Quem é responsável pela indicação do equipamento correto para cada tipo de trabalho?

Perguntado por: Adriana Bianca Gaspar de Macedo  |  Última atualização: 25. Juni 2025
Pontuação: 4.3/5 (40 avaliações)

Fazer a indicação do EPI correto é fundamental atenuar os riscos presentes numa determinada atividade. Esse passo deverá ser feito pelo SESMT (Serviço Especializado de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.)

Quem é o profissional responsável pela indicação dos EPIs adequados para cada atividade?

Compete ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT, ou a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA nas empresas desobrigadas de manter o SESMT, recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade.

De quem é a responsabilidade em fornecer os equipamentos ao trabalhador?

De acordo com a NR 6, parágrafo 6.3, é a empresa quem possui a responsabilidade de fornecer aos empregados, gratuitamente, os Equipamentos de Proteção Individual – EPI mais adequado ao risco da atividade que será realizada.

Quem deve fazer a escolha do EPI adequado para cada tipo de trabalho?

Segundo a NR 6, item 6.5, a responsabilidade de recomendar ao empregador o EPI adequado para cada atividade é do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT ouvida a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA.

Quem define o tipo de EPI adequado para cada tipo de atividade?

Quem define o tipo de EPI que deve ser utilizado em cada função? A definição do EPI adequado ao risco existente em determinada atividade é feita pelo SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) da empresa.

SEGURANÇA DO TRABALHO (O QUE SÃO EPI E EPC E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA ?)

18 questões relacionadas encontradas

Quem é responsável pela recomendação do uso do EPI?

6.5 - Compete ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT, ou a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, nas empresas desobrigadas de manter o SESMT, recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade.

Quem define o tipo de EPI?

Responsabilidade de fornecer e orientar quanto ao uso dos EPIs. É exatamente a empresa que deve fornecer os EPIs adequados dentro de cada função, visando proteger os trabalhadores dos riscos. Os funcionários são responsáveis pela manutenção e uso destes equipamentos de acordo com as instruções.

Como é feita a escolha dos EPIs?

O primeiro passo na escolha dos EPIs adequados é identificar esses riscos específicos. Isso pode incluir perigos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos ou de outro tipo. Ao entender os riscos, você estará mais bem preparado para escolher os EPIs que oferecem a proteção necessária.

Quem faz o controle de EPI na empresa?

O controle de EPI na empresa pode ser realizado pelo setor de segurança do trabalho ou pela equipe de Recursos Humanos. É importante que a empresa tenha um responsável pelo controle dos equipamentos de proteção individual, para garantir a efetividade da gestão.

Quais são as responsabilidades do empregador em relação ao fornecimento e manutenção dos EPIs?

Responsabilidades da empresa

Fornecer apenas EPIs aprovados pelo órgão competente; Orientar e treinar os colaboradores sobre o uso adequado, como guardar e como conservar o EPI; Em caso de dano, substituir imediatamente o EPI por um novo; Higienizar e fazer manutenção periódica dos equipamentos etc.

O que diz a CLT sobre o EPI?

A CLT também estipula que os EPIs devem ser fornecidos de forma adequada. Isso significa que os equipamentos devem ser compatíveis com os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos. Além disso, os EPIs devem ser de boa qualidade e estar em perfeito estado de conservação.

Quem fica responsável pelos equipamentos de proteção individual que o estagiário deve usar como óculos luvas protetor auditivo aquisição fornecimento orientação de uso?

5.10.

Fica a cargo do empregador avaliar se as condições ergonômicas estão de acordo com o perfil de cada trabalhador.

Quais são as funções é responsabilidade de quem atua na segurança do trabalho?

Investigar acidentes: Selecionar metodologia para investigação de acidentes; analisar causas de acidentes; determinar causas de acidentes; identificar perdas decorrentes do acidente; elaborar relatório de acidente de trabalho; propor recomendações técnicas; verificar eficácia das recomendações.

De quem é a responsabilidade pela escolha dos Epcs e dos EPIs que serão utilizados em um canteiro de obras?

As responsabilidades do empregador quanto ao uso do EPI, de acordo com o item 6.6 da NR-6, são: adquirir o adequado ao risco de cada atividade; requerer seu uso; fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em questão de segurança e saúde no trabalho; orientar e treinar o trabalhador sobre ...

É obrigação do empregador Responsabilizar-se pela guarda e conservação do EPI?

Já o trabalhador deve ficar atento as seguintes obrigações: Utilizar o EPI apenas para a finalidade a que se destina; Responsabilizar-se pelo armazenamento e conservação; Comunicar ao empregador qualquer alteração que torne o EPI impróprio para uso.

Como deve ser feito o controle e gerenciamento dos EPIs?

Como controlar EPI em uma empresa?
  1. Identificação dos EPIs necessários.
  2. Manutenção periódicas.
  3. Gestão de estoque.
  4. Registre a entrada e a saída de EPIs.
  5. Evite reaproveitar EPIs.
  6. Promova medidas de conscientização sobre o uso de EPIs.

De quem é a responsabilidade para o cumprimento da NR 10?

As responsabilidades quanto ao cumprimento da NR 10 são solidárias aos contratantes e contratados envolvidos, sendo que contratantes são aqueles que contratam e/ou utilizam serviços de mão-de-obra especializada em eletricidade e contratados são os executantes dos serviços em eletricidade.

Qual o local adequado para os equipamentos de proteção individual?

Armazene em local onde há menor risco de choque

Evite armazenar equipamentos de proteção individual onde podem sofrer choques, em locais nos quais os outros colaboradores do empreendimento possam tropeçar ou nas áreas onde pode haver queda de materiais e ferramentas de trabalho (algo comum na construção civil).

O que acontece se a empresa não fornecer os EPIs?

Se o empregador se recusar a fornecer o EPI ou se as condições de trabalho oferecerem risco à saúde do trabalhador, é possível denunciar aos órgãos competentes, como o Ministério do Trabalho e Emprego, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, o Ministério Público do Trabalho e os sindicatos.

Quais são os tipos de EPIs?

Os EPIs podem dividir-se em termos da zona corporal a proteger:
  • Proteção da cabeça. capacete.
  • Protecção auditiva. Abafadores de ruído (ou protetores auriculares) e tampões.
  • Proteção respiratória. ...
  • Proteção ocular e facial. ...
  • Proteção de mãos e braços. ...
  • Proteção de pés e pernas. ...
  • Proteção contra quedas.

Qual é o EPI mais importante?

Sem dúvidas, o Capacete de Segurança é o EPI mais conhecido e utilizado no mundo inteiro. Isso porque a cabeça é uma das áreas do corpo humano que mais precisa de proteção. Dessa forma, este EPI é responsável por oferecer proteção ao crânio do usuário contra impactos e, dependendo do modelo, choques elétricos.

Quem é responsável pela segurança no trabalho?

No âmbito do Ministério da Economia, é a Coordenação-Geral de Segurança e Saúde no Trabalho – CGSST, vinculada à Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, a responsável pela gestão no Brasil das atividades relacionadas à segurança e saúde no trabalho no âmbito do Poder Executivo.

Quem é o profissional que atua na Segurança do Trabalho?

O técnico em segurança do trabalho é o profissional que desenvolve, cria e coloca em prática políticas de saúde e segurança no trabalho (SST). Além disso, ele conduz auditorias, monitora, e reconhece variáveis de controle de doenças e de acidentes.

Quais são os profissionais envolvidos com a Segurança do Trabalho dentro de uma empresa?

Quais são os profissionais envolvidos na Segurança do Trabalho?
  • técnico de Segurança do Trabalho;
  • engenheiro de Segurança do Trabalho;
  • médico do Trabalho;
  • profissional de Engenharia de Produção;
  • enfermeiro do Trabalho.

De quem é a responsabilidade de guardar e conservar os EPIs?

Desta forma, o empregador fica responsável pela higienização e manutenção dos equipamentos que estão sob responsabilidade do empregado, sendo que também cabe ao empregado a guarda e conservação dos seus equipamentos, devendo ser treinado pelo empregador quanto a boa prática desses cuidados.

Artigo anterior
Quais as terminologias cirúrgicas?
Artigo seguinte
Como isolar tubo de cobre?