Quem é responsável pela recomendação do uso do EPI?

Perguntado por: Joaquim Hugo Matos  |  Última atualização: 23. Oktober 2024
Pontuação: 4.2/5 (17 avaliações)

A recomendação do uso de EPI adequado fica a cargo do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), ou da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) quando este não existir.

Quem é o responsável pela recomendação do uso de EPI?

Compete ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT, ou a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA nas empresas desobrigadas de manter o SESMT, recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade.

Quem é o responsável pela indicação do equipamento correto para cada tipo de trabalho?

Fazer a indicação do EPI correto é fundamental atenuar os riscos presentes numa determinada atividade. Esse passo deverá ser feito pelo SESMT (Serviço Especializado de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.)

De quem é a responsabilidade pelo uso do EPI?

O empregado será responsável por utilizar o EPI de forma adequada, seguindo o treinamento, e pela guarda e conservação do equipamento. O empregador que cumprir todos os dispositivos da futura lei ficará dispensado de indenização em caso de acidente de trabalho decorrente do uso inadequado de EPI.

Quem é responsável em indicar o EPI do empregador?

O controle de EPI na empresa pode ser realizado pelo setor de segurança do trabalho ou pela equipe de Recursos Humanos. É importante que a empresa tenha um responsável pelo controle dos equipamentos de proteção individual, para garantir a efetividade da gestão.

SEGURANÇA DO TRABALHO (O QUE SÃO EPI E EPC E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA ?)

31 questões relacionadas encontradas

Qual a responsabilidade do empregado quanto ao uso de EPI?

Já o trabalhador deve ficar atento as seguintes obrigações: Utilizar o EPI apenas para a finalidade a que se destina; Responsabilizar-se pelo armazenamento e conservação; Comunicar ao empregador qualquer alteração que torne o EPI impróprio para uso.

Quais as obrigações do empregador e dos empregados quanto ao uso do EPI?

Adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade. Exigir o uso correto do EPI. Fornecer ao trabalhador somente o EPI aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho. Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação do EPI.

Qual é a obrigação da empresa em relação aos EPIs?

Utilizar o EPI apenas para o que ele é designado

O primeiro e maior dever do empregado em relação ao equipamento de proteção individual é sempre utilizá-lo para a função para a qual foi designado. Ou seja, o funcionário não tem o direito de utilizar o EPI em funções além daquelas para as quais ele foi desenhado.

O que diz a CLT sobre o EPI?

A CLT também estipula que os EPIs devem ser fornecidos de forma adequada. Isso significa que os equipamentos devem ser compatíveis com os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos. Além disso, os EPIs devem ser de boa qualidade e estar em perfeito estado de conservação.

O que é de responsabilidade do empregador?

A responsabilidade do empregador é ampla, combatendo toda e qualquer exploração abusiva e de condições degradantes de trabalho para todo empregado, com isso a empresa deve cumprir atenciosamente as regras de saúde, sociais e de seguridade, o que faz dessa relação ser bastante delicada.

Como comunicar a obrigatoriedade do uso de equipamentos de segurança?

Nesse sentido, vale tentar de tudo: desde mensagens atrativas via e-mail até espalhar cartazes ou murais no local de trabalho. O importante é cercar as pessoas com informações interessantes sobre o uso dos equipamentos de segurança, para que elas se conscientizem da sua importância.

O que diz o Art 166 e 167 da CLT?

CLT, Consolidação das Leis do trabalho - Equipamento de proteção individual. Art 166. A ventilação artificial, realizada por meio de ventiladores, exaustores, insufladores e outros recursos, será obrigatória sempre que a ventilação natural não preencher as condições exigidas no artigo anterior. Art 167.

O que diz a NR 6 sobre EPI?

A partir da Portaria SIT nº 107, de 25 de agosto de 2009, que inseriu a alínea h no item 6.6.1 da NR-06 (que trata das obrigações de empregadores), tornou-se obrigatório o registro do fornecimento do EPI ao trabalhador, podendo para tanto ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico.

O que a empresa é obrigada a fornecer?

É a disposição do artigo 458 da CLT: Art. 458 - Além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações "in natura" que a empresa, por força do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado.

Qual é a responsabilidade do empregado?

Responsabilidades do empregado

Exigir o equipamento de segurança necessário para a atividade laboral. Solicitar as instruções necessárias para o uso correto de EPIs. Manter os EPIs em bom estado.

O que o funcionário deve fazer quando a empresa não fornece o EPI?

Se você é um desses trabalhadores que não estão recebendo os EPIs necessários para realizar suas atividades, confira as dicas a seguir.
  1. Converse com o empregador. ...
  2. Denuncie aos órgãos competentes. ...
  3. Busque orientação. ...
  4. Use os EPIs corretamente. ...
  5. Informe os colegas. ...
  6. Resumindo.

Em qual situação a empresa tem a obrigação de fornecer o EPI ao colaborador?

Obrigações da empresa quanto ao uso de EPI

Quando as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes ou doenças profissionais e do trabalho; Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; Para atender a situações de emergência.

Quando o EPI é dispensado?

Portanto, o empregado que não usar EPI pode ser dispensado por justa causa. De acordo com o art. 166 da CLT, a empresa possui a obrigação de fornecer gratuitamente aos seus empregados EPI's adequados ao risco da atividade, sendo que os EPI's devem estar em perfeito estado de conservação e funcionamento.

Sou obrigado a trabalhar sem EPI?

O fornecimento dos EPI é obrigatório nos casos regulamentados e previstos nas normas brasileiras. Dito isso, cabe aos supervisores e empresas garantir que seus colaboradores façam o uso corretamente dos equipamentos fornecidos, fiscalizando e realizando treinamentos.

Quais são as obrigatoriedades dos empregados?

Direitos e deveres do empregado e do empregador
  • Adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade;
  • Exigir o uso de EPIs;
  • Fornecer ao trabalhador somente o equipamento com o Certificado de Aprovação;
  • Treinamento sobre o uso adequado do EPI;
  • Armazenamento correto;

Quais as responsabilidades do empregado quanto ao EPI de acordo com a NR 6?

Conforme NR6 empregado/empregador ambos possuem obrigações com relação ao uso de EPI's. Os equipamentos de proteção devem ser usados durante todo o horário de trabalho, devem ser cuidados, limpos, guardados adequadamente, e trocados quando necessário.

Qual a função do Ministério do Trabalho quanto ao uso do EPI por parte do empregador?

São encargos do trabalhador utilizar os equipamentos somente para a finalidade que se destinam, atendendo as instruções e orientações de uso, ficando responsável por sua guarda e conservação, bem como, da comunicação ao empregador quando os equipamentos se tornarem impróprios para o uso.

Quais as normas dos EPIs?

A Norma Regulamentadora 6 ou NR-06 é a norma que estabelece sobre equipamentos de segurança de proteção individual, os chamados EPIs. Ela fornece informações detalhadas e abrange uma ampla gama de tópicos que norteiam a segurança no ambiente de trabalho.

O que diz o artigo 198 da CLT?

Art. 198. É de 60 kg (sessenta quilogramas) o peso máximo que um empregado pode remover individualmente, ressalvadas as disposições especiais relativas ao trabalho do menor e da mulher.

Artigo anterior
Quem faz cirurgia de catarata pode ficar cego?
Artigo seguinte
Como mover uma pasta?