos escravos, a proibição de praticar o islamismo e a influência das rebeliões anteriores levaram os malês a se revoltarem. ... Os revoltosos pretendiam aproveitar a ida de seus senhores para a festa e assim iniciarem a revolta.

Quem eram os negros Malês que habitavam Salvador?

Questão 1. Explique quem eram os negros malês, que habitavam a cidade de Salvador. “Male” era um termo comumente utilizado para designar todo e qualquer escravo que fosse praticante da religião muçulmana e dominasse a leitura e a escrita da língua árabe.

Porque o nome Malês?

Tratava-se, em sua imensa maioria, de negros muçulmanos, em especial da etnia nagô, de língua iorubá. Vem daí o nome que a rebelião recebeu: Revolta dos Malês. A expressão "malê" provém de "imalê", que no idioma iorubá significa muçulmano.

Qual foi a maior Revolta do Brasil?

Com uma década de duração, de 1835 a 1845, a Revolução Farroupilha foi a mais longa revolta do país.

Quais foram as principais reivindicações da Revolução Farroupilha?

Foi concedido às elites o direito de escolherem o seu presidente; as dívidas seriam pagas pelo governo central; os generais farrapos poderiam passar para o exército brasileiro com os mesmos postos que ocupavam nas forças rebeldes; garantia o direito de propriedade e a segurança individual; os prisioneiros de guerra ...

Qual a principal reivindicação da Cabanagem?

As reivindicações

Enquanto a elite local desejava eleger seu próprio presidente da Província, a população mais pobre reivindicava melhores condições de vida, o fim da escravidão e a posse de terras.

Qual a importância da Revolta dos Malês para a história do Brasil?

A Revolta dos Malês notabilizou-se pela luta por direitos iguais de acesso ao trabalho e à educação e pela liberdade. Na ocasião, o cenário de Salvador, BA, era marcado por uma crise econômica, elevado custo de vida e privilégios às camadas mais abastadas da população.

Porque os escravos se rebelaram?

Os estudos conduzidos pelos historiadores apontam que os africanos eram mais resistentes à escravidão do que os crioulos, porque muitos dos povos africanos escravizados possuíam um histórico recente de envolvimentos com a guerra, como foi o caso dos nagôs e haussás.

O que a Revolta dos Malês representou?

Sem espanto, a revolta dos malês, representou a mobilização de cerca de 1.500 escravos africanos, os quais lutavam pela libertação dos negros de origem islâmica, ou seja, os escravos muçulmanos.

Quais foram os cincos principais revoltas do período regencial?

Revoltas do Período Regencial

Guerra dos Farrapos (ou Revolução Farroupilha), na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul (1835 – 1845); Revolta dos Malês, Província da Bahia (1835); Sabinada, na Província da Bahia (1837 – 1838); Balaiada, na Província do Maranhão (1838 – 1841).

Qual era a consequência direta da tomada dos Malês ao governo?

Qual era a consequência direta da tomada dos malês ao governo? Obrigatoriedade a religião muçulmana. Assassinato aos escravos não muçulmanos. O fim da miséria dos escravos muçulmanos.

Quem são os iorubás?

O povo ioruba é um dos maiores grupos étnicos da Nigéria, um país africano, somando mais de 20 milhões de indivíduos no início do século XXI. Vivendo em grande parte a sudoeste do país, há alguns grupos pequenos espalhados em Benin e ao norte de Togo.

Qual era o objetivo da Revolta dos escravos haussás?

Desencadeada num contexto de inquietação política metrópole-colônia, com os conflitos que levaram à queda do regime colonial (1822) e o quadro de subsequentes levantes de cativos, principalmente na primeira metade do século XIX na Bahia, a Revolta dos Haussás, como ficou conhecido o movimento, expõe alguns pontos ...

O que foi as rebeliões escravas?

As revoltas escravas são parte importante da história social e política brasileiras. ... Lideradas por homens e mulheres africanos e/ou nascidos no Brasil, os levantes não foram casos excepcionais, mas sim parte do cotidiano de uma sociedade formada pelo tráfico de africanos e dominação sobre negros e indígenas.

O que aconteceu com os revoltosos?

Os revoltosos presos foram julgados e condenados, porém recorreram ao Supremo Tribunal de Justiça. Em 1840, d. Pedro II foi coroado imperador e anistiou os sabinos. Os réus livraram-se da condenação à morte, mas foram obrigados a mudar-se para lugares distantes da Bahia, como Goiás e Mato Grosso.

Qual era o objetivo da coluna preste?

A particularidade da Coluna Prestes perante as demais revoltas: foi a mais longa com a duração de dois anos e seu objetivo era realizar um levante da população contra o governo vigente. O movimento ganhou apoio da população onde avançava, porém despertou ódio por parte dos coronéis a favor da República Velha.

Quem era o líder da Coluna Preste?

Coluna Prestes foi um movimento que atuou entre 1925 e 1927 em oposição ao governo de Artur Bernardes e que teve, como um de seus grandes líderes, Luís Carlos Prestes.

Artigo anterior
Quais as diferenças entre as IAPs E o INPS?
Artigo seguinte
Para que serve o portfólio do aluno?