Quem é o tomador do serviço no CTe?

Perguntado por: Vítor Bruno de Coelho  |  Última atualização: 24. Januar 2022
Pontuação: 4.7/5 (50 avaliações)

Tomador. Entre os Atores do CTe o responsável pelo pagamento do frete do CTe é chamado de Tomador. O Tomador sempre será um destes dois Atores do CTe: Remetente ou Destinatário, sendo especificados através das modalidades de frete: CIF ou FOB.

Quem é o tomador do serviço de transporte?

R - É o contribuinte que paga o Serviço de Transporte. Na modalidade CIF o Tomador é o remetente. Na modalidade FOB o Tomador é o destinatário.

Quem é o tomador de serviço no CTe?

No Conhecimento de Transporte eletrônico (CT-e), o tomador representa a instituição que é responsável pelo pagamento do serviço após a sua conclusão.

Quem deve escriturar o CTe o tomador ou o destinatário?

Quem deve escriturar os conhecimentos eletrônicos? ... A legislação brasileira determina, entre outras obrigatoriedades, que o CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) emitido pela transportadora seja escriturado pelo tomador de serviço de transporte, ou seja, o pagador do frete.

Quem é o destinatário da nota fiscal?

Remetente: em casos de devolução de mercadoria, quem remete a mercadoria à empresa emissora da nota fiscal é denominando Remetente. Não deve ser confundindo com Emitente (que é o responsável pela Emissão da Nota Fiscal).

Errou o tomador de serviços ou valores do Cte?! Veja como é simples corrigir!

22 questões relacionadas encontradas

Qual é o destinatário?

Remetente e destinatário são as formas de endereçamento utilizadas para enviar correspondências por correio. O remetente é quem manda a encomenda ou carta, enquanto que o destinatário é quem a recebe.

Quem é o emitente e quem é o destinatário?

A quem se envia.

Quando devo escriturar um CT-e?

ICMS - Escrituração do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e). I. O Contribuinte deve escriturar os documentos relativos às prestações de serviço de transporte na data de utilização dos serviços (art. 214 do RICMS/00).

Quem deve lançar o conhecimento de transporte?

Para deixar mais claro, a emissão do CT-e é obrigatória para o transporte rodoviário, cadastrado com regime de apuração normal, optante pelo regime do Simples Nacional ou registrada como operadores no sistema Multimodal de Cargas. Por outro lado, essa obrigatoriedade não se aplica ao Microempreendedor Individual (MEI).

O que é escrituração de CT-e?

Podemos conceituar o Conhecimento de Transporte Eletrônico como sendo um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma prestação de serviço de transporte de cargas realizada por qualquer modal (Rodoviário, Aéreo, Ferroviário, Aquaviário ...

O que é o tomador do serviço?

O tomador de serviço é a pessoa jurídica que contrata o serviço permanentemente em suas dependências, ou seja, o serviço é contratado para ser prestado diariamente, todos os dias do mês, uma terceirização da atividade junto a contratante, nesse caso, o ISS é devido no local da prestação do serviço.

Como dar recusa em CTe?

Rejeitar o CTe que possui erros, utilizando seu software fiscal ou acessando o site da SEFAZ; Registrar o evento de Prestação de Serviço em Desacordo; Enviar o XML do evento para a transportadora; A transportadora emitirá um CTe de Anulação e, posteriormente, um CTe de Substituição.

Como saber quem paga o frete?

Existe a possibilidade de o fornecedor acionar a transportadora, mas, ainda assim, é o cliente quem tem o dever de gerenciar todo o processo e se responsabilizar pelo pagamento do frete no momento em que os produtos são recebidos no local acordado previamente.

Quando usar CFOP 1353?

1353 - Aquisição de serviço de transporte por estabelecimento comercial Classificam-se neste código as aquisições de serviços de transporte utilizados por estabelecimento comercial. Também serão classificadas neste código as aquisições de serviços de transporte utilizados por estabelecimento comercial de cooperativa.

Como lançar uma nota de Conhecimento de Transporte?

Acesse o movimento de notas em Lançamentos > Nota Fiscal > Nota Fiscal; Lance a nota com o modelo de Conhecimento de Transporte (modelos 07,08,57...) na aba Geral. Se a nota lançada for de entrada, habilitará a aba SPED onde deverão ser preenchidas as informações do frete.

Como fazer o Conhecimento de Transporte Eletrônico?

Guia completo para emitir CTe
  1. Solicitar credenciamento na Sefaz. ...
  2. Obter certificado digital. ...
  3. Ter um sistema emissor. ...
  4. Ter acesso à internet. ...
  5. Configurar a transportadora no sistema. ...
  6. Importar XML de NFe para emitir CTe. ...
  7. Preencher os dados no documento. ...
  8. Imprimir DACTe.

Como lançar frete?

FRETE - Como lançar no sistema para efeito de Sintegra
  1. Quando a nota tem frete, mas este é pago pelo fornecedor, você tem que colocar o valor total da nota no campo VALOR TOTAL.
  2. No botão Inf. Sintegra preencha os dados da nota e informe o valor do frete pago pelo fornecedor no campo Frete.

O que deve constar no CTe?

O que precisa informar no CTe?
  1. Dados do remetente. Nesta área devem ser adicionadas todas as informações sobre quem emite o documento fiscal. ...
  2. Dados do Destinatário. ...
  3. Dados da nota fiscal. ...
  4. Dados do veículo e condutor. ...
  5. Dados sobre o valor total do serviço.

Quando emitir CTe ou nota fiscal de serviço?

A empresa está obrigada a emissão de CTe quando o transporte for intermunicipal, quando o transporte for municipal irá emitir a NFSe.

Quem é o emitente de uma carta?

É aquele que manda uma carta(por exemplo). Ou que escreve para uma outra pessoa aquela que receberá seu envio.

Quem é o emitente no recibo de pagamento?

Você sabe quem é o emitente no recibo? Quando for preencher um modelo pronto e aparecer algum desses nomes, saiba que emitente é quem está recebendo o valor, portanto, quem deverá assinar o recibo. Já o tomador é quem contratou o serviço, ou realizou a compra, ou seja, o comprador/pagador.

Quem é o remetente E o emitente?

Remetente: em casos de devolução de mercadoria, quem remete a mercadoria à empresa emissora da nota fiscal é denominando Remetente. Não deve ser confundindo com Emitente (que é o responsável pela Emissão da Nota Fiscal).

O que é o nome do destinatário?

O nome do destinatário e remetente é o que lhe identifica. Consiste para pessoas físicas no nome e sobrenome e para pessoas jurídicas no nome fantasia da empresa. Essa informação deve constar no endereçamento após a palavra DESTINATÁRIO ou REMETENTE.

Quais os dados do destinatário?

Os dados facilitam a entrega precisa para o destinatário.
  • Nome do Destinatário;
  • Tipo do Logradouro (Rua, Avenida, etc.) + Nome do Logradouro + Número do Lote (da casa ou prédio) + Complemento (se houver);
  • Nome do Bairro;
  • Nome da Localidade (Cidade) + Sigla da Unidade da Federação (Estado);
  • CEP.

Quando o objeto saiu para entrega ao destinatário chega no mesmo dia?

O Status de rastreamento "saiu para entrega" de qualquer empresa de logística, significa que o consumidor pode aguardar para receber o pedido naquele mesmo dia. Mas a Total Express não entende que a hora do consumidor tem valor.

Artigo anterior
O que fazer para ser uma pessoa resiliente?
Artigo seguinte
Como faço para desativar o Google Chrome?