Quem é o reagente limitante na produção de ácido acetilsalicílico?

Perguntado por: Jorge Bruno de Gonçalves  |  Última atualização: 22. Dezember 2024
Pontuação: 4.1/5 (19 avaliações)

Como reagem na proporção 1:1, o reagente limitante é o ácido salicílico e o anidrido acético é o reagente em excesso. A formação de 9, 0 g de ácido acetilsalicílico equivale a 100% de rendimento.

Como é produzido o ácido acetilsalicílico?

Assim, o AAS, princípio ativo da aspirina, é atualmente produzido sinteticamente através de uma reação nucleofílica acílica, também chamada de reação de esterificação.

Qual a composição de ácido acetilsalicílico?

O ácido acetilsalicílico apresenta-se na forma de cristais brancos, inodoros ou com um fraco odor. A sua fórmula molecular é C9H8O4, e o seu peso molecular 180,16. O seu nome químico é ácido benzoico 2-acetiloxi.

Qual é a função do ácido sulfúrico na síntese do ácido acetilsalicílico?

O ácido acetilsalicílico prepara-se fazendo reagir o ácido salicílico com o anidrido acético, e algumas gotas de ácido sulfúrico, que actua como catalizador (substância que não participa na reacção mas aumenta ou diminui a sua velocidade).

Como é feito o ácido salicílico?

O ácido salicílico tem origem natural, derivado da salacina, que é encontrada na casca de salgueiros, e é uma substância anti-inflamatória. Apesar disso, atualmente, costuma ser produzido sinteticamente em grande escala.

Estequiometria: reagente limitante e reagente em excesso | Brasil Escola

27 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença de ácido salicílico e ácido acetilsalicílico?

O ácido acetilsalicílico é resultado da síntese entre ácido salicílico e anidrido acético, descoberta pelo químico Felix Hoffmann, da Bayer, em 1897. Dois anos depois, a empresa obteve patente com o nome de Aspirina®. Esse medicamento, isento de prescrição, muda seus efeitos de acordo com a dose utilizada.

Qual é a origem do ácido salicílico?

Proveniente da salicina, é um ativo de origem vegetal encontrado nas folhas de plantas como a erva-ulmeira e nas cascas de salgueiro.

Qual reação química ocorre na síntese do AAS?

A síntese do ácido acetil salicílico, comercialmente conhecido como Aspirina, ocorreu por meio de uma reação entre o ácido salicílico (C7H6O3) e o anidrido acético (C4H6O3), tal como já foi mencionado, usando o ácido sulfúrico (H2SO4) como catalizador, sendo formado também o ácido acético (CH3COOH) (Figura 1).

Quais são os recursos necessários para a fabricação da Aspirina?

Para formar uma molécula dessa substância são necessários dois átomos de hidrogênio e apenas um de oxigênio, que se ligam por ligações covalentes (H-O-H).

Quais funções orgânicas estão presentes no ácido acetilsalicílico?

O AAS tem em sua estrutura as funções orgânicas éster e ácido carboxílico.

Qual o nome popular do ácido acetilsalicílico?

Medicamento Medicamento de Referência: de Referência: de Referência: Aspirina®, Apirina Buffered®, Aspirina Prevent®, Bufferin Cardio®. Medicamentos Similares: Medicamentos Similares: Melhoral infantil®, Somalgin®. Medicamentos Genéricos: Medicamentos Genéricos: ácido acetilsalicílico.

Qual o nome da reação de transformação do ácido acetilsalicílico e ácido salicílico?

A síntese do AAS é possível por meio de uma reação de acetilação do ácido salicílico (1), um composto aromático bifuncional (ou seja, possui dois grupos funcionais: fenol e ácido carboxílico).

Quais as três principais propriedades do ácido acetilsalicílico?

O ácido acetilsalicílico pertence ao grupo dos fármacos anti-inflamatórios não-esteroides, com propriedades analgésicas, antipiréticas e anti-inflamatórias. Seu mecanismo de ação baseia-se na inibição irreversível das enzimas ciclooxigenase, envolvidas na síntese das prostaglandinas.

Onde é encontrado o ácido acetilsalicílico?

O ácido acetilsalicílico, popularmente conhecido pela marca comercial Aspirina, é considerado o medicamento que inaugurou a indústria farmacêutica. Trata-se do primeiro fármaco a ser sintetizado em laboratório, ou seja, que não pode ser encontrado em sua forma final na natureza.

Qual é a função do ácido acetilsalicílico?

O ácido acetilsalicílico está indicado para: O alívio sintomático de dores de intensidade leve a moderada, como dor de cabeça, dor de dente, dor de garganta, dor menstrual, dor muscular, dor nas articulações, dor nas costas, dor da artrite; O alívio sintomático da dor e da febre nos resfriados ou gripes.

Onde se encontra o ácido acetilsalicílico?

O ácido acetilsalicílico foi descoberto na casca da árvore salgueiro branco (Salix alba), que era usada como medicamento para dores há milhares de anos pelos sumérios e outros povos antigos, como assírios, egípcios, chineses e gregos ³.

Qual a diferença entre o AAS e aspirina?

O ácido acetilsalicílico (AAS), conhecido como aspirina, é utilizado para prevenir o infarto, a doença vascular periférica ou o acidente vascular cerebral (AVC). No entanto, o uso constante e diário da aspirina costuma provocar complicações gastrointestinais nestes pacientes.

Qual é o pH da aspirina?

Fórmula Molecular: Peso Molecular: 180,2 Ponto de fusão: 143ºC Ponto de inflamabilidade: 250ºC pH: 3,5 a 2,5 g/l Pressão de vapor: Solubilidade: Pouco solúvel em água Muito solúvel em etanol (96% solúvel).

Qual a equação da reação de obtenção da aspirina?

A síntese de aspirina (C₉H₈O₄, massa molar = 180 g/mol) é realizada através da reação entre o ácido salicílico (C₇H₆O₃, massa molar = 138 g/mol) e o anidrido acético (C₄H₆O₃, massa molar = 102 g/mol), conforme equação a seguir. 13,8 g e 10,2 g. 6,9 g e 5,1 g. 10,2 g e 6,9 g.

Qual o produto que tem ácido salicílico?

Marcas como Creamy, Vichy e Océane oferecem produtos com o ativo, que ajuda a controlar a oleosidade da pele e combater a acne. O ácido salicílico é um componente bastante conhecido pelas propriedades anti-inflamatórias.

O que substitui o ácido acetilsalicílico?

Alguns exemplos são Dormec, Melhoral, AS-Med e Bufferin.

Qual a massa molecular do ácido acetilsalicílico?

O ácido acetilsalicílico possui massa molar de 180 g/mol, composição igual 60% de carbono, 35,55% de oxigênio e 4,45% de hidrogênio.

Qual a relação das Cox com o ácido acetilsalicílico?

O ácido acetilsalicílico inibe a agregação plaquetária bloqueando a síntese do tromboxano A2 nas plaquetas. Seu mecanismo de ação baseia-se na inibição irreversível da ciclooxigenase (COX-1).

Qual o significado de ácido acetilsalicílico?

O Ácido Acetilsalicílico (AAS), é um dos remédios mais usados no mundo e é comercializado pela farmacêutica Bayer desde 1899. Ele é um remédio anti-inflamatório não esteroidal, que age como analgésico e antifebril.

Onde o ácido acetilsalicílico é absorvido?

Após a administração oral, o ácido acetilsalicílico é rapidamente e completamente absorvido no trato gastrointestinal, dependendo dos alimentos, álcool e pH gástrico.

Artigo anterior
Qual o melhor horário para fazer agachamento?
Artigo seguinte
Quem são os inventariantes?