Quem é o tomador do frete?

Perguntado por: Frederico Matias Costa Antunes  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 5/5 (66 avaliações)

Tomador. O tomador nada mais é que o responsável pelos custos do serviço de transporte de carga. Quando falarmos do frete CIF, o tomador será o remetente. Já no frete FOB, será o destinatário.

Quem paga o frete o tomador?

R - É o contribuinte que paga o Serviço de Transporte. Na modalidade CIF o Tomador é o remetente. Na modalidade FOB o Tomador é o destinatário.

Quem é o tomador do serviço de transporte?

Ator que paga o frete da operação de transporte. Ele pode ser o remetente, destinatário, recebedor ou outra empresa que não está presente no CTe.

O que é o tomador do CTe?

No Conhecimento de Transporte eletrônico (CT-e), o tomador representa a instituição que é responsável pelo pagamento do serviço após a sua conclusão.

De quem é a responsabilidade do frete?

Nessa modalidade, que também é conhecida como frete a pagar, o embarcador só é responsável pelas cargas até que elas sejam enviadas. A partir daí, é o comprador (cliente) quem assume a gestão, os riscos e o monitoramento do transporte.

Frete CIF e Frete FOB: Entenda a Diferença entre as modalidades

16 questões relacionadas encontradas

Quando o consumidor tem de arcar com o valor do frete?

Quem deve pagar o frete na troca da mercadoria? Quando o produto é defeituoso, a loja online que é a obrigada a pagar o frete de devolução, bem como todas as despesas de envio da mercadoria certa para o consumidor, caso o acordo tenha sido de substituir o produto defeituoso.

Como funciona a cobrança de frete?

A relação entre a distância e o valor cobrado são duas variáveis diretamente proporcionais, ou seja, quanto maior for o percurso, mais alto será o custo do transporte. A maior parte desse cálculo é baseada no gasto que se tem com combustível para fazer o trajeto.

Quem escritura o CTe?

A legislação brasileira determina, entre outras obrigatoriedades, que o CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) emitido pela transportadora seja escriturado pelo tomador de serviço de transporte, ou seja, o pagador do frete.

Quais os principais campos de um CTe?

Principais campos
  • Nome, cadastro e endereço do embarcador da carga.
  • Nome, cadastro e endereço do destinatário da carga.
  • Nome, cadastro e endereço de quem contratou o serviço de transporte.
  • Valor do serviço, detalhando por peso, preço da mercadoria, taxas de transporte, etc.

Quem é o cliente no CTe?

Ou seja, trata-se da pessoa física ou jurídica para quem a mercadoria transportada será entregue no final de todo o trajeto.

Quem deve lançar o conhecimento de transporte?

Quando se fala em quem deve registrar o CT-e como documento de entrada pela aquisição do serviço de transporte devem ser considerados os aspectos contábil e fiscal, mas ambos apontam para mesma figura: o tomador.

Quando o remetente paga o frete?

Quando se negocia um frete CIF, quem remete a carga (o fornecedor) tem a responsabilidade de pagar pelo frete e pelo seguro das mercadorias. Esse pagamento, então, é feito na origem do transporte. Assim, o valor do produto, o custo do frete e o seguro do transporte estão inclusos no preço de venda.

Quando o destinatário pagar o frete?

Um exemplo prático do frete FOB para o mercado consumidor é o “Frete a pagar” dos Correios. Nesse caso, independentemente de ser o remetente ou o destinatário a contratar o serviço, é o cliente final quem fará o pagamento quando receber a mercadoria.

Quando o frete é tributado?

O serviço de frete também é tributado? Sim, o ICMS também incide sobre o frete intermunicipal e interestadual, gerando uma nova variação de cálculo no fechamento de pedidos: o imposto é devido ao estado onde é iniciada a prestação do serviço, ou seja, onde a carga é carregada.

O que deve conter em um Conhecimento de Transporte?

Dados do destinatário; Dados da nota fiscal; Informações fiscais (dados do ICMS e CFOP); e. Dados do veículo e motorista: obrigatório apenas em cargas do tipo Lotação.

Quais são os itens de layout do CTe que são validados na recepção do documento?

Esta chave é composta das seguintes informações: UF, Ano/Mês, CNPJ, Modelo, Série, Número CT-e, Código Numérico e dígito verificador. Esta chave pode ser digitada, capturada com o uso do Leitor de Código de Barras unidimensional, ou obtida diretamente do arquivo eletrônico do CT-e.

Pode viajar sem CTe?

O que pode acontecer se eu não emitir o CTe? Por possuir seu requerimento obrigatório em qualquer transporte no Brasil, não realizar sua emissão pode resultar em várias perdas para sua empresa que podem ir da paralisação de suas atividades até multas específicas.

Como escriturar um CTe?

ICMS - Escrituração do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).
...
Parágrafo único - Concedida a Autorização de Uso do CTe, o emitente deverá:
  1. comunicar o fato ao tomador de serviço, relacionando as alterações efetuadas no arquivo do CT-e;
  2. enviar o arquivo digital do CT-e autorizado ao tomador de serviço;

Como lançar um CTe?

Acesse o movimento de notas em Lançamentos > Nota Fiscal > Nota Fiscal; Lance a nota com o modelo de Conhecimento de Transporte (modelos 07,08,57...) na aba Geral. Se a nota lançada for de entrada, habilitará a aba SPED onde deverão ser preenchidas as informações do frete.

Quanto cobrar de um frete?

Então, de acordo com a tabela, o valor cobrado por frete será referente à quantidade de eixos multiplicado pela quilometragem a ser rodada. Neste caso: R$ 3,06 x 431 km. O frete custará R$ 1.318,86. Esse é o valor do frete apenas de ida.

Como se calcula o preço do frete?

Em resumo, o frete peso é o valor cobrado pelo peso da mercadoria e o espaço que irá ocupar. O frete valor é calculado com base na relação entre o peso bruto e o peso cubado. O que for maior entre os dois é que entra no cálculo.

Como entender tabela de frete?

Quais são as principais variáveis para elaborar uma tabela de frete?
  1. Tipo de veículo. As cargas podem contar com o mesmo tipo de veículo, mas existem aquelas que requerem um tratamento diferenciado. ...
  2. Tipo de carga. ...
  3. Prazos de entrega. ...
  4. Dimensões e pesos da carga. ...
  5. Taxas e impostos a pagar. ...
  6. Riscos. ...
  7. Preço do combustível. ...
  8. Distância.

Quem arca com o frete de devolução?

Quando se trata de uma troca por defeito ou devolução, a lei garante que o frete ou qualquer custo envolvido é de responsabilidade da empresa vendedora.

Quem paga o frete em caso de garantia?

Entendemos que se o produto estiver na garantia legal o fornecedor deverá ser o responsável pelas despesas de frete/correio. Nesse caso, o consumidor poderá utilizar-se de postagem a cobrar.

Quando o consumidor tem direito à devolução do dinheiro?

Para receber a devolução do dinheiro nas compras feitas em lojas online, existe uma regra principal. Basicamente, é preciso que o consumidor desista no prazo de até 7 dias, a partir da assinatura do contrato ou do recebimento do produto ou serviço.

Artigo anterior
Para que o limão é bom?
Artigo seguinte
Quem tem colesterol alto pode comer coração de boi?