Quem é o tomador do serviço?

Perguntado por: Luna Neuza de Reis  |  Última atualização: 27. Januar 2022
Pontuação: 5/5 (42 avaliações)

O tomador de serviço é a pessoa jurídica que contrata o serviço permanentemente em suas dependências, ou seja, o serviço é contratado para ser prestado diariamente, todos os dias do mês, uma terceirização da atividade junto a contratante, nesse caso, o ISS é devido no local da prestação do serviço.

Quem é o tomador de serviço na nota fiscal?

Tomador é quem contrata o serviço, ou seja, a quem se destina o que foi adquirido. Quando você deixa seu carro na oficina, por exemplo, você se torna o tomador do serviço que será prestado.

Quem é o tomador?

Significado de Tomador

Aquele a quem se faz um empréstimo. Quem é responsável por contratar um serviço, um funcionário. Quem conquista ou toma alguma coisa: tomador do território.

Quem é o tomador e o prestador de serviços?

Quem é o tomador de serviço? É a relação criada entre uma empresa que presta o serviço (prestadora) e outra que utiliza os serviços desta empresa (tomadora), sendo o empregado vinculado à empresa prestadora do serviço. A terceirização, como também é conhecida, e é cada vez mais utilizada.

Como emitir nota fiscal tomador de serviços?

Nota Fiscal de Prestação de Serviço Avulsa - Passo a Passo

Com um usuário, o prestador faz o cadastro na internet e se dirige ao Pró-cidadão para confirmar os dados. Após essa confirmação, ele pode emitir a nota pela internet. O segundo passo é informar os dados do tomador do serviço, como nome, endereço e CNPJ.

Prestadores e Tomadores de Serviços

32 questões relacionadas encontradas

Como cadastrar tomador na nota fiscal eletrônica?

02 - Para Incluir um novo tomador ou alterar, clique em Incluir/alterar Tomador. Exemplo: 01 - Caso queira incluir um novo tomador, escolha o tipo de documento, preencha os campos e clique no botão Salvar. 02 - Clique em Pesquisar para verificar se o tomador já esta cadastrado no sistema.

Quando é necessário emitir nota fiscal do tomador de serviços?

A obrigação de emitir a NFTS é de todas as pessoas jurídicas e condomínios edilícios residenciais ou comerciais quando contratarem serviços ou forem intermediários de prestadores de serviços estabelecidos fora do município de São Paulo, mesmo sem haver obrigatoriedade de retenção na fonte do Imposto Sobre Serviços de ...

Qual a responsabilidade do tomador de serviços?

896 do Código Civil, a responsabilidade do tomador dos serviços em relação aos créditos do trabalhador é subsidiária, salvo disposição em contrário na lei (é o que ocorre no § 2º do art. 2º da CLT e no art. 16 da Lei n. 6.019/74) ou no contrato de prestação de serviços.”

Quem paga o ISS o tomador ou o prestador do serviço?

O empreendedor deve se atentar à legislação da cidade em que sua atividade será realizada, verificando a alíquota que se aplica à natureza de seu negócio. Também é necessário verificar na lei se sua situação não é o caso do imposto retido na fonte – em que o tomador do serviço é quem deverá recolher o ISS.

O que é cliente tomador?

Tomador é aquele se beneficia ou se utiliza de valores a ele cedidos ou de serviços a ele prestados. ... O paciente é o tomador do serviço prestado pelo médico. Ex2. O banco cedeu empréstimo a seu cliente, sendo o banco o mutuante e o cliente seu tomador.

Quem é o tomador do serviço de frete?

R - É o contribuinte que paga o Serviço de Transporte. Na modalidade CIF o Tomador é o remetente. Na modalidade FOB o Tomador é o destinatário.

O que é tomador de risco?

Aqueles que ignoram o custo potencial ou as consequências de uma decisão ou ação fracassada podem ser mais propensos a tomar decisões perigosas do que aqueles que analisam todos os resultados possíveis e pensam cuidadosamente sobre o que acontecerá se o pior cenário acontecer.

Qual a diferença entre NTFS e Nfs-e?

A primeira coisa que você precisa saber é a diferença de suas funcionalidades: a NF-e tem a função de registrar a venda de produtos, enquanto a NFS-e tem a função de registrar a prestação de serviços. ... Essas são as maiores diferenças entre NF-e e NFS-e. Caso tenha ficado alguma dúvida é só deixar aqui nos comentários!

O que é o intermediário do serviço?

A Nota Fiscal Eletrônica do Tomador/Intermediário de Serviços – NFTS foi instituída pela Lei Nº 15.406, de 8 de julho de 2011, e se destina à declaração dos serviços tomados ou intermediados pelas pessoas jurídicas e pelos condomínios edilícios residenciais ou comerciais por ocasião da contratação de serviços.

O que colocar na descrição da nota fiscal de serviço?

Deve ser informado além da rua ou avenida, o complemento, como nº do estabelecimento, Bairro ou Distrito. Informar a cidade do tomador do serviço. Informar o estado do tomador do serviço. Preencher corretamente com o número do CNPJ, se pessoa jurídica, ou com o número do CPF, se pessoa física.

Como rejeitar nota fiscal de serviço da prefeitura?

Normalmente, as prefeituras permitem que os tomadores de serviços acessem o sistema de NFS-e e façam as validações das notas emitidas contra sua razão social. Você pode acessar o sistema da prefeitura na qual a nota de serviço foi emitida e aceitar ou não o documento.

Quem é responsável pelo recolhimento do ISS?

Devem pagar ISS todas as empresas prestadoras de serviços que se enquadram nas obrigações da lei 116/2003 e os profissionais autônomos prestadores de serviços. As empresas, além de recolher o ISS, têm obrigação de efetuar o pagamento de outros impostos.

Quando ISS é retido quem paga?

Na prática, o ISS retido corresponde à obrigação do tomador do serviço de reter o valor referente ao ISS devido pelo prestador no momento do pagamento pelo serviço. Dessa forma, o prestador recebe o valor do serviço contratado já com o desconto do imposto devido na prestação do serviço.

Quando o ISS deve ser retido pelo tomador?

A retenção do ISS acontece quando o serviço é realizado em um local diferente do estabelecimento do prestador, conforme as exceções que são previstas na lei. Quando isto ocorrer, o imposto é devido no local da prestação, e deverá ser recolhido pelo tomador, que é o contratante.

Qual é em regra a responsabilidade do tomador de serviços no caso de terceirização?

No caso de uma terceirização lícita, onde a empresa contratante não paga os direitos trabalhistas ao trabalhador, pela Súmula 331, TST a tomadora de serviços tem responsabilidade subsidiária, não importando se ela é do âmbito privado ou público.

Qual é a responsabilidade da tomadora de serviços em razão das verbas trabalhistas?

O trabalhador é considerado empregado da terceirizada, que é a responsável por seu registro em carteira e pagamento de seus direitos trabalhistas. ... É responsabilidade das tomadoras de serviços fiscalizarem o cumprimento das obrigações trabalhistas por parte da terceirizada.

Quando o tomador de serviços responde subsidiariamente?

Quanto à responsabilidade da empresa tomadora de serviços (ou contratante), esta responde subsidiariamente pelas obrigações trabalhistas devidas durante o período em que vigorou o trabalho temporário (art. 10, § 7º, da Lei Federal 6.019/1974).

O que é NFTS nota fiscal?

A Nota Fiscal Eletrônica do Tomador/Intermediário de Serviços – NFTS foi instituída pela Lei Nº 15.406, de 8 de julho de 2011, e se destina à declaração dos serviços tomados ou intermediados pelas pessoas jurídicas e pelos condomínios edilícios residenciais ou comerciais, por ocasião da contratação de serviços.

Qual o prazo para substituir uma nota fiscal de serviço?

Os RPS ou as notas fiscais convencionais deverão ser substituídos por NF-e até o décimo dia subseqüente ao de sua emissão, não podendo ultrapassar o dia 5 (cinco) do mês subseqüente ao da prestação de serviços (o prazo inicia-se no dia seguinte ao da emissão do RPS, não podendo ser postergado caso vença em dia não-útil ...

Qual o prazo para emitir a NFTS?

§ 1º A NFTS deverá ser emitida até o dia 5 (cinco) do mês subsequente ao da prestação dos serviços contratados ou intermediados.

Artigo anterior
Qual o digito verificador da conta do Santander?
Artigo seguinte
O que é mutações por substituição?