Quem eram os cidadãos atenienses?

Perguntado por: Margarida Mariana Machado Faria Brito  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (6 avaliações)

Cidadãos: grupo de pessoas nascidas em Atenas e de pais atenienses. Tinham direitos políticos e direito à propriedade. Metecos: nascidos em outras cidades e considerados estrangeiros por isso. Eram bem aceitos na sociedade ateniense, mas não tinham direito à cidadania.

Como eram os cidadãos atenienses?

Esses cidadãos atenienses viviam na pólis, onde se dedicavam à política, à filosofia e às atividades físicas (Olimpíadas). Enquanto se dedicavam ao saber e à estética, suas terras eram trabalhadas e cuidadas pelos escravos. ... Cada cidadão ateniense possuía um contingente de um a dois escravos.

Quem eram os moradores de Atenas?

Apesar de os antigos habitantes de Atenas se considerarem Autóctones, eles na verdade resultam de uma lenta mistura de populações pré-helênicas realmente autóctones com populações helênicas, vindas principalmente da Iônia, sem histórico de conflitos ou conquistas violentas.

Quais foram as principais características da sociedade ateniense?

Principais características da sociedade ateniense:

- A sociedade ateniense era censitária, ou seja, o critério de posição social se davam em função da renda do indivíduo. - Havia mobilidade social, ou seja, um indivíduo poderia passar de nível social conforme ficasse mais rico ou mais pobre.

Quem eram os cidadãos gregos?

Na Grécia Antiga, apenas os homens livres, não escravos, nascidos na Pólis e que lá viviam, tinham direito à cidadania.

Grécia Antiga: Democracia Ateniense

21 questões relacionadas encontradas

O que é ser um cidadão grego?

Na Grécia antiga, considerava-se cidadão aquele nascido em terras gregas. Em Roma a palavra cidadania era usada para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer. Juridicamente, cidadão é o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado.

Qual a diferença entre o cidadão da Grécia Antiga e o do Brasil atual?

C) na democracia ateniense, os cidadãos se reuniam na Ágora e decidiam os destinos da sua cidade. Já na democracia brasileira atual, os cidadãos elegem os seus representantes e são eles que tomam as decisões.

Qual das alternativas abaixo apresenta características importantes da sociedade ateniense?

Atenas foi uma importante cidade-estado grega na antiguidade. Qual das alternativas abaixo aponta características importantes da sociedade ateniense. B - Em Atenas todas as pessoas podiam participar da democracia, inclusive escravos, mulheres e crianças.

Quais são as características da democracia ateniense?

A democracia ateniense é fundamentada pelos princípios de isonomia, isegoria e isocracia. A isonomia é o princípio em que todos os cidadãos têm os mesmos direitos e deveres perante a lei. A isocracia defende que todos esses cidadãos têm a mesma oportunidade de ocupar os cargos políticos disponíveis no governo.

Quem era considerado um cidadão em Atenas?

Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses.

Como eram chamados os estrangeiros que moram em Atenas?

Metecos: Eram os estrangeiros residentes em Atenas, geralmente se dedicavam ao comércio. O fato de Atenas ter sido uma cidade cosmopolita contribui para uma grande presença de metecos.

Quais eram as exigências dos atenienses para um indivíduo pode ser um cidadão?

Em Atenas eram considerados cidadãos homens livres (eleutheroí), maiores de 18 anos, filhos de pai ou mãe ateniense – após 451 a.C. deveriam ter pai e mãe ateniense –, e serem inscritos nos registros cívicos do demos. Tinham como direito a participação política, a propriedade da terra e a defesa do território cívico.

Quais as características da democracia ateniense Brainly?

Democracia Ateniense

Naquela época, os indivíduos eram eleitos ou eram feitos sorteios para os diferentes cargos. Na democracia ateniense, existiam assembleias populares, onde eram apresentadas propostas, sendo que os cidadãos livres podiam votar. Veja também o significado da Democracia direta.

Quais as principais diferenças entre a democracia de Atenas é a democracia que temos hoje?

Diferenças entre a Democracia Grega e Democracia Atual

Além disso, na democracia ateniense, os cidadãos tinham uma participação direta na aprovação das leis e nos órgãos políticos da polis, enquanto na democracia atual (democracia representativa) os cidadãos elegem um representante.

Qual é a proteção da democracia ateniense?

Segundo Aristóteles, o ostracismo foi integrado à constituição ateniense no século VI a.C. e posto em prática pela primeira vez em 488 ou 487 a.C., para impedir a participação de ex-tiranos nas eleições e implantar, assim, a verdadeira democracia.

Quais são os principais órgãos da democracia ateniense?

Na democracia ateniense, os cidadãos eram iguais perante as leis, considerando-se como cidadão o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. As duas principais instituições dessa democracia eram a Bulé, o conselho que formava as leis, e a Eclésia, a assembleia que tomava as decisões.

Qual alternativas abaixo aponta uma importante característica da cultura na Grécia antiga?

1- Qual das alternativas abaixo aponta uma importante característica da cultura na Grécia Antiga? A – As artes plásticas na Grécia Antiga não apresentou grande valor artístico, pois as esculturas e pinturas não eram realistas.

Qual das alternativas abaixo apresenta importantes características da economia feudal?

4. Qual das alternativas abaixo apresenta importantes características da economia feudal? B - A base era o artesanato e as relações comerciais ocorriam, principalmente, através do sistema monetário (uso de moedas).

Qual a diferença entre o cidadão da antiguidade e o cidadão de hoje?

Aristóteles definiu o cidadão como todo aquele que tem o direito e consequentemente o dever de formar um governo, hoje ser cidadão abrange muito mais que isso. Ser cidadão é ter direitos e deveres e é ser reconhecido como um membro pleno e igual da sociedade.

Quais as principais diferenças e semelhanças entre a democracia grega e a atual?

A democracia grega e a democracia atual são bem diferentes. Na Grécia Antiga, apenas cidadãos, ou seja, só homens podiam votar. Diferentemente de hoje, no qual todo cidadão, tanto homem quanto mulher podem votar.

Qual a diferença da política da Grécia Antiga para nossa política atual?

A Grécia hoje

Sua forma de governo é a república parlamentarista. A Grécia vive sob regime democrático. Trata-se de uma democracia representativa, diferente daquela praticada no período Clássico. Naquela época, as pessoas participavam diretamente, emitindo sua opinião na Assembleia, que reunia todos os cidadãos.

Como obter a cidadania grega?

É necessário que o ascendente tenha registro masculino ou registros municipais na Grécia. A outra maneira de obter a cidadania grega é através da naturalização, que pode ser feita ainda no Brasil (é preciso que o requerinte prove descendência grega) ou na própria Grécia.

O que era ser cidadão e quem podia exercer a cidadania na cidade de Atenas?

Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.

Quais eram os direitos essenciais dos cidadãos na democracia ateniense?

Apenas pessoas com esses atributos podiam participar do governo democrático ateniense, o regime político do “povo soberano”. Os cidadãos tinham três direitos essenciais: liberdade individual, igualdade com relação aos outros cidadãos perante a lei e direito a falar na assembleia.

Artigo anterior
Quanto vem de limite no cartão Casas Bahia?
Artigo seguinte
Como são construídos os nossos valores?