Quem era e quem não era cidadão em Atenas?

Perguntado por: Verónica Jéssica Fernandes de Gonçalves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (61 avaliações)

A condição de cidadão era restrita aos homens livres nascidos em Atenas. As mulheres, os estrangeiros (metecos) e os escravos estavam excluídos dos direitos políticos, o que restringia a participação a uns 10% da população. A cidadania não era considerada um direito, mas um dever.

Quem não era cidadão na cidade de Atenas?

Comerciantes, artesãos, mulheres, escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos.

Quem era quem eram os cidadãos em Atenas?

Eram considerados cidadãos, segundo a lei ateniense de Péricles, os homens que fossem filhos de pessoas detentoras do mesmo estatuto. Era também necessário que o pai reconhecesse o filho e que este fosse enquadrado na estrutura social vigente na cidade natal.

Quem eram os cidadãos na antiguidade em Atenas e Roma?

Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.

Quem eram os cidadãos na Grécia antiga?

Na Grécia Antiga, apenas os homens livres, não escravos, nascidos na Pólis e que lá viviam, tinham direito à cidadania.

ATENAS Grécia Antiga -Você conhece a História de Atenas?

18 questões relacionadas encontradas

Quem eram as pessoas que não podiam participar das decisões políticas?

Escravos, mulheres e estrangeiros não poderiam participar nas instituições democráticas. Em geral, acredita-se que apenas 30% da população adulta de Atenas era elegível para participar do processo eleitoral.

Quais eram os grupos sociais excluídos da vida política de Atenas?

Para ser cidadão, era necessário ser homem, filho de pais atenienses, livre e maior de idade. Dessa forma, mulheres, crianças, escravos e estrangeiros estavam excluídos das decisões políticas.

Quais os outros grupos sociais ficavam de fora?

Mulheres, estrangeiros e escravos ficavam fora do sistema e não participavam das decisões públicas.

Que grupo social tinha direitos políticos em Esparta é que grupos eram excluídos desses direitos?

A sociedade espartana estava dividida entre os que participavam da vida política – como os espartanos que compunham a máquina do estado – e os que não possuíam direitos políticos: os hilotas e os periecos.

Quem tinha direito político em Atenas?

Cidadãos: grupo de pessoas nascidas em Atenas e de pais atenienses. Tinham direitos políticos e direito à propriedade. Metecos: nascidos em outras cidades e considerados estrangeiros por isso. Eram bem aceitos na sociedade ateniense, mas não tinham direito à cidadania.

Quem não podia participar das decisões políticas de Roma?

Os cidadãos de Roma

Já os não cidadão não-livres, estavam os escravizados. Estes poderiam ser prisioneiros de guerra, ou cidadãos que contraíssem dívidas públicas.

Quem eram as pessoas que apesar de habitarem os limites da cidade não podiam participar das decisões políticas?

Apenas os escravos e os metecos (estrangeiros) não participavam das decisões políticas, pois não tinham direito de cidadania."

Quem eram os cidadãos espartanos?

Esparta era uma pólis aristocrática, e somente os esparciatas eram considerados cidadãos.

Qual é o papel do cidadão em Esparta?

5 Esparta Representou os valores de austeridade, espírito cívico, submissão total do indivíduo ao Estado. Sociedade conservadora, patriarcal, aristocrática, guerreira e eugênica (não se admite defeitos físicos nos cidadãos).

O que é ser um espartano?

Significado de Espartano

adjetivo Que se refere a Esparta (cidade situada na Grécia). [Figurado] Que se pode assemelhar aos preceitos dos antigos habitantes de Esparta; que tende a ser rigoroso; austero. substantivo masculino Pessoa que nasceu em Esparta; habitante de Esparta. Etimologia (origem da palavra espartano).

Como era a sociedade espartana?

Esparta foi uma das mais importantes cidades-estado da Grécia Antiga e ficou marcada por ter uma sociedade hierarquizada com pouca mobilidade social. Dentro dessa estrutura social, os esparciatas eram a classe privilegiada, gozando de riquezas oriundas de suas terras, e eram os únicos com direitos políticos.

Quem governou Atenas assim que a monarquia foi derrubada?

A Democracia Ateniense

Clístenes foi eleito arconte, após a derrubada de Hiparco, com a ajuda das massas. Governou Atenas de 508 a 502 a.C. Suas principais reformas foram: a) Criou a Democracia (governo do povo).

Quem foi o criador da democracia em Atenas?

foi criado na cidade de Atenas um novo sistema político - a democracia - que representava uma alternativa à tirania. Este processo teve início quando o cidadão ateniense Clístenes propôs algumas reformas que concediam a cada cidadão um voto nas assembleias regulares relativas a assuntos públicos.

Qual é a diferença entre a democracia ateniense e a democracia brasileira?

C) na democracia ateniense, os cidadãos se reuniam na Ágora e decidiam os destinos da sua cidade. Já na democracia brasileira atual, os cidadãos elegem os seus representantes e são eles que tomam as decisões.

Quem eram os cidadãos romanos?

A cidadania romana era atribuída somente aos homens livres (nem todos os homens livres eram considerados cidadãos). Os cidadãos tinham o Direito: a ser sujeito de Direito privado (jus civile); ao acesso aos cargos públicos e às magistraturas; à participação das assembleias políticas; e às vantagens fiscais.

Quem eram os patrícios na Roma Antiga?

Esses clãs eram de povos latinos e organizavam-se sob o modelo de páter-famílias, chefe de família patriarcal, daí vem a denominação “patrício”. Sendo assim, os patrícios, por tradição, eram os grandes proprietários de terras da antiga Roma. Possuíam, portanto, o controle político e econômico.

Quem eram os escravizados na sociedade romana?

Os escravos geralmente eram povos estrangeiros capturados em outras regiões como prisioneiros de guerra ou membros da sociedade que contraíam dívidas e, por isso, tornavam-se escravos de quem estavam devendo.

Qual foi o regime político de Atenas?

Atenas possuía uma democracia direta, onde todos os cidadãos atenienses participavam diretamente das questões políticas da polis.

Qual era a principal atividade econômica da cidade de Atenas?

A economia ateniense na Grécia Antiga era baseada, principalmente, na agricultura e no comércio marítimo. - A agricultura também era muito importante na Atenas Antiga. Uvas e azeitonas eram os destaques da produção agrícola. Porém, também cultivavam o trigo e a cevada.

Quais eram as principais características sociais e políticas de Atenas?

Ao contrário de Esparta, Atenas era uma democracia, em que todos os cidadãos podiam votar e assim participar do governo da cidade, situada na península da Ática, que foi ocupada pelos jônios desde o século X a.C.. Contudo, eram considerados cidadãos apenas os homens maiores de 21 anos e atenienses.

Artigo anterior
Como calcular quantos litros de água beber por dia?
Artigo seguinte
Quais os fatores de risco para o AVC isquêmico?