Quem é o velho do restelo?

Perguntado por: Raquel Domingues  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.9/5 (49 avaliações)

Velho do Restelo é um personagem introduzido por Luís de Camões entre as estrofes 94 e 104 do canto IV da sua obra Os Lusíadas.

O que o Velho do Restelo representa?

O Velho do Restelo é uma das personagens de Luís Vaz de Camões na sua obra “Os Lusíadas” (Canto VI). Ele representa a voz da razão contra a ambição e a cobiça, opondo-se à proposição de Vasco da Gama de partir com a sua armada para a descoberta do caminho marítimo para a Índia.

Pode-se afirma que o Velho do Restelo e?

Olá! Na obra denominada Os Lusíadas, podemos evidenciar que a presença do velho do restelo atua como um senhor de idade, um ancião, que manifestou-se de forma contrária à viagem às Índias.

O que o Velho do Restelo crítica?

O episódio do Velho do Restelo reveste-se de uma importância extraordinária para um estudo interpretativo d'Os Lusíadas, pois põe em dúvida a conveniência e a utilidade da expedição portuguêsa em busca do caminho marítimo para a índia, que deu a Portugal tanta glória e riqueza e a Camões motivo para revelar-se como o ...

Quais as críticas feitas pelo Velho do Restelo nesse episódio?

O velho critica as aventuras incertas e a ambição desmedida dos portugueses que se colocam em aventuras marítimas em busca de fama e de glória, mas que está levando Portugal à ruína e trazendo muito sofrimento à população.

Explicação do Episódio do Velho do Restelo com a leitura analítica do caríssimo Prof. Ivan Teixeira

42 questões relacionadas encontradas

Quem foi o Velho do Restelo é seu pensamento sobre a viagem de Vasco da Gama assinale a incorreta *?

O velho do restelo é um personagem do poema "Os Lusíadas", do poeta português Camões. O velho critica as aventuras incertas e a ambição desmedida dos portugueses que se colocam em aventuras marítimas em busca de fama e de glória, mas que está levando Portugal à ruína e trazendo muito sofrimento à população.

O que significa a palavra Restelo?

O Restelo é um bairro no extremo ocidental da cidade de Lisboa, na freguesia de Belém, no município de Lisboa, distrito de Lisboa, Portugal. É assim chamado pela proximidade da praia de Belém, onde existia o porto do Rastelo.

Que famas lhe Prometeras?

Que famas lhe prometerás? que histórias? Que triunfos, que palmas, que vitórias? E o velho pergunta que novos desastres serão causados ao reino e ao povo, em nome de (disfarçados em) alguma palavra enobrecedora.

O que significa o gigante Adamastor?

O episódio do Adamastor representa, assim, em figuração grandiosa e comovente, as forças da natureza, a sua oposição à audácia dos navegadores portugueses comandados por Vasco da Gama e a predição da história trágico-marítima que se lhe seguiria.

Qual o discurso do Velho do Restelo?

O discurso do Velho do Restelo corresponde a um gênero antigo da literatura, cultivado desde os primórdios da poesia grega. Trata-se do gênero conhecido pelos gregos como propemptikón, ou seja, "adeus a um viajante que parte".

Qual a importância da figura do Velho do Restelo para a narrativa?

O episódio do Velho do Restelo reveste-se de uma importância extraordinária para um estudo interpretativo d'Os Lusíadas, pois põe em dúvida a conveniência e a utilidade da expedição portuguêsa em busca do caminho marítimo para a índia, que deu a Portugal tanta glória e riqueza e a Camões motivo para revelar-se como o ...

Qual a significância do episódio Inês de Castro e do episódio do Velho do Restelo para a obra de Camões?

"Inês de Castro" caracteriza, dentro da epopeia camoniana, o gênero lírico porque é um episódio que narra os amores impossíveis entre Inês e seu amado Pedro. Restelo era o nome da praia em frente ao templo de Belém, de onde partiam as naus portuguesas nas aventuras marítimas.

Qual o papel de Inês de Castro e o que simboliza em Os Lusíadas?

Inês de Castro é um episódio lírico-amoroso que simboliza a força e a veemência do amor em Portugal. O episódio ocupa as estâncias 118 a 135 do Canto III de Os Lusíadas e relata o assassinato de Inês de Castro, em 1355, pelos ministros do rei D. ... Constança e filha ilegítima de um nobre português.

Como se manifesta no texto o amor do gigante e como Tétis reage a esse amor?

a)O amor do gigante manifesta-se como desejo sensual por Tétis. Ela reage negativamente, e, através de sua recusa, o tema lírico do amor impossível é introduzido no texto épico.

Quem é o gigante Adamastor em Os Lusiadas?

Adamastor, um dos gigantes filhos da Terra, apaixonou-se pela nereida Tétis. Não correspondido, tenta tomá-la à força, provocando a cólera de Júpiter, que o transforma no Cabo das Tormentas, personificado numa figura monstruosa, lançada nos confins do Atlântico.

Quem é a esposa de Peleu por quem Adamastor se apaixona?

Nos primeiros dois versos desta estrofe pode ver-se que o gigante adamastor se apaixonou pela esposa de Peleu, que se chamava Tétis.

Quem é no poema Os Lusíadas de Camões O Gigante Adamastor?

O episódio do Gigante Adamastor figura no Canto V. Ele aparece quando Vasco da Gama e sua tripulação se dirigem ao Cabo das Tormentas, ou Cabo da Boa Esperança, personificado pela figura de Adamastor. Esse gigante da mitologia grega se apaixonara pela ninfa Tétis, que o rejeitara.

Em qual momento da obra os Lusíada o personagem velho do rastelo aparece e qual é a sua função?

Vasco da Gama, herói de Os Lusíadas (1572), de Camões, conta ao rei de Melinde (África) a história de seu país (cantos III e IV). Na parte final de seu relato, Vasco fala-lhe de sua própria viagem. No início dela, situa-se um dos episódios mais célebres da obra: O Velho do Restelo (canto IV, estrofes 94-104).

Como escrever quanto?

Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.

Como se escreve epopeia?

Grafia no Brasil: epopéia. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: epopeia.

Quais foram os oceanos atravessados por Vasco da Gama?

Ele passou pelos oceanos Atlântico e Índico chegando às Índias e estabelecendo as rotas de especiarias. Após o seu grande feito, tornou-se um homem rico e respeitado no país.

Quais são os argumentos usados pelo velho para condenar a viagem marítima de Vasco da Gama e seus companheiros?

velho que, com sua "voz pesada", ouvida até nos navios, faz um discurso veemente, condenando aquela aventura insana, impelida, segundo ele, pela cobiça-o desejo de riquezas, poder, fama.

Quando ocorreu a viagem para a Índia de Vasco da Gama?

Vasco da Gama (1469-1524) foi um navegador português, comandante da grande expedição que partiu de Lisboa e abriu o novo caminho marítimo para a Índia, importante centro produtor de especiarias, tecidos e pedras preciosas.

Qual o significado da Fonte dos Amores Inês de Castro?

Ao sítio onde saía a água chamou-se "Fonte dos Amores", por ter presenciado a paixão de D. Pedro, neto da soberana, por Inês de Castro, fidalga galega que servia de dama de companhia à esposa de D. Pedro, D. Constança.

Artigo anterior
O que é contradissessem?
Artigo seguinte
O que é demandada processo?