Quem eram os demos e os eupátridas?

Perguntado por: Filipa Rita Guerreiro Simões Barbosa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (34 avaliações)

Ao que tudo indica, os eupátridas compunham a classe governante e única nobreza reconhecida, os geomori representando todos os habitantes, indivíduos ordinários da cidade, de todas as classes, e os demiurgi eram os artesãos e comerciantes em geral.

O que era a demos na Grécia Antiga?

Na Grécia Antiga, o demo (em grego: δῆμος) era uma subdivisão da Ática, região da Grécia em torno de Atenas. Os demos já existiam, como meras subdivisões de terra nas áreas rurais, desde o século VI a.C., e mesmo antes, porém só adquiriram um significado mais importante depois das reformas de Clístenes, em 508 a.C..

Quem eram os eupátridas e qual era a ocupação desse grupo social?

Os eupátridas, em Atenas (na Grécia Antiga), eram aqueles considerados bem nascidos (eu = Bom, pátrida = parido), ou seja, filhos da elite. Formavam a aristocracia governante da pólis (cidade). Eram os proprietários de terras e escravos.

O que eram os Georgóis?

Georgóis: pequenos proprietários, também livres e considerados cidadãos; Demiúrgos: comerciantes que enriqueceram e também possuíam o status de cidadãos; Metecos: estrangeiros que, em geral, se dedicavam ao comércio e não possuíam direitos políticos; ... Não possuíam direito à participação política.

Como surgiu os eupátridas?

Em 600 a.C., Atenas, a principal cidade grega, encontrava-se dividida. Os eupátridas, como eram chamados os aristocratas, subjugavam os agricultores com empréstimos impagáveis. Encurralados, os pequenos proprietários perdiam suas terras e viravam escravos. Muitos deles chegaram a ser enviados à África.

Escravos capoeiras lutam no Brasil e são castigados (1820 ) - Augustus Earle - Víd.4de12

34 questões relacionadas encontradas

O que era a agora onde ela se localizava?

A ágora era uma praça pública onde ocorria as reuniões dos cidadãos das cidades-estado da Grécia Antiga. A Ágora era o nome que se dava às praças públicas na Grécia Antiga. Nestas praças ocorriam reuniões onde os gregos, principalmente os atenienses, discutiam assuntos ligados à vida da cidade (pólis).

Como se deu o surgimento da pólis grega?

O agrupamento das tribos e a influência dos Eupátridas determinaram a formação das primeiras Cidades-Estado, ou seja, as pólis gregas. Em muitas dessas pólis, vemos que a povoação se desenvolvia em torno da acrópole. Situada no ponto mais alto da cidade, esse espaço congregava os palácios e templos de uma pólis.

O que são os hilotas?

Os hilotas eram a classe mais baixa da sociedade espartana, que vivia nas terras dos aristocratas da cidade e tinha de cultivá-las para sobreviver. Uma parte do que era produzido pelos hilotas ficava com os esparciatas, aqueles considerados cidadãos.

O que são os metecos?

Os metecos, conforme eram conhecidos os estrangeiros, atingiram no século V a. C. o número de 20 000 em Atenas e não possuíam os mesmos direitos que eram inerentes aos cidadãos.

O que eram os demiurgos em Atenas?

Já os comerciantes, artesãos e assalariados urbanos, que eram chamados demiurgos, estavam excluídos das decisões políticas da pólis e também queriam participar delas. O resultado dessas pressões constantes foi uma reforma nas leis feita por Sólon, um juiz ateniense.

O que são os eupátridas?

Os eupátridas consistiam em um grupo social da Grécia Antiga detentores de altas posições, constituindo a nobreza da região da Ática (correspondente a Atenas e regiões circunvizinhas). Em grego, o termo significa algo como "aqueles bem nascidos", ou "os de pais nobres".

Quais eram os privilégios dos eupátridas?

Segundo a tradição, eles formam o primeiro grupo de organização política decretada por Teseu: eles gostam de exclusividade dos direitos políticos e religiosos. Após a queda da monarquia ateniense, mantêm os seus privilégios políticos e supremacia, amarrado à sua propriedade da terra.

O que era o agora?

A Ágora Antiga de Atenas era o centro da vida social, política e comercial da cidade na antiguidade. Atuando como coração da cidade, na Ágora Antiga aconteciam tanto reuniões e debates políticos como eleições, celebrações religiosas, atividades mercantis, atuações teatrais ou competições atléticas.

O que significa o termo demos?

Significado de Demos

Demos vem do verbo dar. O mesmo que: ofereçamos, oferecemos, trocamos, troquemos, transfiramos, transferimos, vendemos, vendamos, pagamos.

O que é demos em latim?

Outras trazem à tona algumas dúvidas sobre possíveis parentescos , algumas delas são: “latim DEMOS, “povo”, originalmente ”distrito” ” e “Latim DAEMON, “espirito”, do Grego DAIMON”.

Quem o personagem demos representa no contexto real da Grécia?

a) a palavra "demos", que significa genericamente "povo", se referia a todos os habitantes de Atenas.

Qual era o papel dos metecos?

Eles se dedicavam ao comércio e à atividade manufatureira. Apesar de não possuírem os mesmos direitos que os atenienses, os metecos eram assimilados pela população, gozando vários direitos que não implicassem na participação na política.

Quem eram os metecos na Grécia?

Metecos: Eram os estrangeiros residentes em Atenas, geralmente se dedicavam ao comércio. ... Os metecos estavam excluídos dos direitos políticos, não sendo considerados cidadãos, e estavam proibidos de casarem com mulheres atenienses.

Qual é a diferença entre Esparciatas e metecos?

Eles usufruíam de privilégios políticos e se dedicavam em tempo integral ao governo da cidade. ... Por outro lado, os metecos eram homens livres, porém, não eram nascidos em Atenas e, portanto, não tinham acesso aos principais cargos políticos. Desse modo, dedicavam-se ao comércio e pagavam os impostos.

Quem eram o hilotas em Esparta?

Hilotas – pessoas submetidas ao regime de servidão. Não possuíam direitos políticos e eram considerados propriedade do Estado. Os hilotas viviam em péssimas condições e, muitas vezes, eram vítimas de massacres por parte dos espartanos para evitar rebeliões.

O que os hilotas faziam em Esparta?

Os hilotas (em grego Εἱλῶται, "Heílotai" ou "Heílotes") eram os servos da Grécia. Diferentemente dos escravos, os hilotas eram propriedade do Estado, que administrava a produção econômica. Durante a Cripteia um grupo de jovens espartanos era designado para assassinar líderes em potencial entre os hilotas.

Quem eram os hilotas e em que eles trabalhavam?

Os hilotas (do grego heílotai ou heílotes, “conquistado”, “prisioneiro”) eram os servos de Esparta, indivíduos não cidadãos, presos à terra e propriedade do Estado. Eram, assim, escravos públicos a serviço da comunidade espartana. ... Os hilotas cultivavam a terra dos espartanos e dela tiravam seu sustento.

Como eram formadas as pólis gregas?

A pólis grega era formada, basicamente, por uma Acrópole, uma Ágora, uma Khora e uma Ástey. A acrópole corresponde à parte mais elevada, alta da pólis, onde existiam templos dedicados aos deuses. Ficava acima da Ágora, que era a parte mais pública da comunidade. Lá existia o mercado e as assembleias do povo.

O que é correto afirmar sobre a pólis grega?

Alternativa correta: e) Representavam as cidades-estado da Grécia Antiga. A “pólis”, palavra que significa cidade em grego, era o centro das decisões políticas e econômicas da Grécia Antiga. Note que estas cidades eram independentes entre si, mas unidas pela cultura, religião e idiomas comuns.

Quais foram as principais pólis gregas?

Além de Esparta e Atenas, Tebas, Creta e Troia também foram importantes cidades-Estados (ou pólis gregas), porém se destacaram mais nas relações comerciais. Os gregos também são chamados de Helenos pelo fato de, na Antiguidade, a Grécia ser conhecida como Hélade.

Artigo anterior
Como depositar dinheiro na minha conta no PayPal?
Artigo seguinte
Qual o tecido dos bronquios?