Quem e qual tipo de pronome?

Perguntado por: Joaquim Domingues de Silva  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (7 avaliações)

São eles: que, quem, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas; Pronomes relativos: são empregados para retomar um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte.

Que tipo de pronome e quem?

Pronomes relativos são aqueles que se referem a um termo mencionado anteriormente: cujo, o qual, as quais, quem...

Qual é o pronome de quem?

O uso do pronome relativo “quem”

Entre os principais pronomes relativos está o “quem”. Esse pronome refere-se a um termo, que pode ser um substantivo ou pronome, chamado de “termo antecedente”, substituindo-o no início da oração seguinte, que obrigatoriamente estará subordinada à primeira.

Qual é o pronome de uma pessoa?

São elas: 1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural).

É que ou é quem?

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

PRONOMES: FUNÇÕES, TIPOS E USOS | QUER QUE DESENHE? | DESCOMPLICA

17 questões relacionadas encontradas

Quando usar o pronome que é quem?

1. O pronome “quem” se refere a pessoas ou coisas personificadas e é empregado na oração para fazer referência ao chamado termo antecedente, substituindo-o na oração seguinte, subordinada à primeira.

Foi ele quem ou ele que?

O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número. ... Fui eu quem fez – No caso do sujeito ser o pronome relativo “quem”, o verbo fará concordância em terceira pessoa, já que trata-se de um pronome de terceira pessoa.

Qual é o pronome?

O pronome é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo (nome), definindo-lhe os limites de significação. Existem vários tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

Qual é pronome?

Os pronomes relativos "que" e "qual" podem ser antecedidos pelos pronomes demonstrativos "o", "a", "os", "as" (quando esses equivalerem a "isto", "isso", "aquele(s)", "aquela(s)", "aquilo".). Por exemplo: Não sei o que você está querendo dizer. Às vezes, o antecedente do pronome relativo não vem expresso.

Quais são os tipos de pronome?

Os 7 tipos de pronomes
  1. Pronome Pessoal. Os pronomes pessoais são aqueles que indicam a pessoa do discurso e são classificados em dois tipos: ...
  2. Pronome Possessivo. ...
  3. Pronome Demonstrativo. ...
  4. Pronome de Tratamento. ...
  5. Pronome Indefinido. ...
  6. Pronome Relativo. ...
  7. Pronome Interrogativo.

Qual é a classe gramatical de quem?

Significado de Quem

pronome Qual pessoa: quem poderia dizer? A pessoa que; o sujeito referido: o bolo foi o pai quem fez. Pessoa não especificada; alguém que: não encontrei quem fizesse o trabalho. locução interjeição Quem dera!

Quem é pronome relativo ou indefinido?

Quem é pronome relativo indefinido. Isso acontece quando “quem” substitui “a pessoa que“: – Deus abençoa a pessoa que aprende a compartilhar. Quando “quem” for pronome relativo indefinido, terá duas funções sintáticas: a referente a “pessoa” e a referente a “que“.

Quem ou a quem?

A forma “à quem” está incorreto. Ou seja, é escrito com há ou com a conforme o contexto. Há quem é equivalente a dizer que existe pessoa, pessoas, alguém etc. [..] «Há» é uma forma verbal do verbo haver com o sentido de ter existência.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

O que é Ele dele Ela dela?

Ela/dela para se referir a alguém que prefere o uso dos pronomes femininos. Ele/dele para se referir a alguém que prefere o uso dos pronomes masculinos. Elu/delu para se referir a alguém que prefere o uso de pronomes neutros ou que é adepto da linguagem neutra.

Quais são os pronomes neutros?

Pronome neutro é aquele que tem uma terceira letra para além do “a” e do “o” como vogal temática. Ele é utilizado com o objetivo de não especificar gênero e sim se referir a todas as pessoas, principalmente às não-binárias, aquelas que não se identificam com a binariedade, resumida apenas ao masculino e ao feminino.

O que é pronome e exemplos?

Pronomes são palavras que acompanham os substantivos, podendo substituí-los (direta ou indiretamente), retomá-los ou se referir a eles. Alguns exemplos de tipos de pronome são: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

Qual é o meu pronome?

Os pronomes possessivos são aqueles que acompanham ou substituem o substantivo, indicando a relação de posse entre as pessoas do discurso e as coisas possuídas. Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa.

Quais os pronomes substantivos?

Pronome substantivo é aquele que substitui um substantivo na sentença. Como o pronome assume para si as características do nome ao qual substitui, ele segue, dessa forma, todas as suas características. São elas: gênero - ex: ele.

Quais são os pronomes demonstrativos e possessivos?

Pronomes possessivos: são palavras que, ao indicarem a pessoa gramatical (possuidor), acrescentam a ela a idéia de posse de algo (coisa possuída). Pronomes Demonstrativos são palavras que indicam, no espaço ou no tempo, a posição de um ser em relação às pessoas do discurso.

Foi eu que ou quem?

Sendo assim, dizer ou escrever “fui eu quem fiz”, “foste tu quem fizeste” e “fomos nós quem fizemos” está incorreto. Você pode também, se preferir, em vez de empregar o “fui eu quem fez”, optar pelo “fui eu que fiz”, trocando o pronome “quem” pelo pronome relativo “que” e fazendo a concordância adequada com o verbo.

Quando se usa o quê?

Quando exerce a função de pronome relativo, "que" faz referência a algo ou alguém de que ou quem já se falou anteriormente. Exemplos: Esse é o computador que acabei de comprar.

Foi ele que fez ou quem fez?

Fui eu quem fez a caixa. Foste tu quem fez a caixa. Fomos nós quem fez a caixa. Assim sendo, podemos concluir que a forma “fui eu quem fiz” é incorreta.

Artigo anterior
Qual o significado das cores das roupas?
Artigo seguinte
Como gravar o áudio de um vídeo?