Quem é o responsável pelas despesas de elaboração do EIA?
Perguntado por: Carlota Eduarda Baptista Matos Torres | Última atualização: 8. Mai 2025Pontuação: 4.2/5 (43 avaliações)
Quem é o responsável pelas despesas? R.: As despesas da realização de audiências públicas ambientais caberão ao empreendedor nos casos de empreendimentos sujeitos à realização de EIA-RIMA; nos demais casos, estas despesas caberão ao órgão ambiental competente.
Quem paga o EIA?
O fato de que todas as despesas do EIA-RIMA e da audiência pública são de responsabilidade do empreendedor, provavelmente seja o motivo do porque o processo de comunicação não é mais efetivo: além de mais um custo, pode alertar mais pessoas interessadas e o empreendedor ter sob risco a aprovação do seu projeto.
Quem custeia o EIA?
Com a vigência da Resolução CONAMA n. 237/97, atribui-se também responsabilidade para a elaboração do EIA/RIMA ao empreendedor, deixando a responsabilidade de ser somente do técnico particular, aplicando o regime da responsabilidade civil objetiva com ou sem culpa da Lei n. 6.9838/81 (art.
Quem é responsável pela elaboração do EIA-RIMA?
Importante ressaltar que apesar de ser um estudo relativamente comum, o EIA/RIMA deve ser elaborado por equipe técnica multidisciplinar habilitada. Mesmo sendo elaborados por empresas privadas, existe pena em caso de falsificação na elaboração dos documentos.
Quem paga os estudos necessários ao processo de licenciamento ambiental?
Art. 11 - Os estudos necessários ao processo de licenciamento deverão ser realizados por profissionais legalmente habilitados, às expensas do empreendedor.
Licenciamento Ambiental | Aprenda com EXEMPLOS!
Quem será tecnicamente responsável pela elaboração da avaliação de impactos ambientais?
O órgão brasileiro que regulamenta a legislação e emite resoluções para todo o território brasileiro, é o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente). O CONAMA foi instituido pela Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, como um órgão normativo na área ambiental.
Quanto custa para tirar uma licença ambiental?
Quanto custa para tirar licença ambiental? Para se tornar um Analista em Licenciamento Ambiental o investimento é mínimo e ainda poderá ser parcelado em até 12 vezes. O valor do curso é de R$ 1.299,00 que poderá ser pago no boleto ou cartão.
Quando o EIA é exigido?
O EIA é obrigatório apenas para atividades que possuam potencial poluidor considerado alto pelos órgãos e legislação competentes. Por exemplo: complexos ou unidades petroquímicas, cloroquímicas, siderúrgicas e usinas de destilação de álcool; projetos agropecuários em áreas superiores a 200 hectares, entre outros.
Quando é preciso elaborar o EIA e RIMA?
O EIA-RIMA
Se o projeto urbanístico ocupar área maior que 100 ha (ou 1.000.000 mil m²), é necessário o EIA, conforme a resolução CONAMA nº 01/86, com vistas ao licenciamento de atividades potencialmente causadores de danos ao meio ambiente.
Como é feito o EIA?
Veja algumas das atividades técnicas desenvolvidas pelo EIA:
Isso leva em conta: o meio físico (subsolo, águas, ar e clima). Nessa fase são feitas topografia e demais análises de solo, águas e demais componentes. A outra parte é o meio biológico e de ecossistemas naturais como fauna e flora.
O que é EIA e RIMA no licenciamento ambiental?
Comum a todos os estados e regulamentado pela Resolução CONAMA 001/1986, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) são exigidos no licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades que possam causar significativos impactos ambientais.
Quais são os órgãos responsáveis pelo licenciamento ambiental?
A competência para a condução do licenciamento ambiental pode ser da União, Estados ou Municípios. Os empreendimentos e atividades, no entanto, são licenciados por um único ente federativo. O Ibama é o órgão executor do licenciamento ambiental de competência da União. A Lei Complementar nº 140/11, art.
Quais são as 04 etapas principais de um EIA?
O EIA deve ser um estudo seqüencial, começando com a descrição do sistema (diagnóstico ambiental), análise das alternativas, prosseguindo na análise dos impactos, e finalmente apresentação de medidas (planos e programas) visando evitá- los, minimizá-los ou compensá-los.
Qual é a função do EIA?
O EIA é responsável pela coleta de material, análise do mesmo, bibliografia que respalda o estudo e pelo estudo que prevê as possíveis e prováveis consequências ambientais que podem ser causadas com a obra no local em questão.
O que é taxa de licenciamento ambiental?
A Taxa de Licenciamento Ambiental tem por fato gerador o exercício regular do poder de polícia conferido ao órgão ambiental municipal competente, decorrente do licenciamento ambiental para o exercício de atividades ou empreendimentos utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidoras ou capazes, ...
Qual a importância da elaboração de um EIA para a conservação ambiental?
Um EIA elaborado com qualidade, propicia ganhos efetivos no tocante a gestão ambiental, considerando-se a conservação de áreas protegidas, proteção da biodiversidade, desenvolvimento sustentável e aperfeiçoamento de estratégias de planejamento ambiental e políticas públicas.
O que deve constar no EIA-RIMA?
O EIA e respectivo RIMA deverão ser elaborados por equipe técnica multidisciplinar devidamente habilitada, devendo constar nos respectivos documentos - nome, assinatura, registro no respectivo Conselho Profissional e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de cada profissional.
Quais as atividades que exigem EIA e RIMA?
- a saúde, a segurança e o bem-estar da população;
- as atividades sociais e econômicas;
- a biota;
- as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
- a qualidade dos recursos ambientais.
Pode algum licenciamento dispensar estudos ambientais?
A dispensa do licenciamento ambiental é concedida quando o empreendimento ou atividade em questão não necessita desse tipo de autorização. Também ocorre quando o licenciamento não compete a determinado órgão ambiental, de acordo com os critérios próprios adotados por cada entidade responsável.
Como fazer um RIMA Relatório de Impacto Ambiental?
O RIMA deverá indicar a composição da equipe técnica autora dos trabalhos, devendo conter, além do nome de cada profissional, seu título, número de registro na respectiva entidade de classe e indicação dos itens de sua responsabilidade técnica. Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto.
Quanto custa em média um PGRS?
Qual o valor de um PGRS? Geralmente depende da complexidade da atividade. Os mais simples geralmente em torno de R$ 1.300,00 podendo o valor ser multiplicado por 2, 3, 4 , dependendo da complexidade, ramo da atividade, quantidade de resíduos gerado no empreendimento.
Como cobrar por consultoria ambiental?
Você deve precificar sua hora consultor
O preço da hora consultor leva em consideração o seu tempo de formação, tempo de experiência e titularidade. Se você não sabe o valor que deve cobrar, tudo bem, o órgão ambiental tem tabelado a sugestão de alguns valores que podem ser cobrados.
Quem é obrigado a ter licença ambiental?
Quem precisa
Atividades agropecuárias: agricultura, florestas, caça e pesca. Mineração. Indústrias. Transporte, terminais e depósitos.
É possível obter uma licença ambiental simplificada?
Podem obter a Licença Ambiental Simplificada todas as atividades listadas de acordo com a Resolução SMAC nº 461/09 , que regulamenta o Decreto nº 30.568/2009 , desde que em imóveis existentes, devendo a licença ser solicitada logo após a emissão do Alvará.
Como a psicanálise explica o comportamento humano?
Como secar alergia na pele?