Quem é o polo ativo da ação?

Perguntado por: Verónica Nascimento Nascimento  |  Última atualização: 11. Juli 2024
Pontuação: 4.5/5 (6 avaliações)

O autor é o polo ativo do processo judicial, é aquele que promove a ação civil ou criminal contra outra pessoa, que será considerada ré. O autor é o polo ativo do processo, em contraposição ao réu, que é o polo passivo. O réu é a parte contra quem o processo é promovido.

Quem é o polo ativo no processo?

POLO ATIVO O polo ativo é composto por quem toma a iniciativa de interpor a ação (normalmente o reclamante, mas em alguns casos pode ser a reclamada)... Assim, pede a retificação do polo ativo, para que conste o nome completo do autor .”

Quem é o polo passivo na ação penal?

Sujeito passivo do crime é o titular do bem jurídico lesado ou ameaçado pela conduta criminosa, ou seja, aquele que sofreu pela infração penal cometida pelo sujeito ativo.

Quem deve figurar no polo passivo?

Já o polo passivo será composto por aquele que tem o dever de prestar os alimentos, um dos genitores biológicos ou até mesmo o genitor socioafetivo.

O que é polo passivo da demanda?

O que significa polo passivo em um processo judicial? O polo passivo representa a parte que sofre os efeitos da ação judicial, sendo demandado a responder às acusações ou demandas apresentadas pelo polo ativo.

Usucapiao - Polo Ativo da Ação

39 questões relacionadas encontradas

Quem é o polo ativo e passivo da ação?

O autor é o polo ativo do processo judicial, é aquele que promove a ação civil ou criminal contra outra pessoa, que será considerada ré. O autor é o polo ativo do processo, em contraposição ao réu, que é o polo passivo. O réu é a parte contra quem o processo é promovido.

Quem é o autor de um processo?

Autor: quem entra com um processo judicial. Autos: são os documentos que compõem o processo: pedido do autor, documentos, resposta do réu, provas, despachos e decisões. Citação ("cite-se"): o juiz exige que o réu se manifeste sobre o pedido do autor.

Até quando pode incluir no polo passivo?

Nos termos do art. 329 , do CPC , o aditamento da inicial pode acontecer livremente até o momento da citação do réu, contudo, caso o réu já tenha sido citado, a parte autora poderá realizar o aditamento até a fase de saneamento do processo, sendo necessária, nesse caso, a concordância do réu.

Como regularizar o polo passivo da ação?

REGULARIZAÇÃO DO POLO PASSIVO DA DEMANDA. CITAÇÃO DA SUCESSÃO OU DOS HERDEIROS. Falecido o demandado, cumpre a regularização do polo passivo da demanda com a substituição processual pelos sucessores ou pelo espólio, caso aberto o inventário.

Quem tem legitimidade passiva?

Aquele que é apontado como devedor no título executivo tem legitimidade passiva para sofrer a execução. O espólio, os herdeiros e os sucessores daquele indicado como devedor no título executivo estão sujeitos à execução na medida das forças da herança (arts. 1.792, CC, e 772, II, CPC).

Qual a diferença de sujeito ativo e passivo?

No ambito jurídico, em uma relação jurídica comum, o sujeito ativo é o ser ou a entidade que tem o poder de exigir algo, enquanto que o sujeito passivo é o ser que deve assumir uma obrigação imposta.

O que é um declarante passivo?

O art. 924 das NSCGJ disciplina o conceito de “declarante passivo” como sendo a pessoa que é investigada no inquérito policial, e foi ouvida apenas em declarações, mas ainda não foi formalmente indiciada.

O que é sujeito passivo exemplos?

Já o sujeito passivo é o tutelar do bem jurídico ameaçado ou lesado durante o cometimento do crime. No caso do homicídio, o sujeito passivo é a vítima, ou seja, a pessoa que foi assassinada pelo sujeito ativo. Além disso, não é preciso que uma pessoa seja o sujeito passivo do crime.

O que significa polo ativo requerente?

Qual a diferença entre autor, réu e requerente? As figuras do autor e do requerido são semelhantes, o autor é o polo ativo do processo judicial, aquele quem promove a ação, que também pode ser considerado requerente, uma vez que requer que seus pedidos sejam atendidos.

O que significa parte passiva em um processo criminal?

Sujeito passivo. Trata-se da pessoa ou ente que sofre as consequências da infração penal. Podem ser sujeito passivo: pessoa física, pessoa jurídica e entes sem personalidade jurídica (ex.: família, coletividade – nestes casos, tem-se o chamado crime vago).

O que é inclusão no polo passivo?

INCLUSÃO DOS SÓCIOS NO POLO PASSIVO. A legislação permite a possibilidade de inclusão dos sócios no polo passivo da demanda já na fase de conhecimento, sendo prescindível a instauração do incidente de desconsideração da personalidade jurídica quando for requerida na inicial, conforme disposto no art.

O que acontece com o processo quando o réu morre?

O motivo pelo qual é declarada extinta a punibilidade do agente é óbvio: uma vez que o réu está morto, o processo perde por completo o seu objeto de mérito, pois não será mais possível - e muito menos necessário - a imposição de uma sanção penal ao acusado.

O que ocorre quando há o falecimento do réu no processo?

Se o falecido era autor ou réu em uma demanda judicial será sucedido pelo espólio ou pelos herdeiros após o seu falecimento. É importante ressaltar que esta substituição só é possível se o direito sobre o qual versa a ação judicial tiver natureza transmissível, como é o caso das ações de cunho patrimonial.

O que acontece quando o executado morre?

O executado que falece no curso da execução é sucedido por seu espólio e, após a extinção deste, por seus herdeiros, nos termos dos artigos 110 , 779 , inciso II , e 796 do Código de Processo Civil , e do artigo 1.991 do Código Civil .

É possível alterar o polo passivo?

É permitido ao autor alterar o pedido, a causa de pedir, bem como o pólo passivo, sem o consentimento do réu, desde que a modificação se opere antes da citação. Após a citação, a modificação depende do consentimento daquele contra o qual foi movida a demanda.

É possível a migração do réu do polo passivo para o pólo ativo?

O deslocamento de pessoa jurídica de Direito Público do pólo passivo para o ativo na Ação Popular é possível, desde que útil ao interesse público, a juízo do representante legal ou do dirigente, nos moldes do art. 6o., § 3o. da Lei 4.717/1965.

Pode figurar no polo passivo?

A legislação permite a possibilidade de inclusão dos sócios no polo passivo da demanda já na fase de conhecimento, sendo prescindível a instauração do incidente de desconsideração da personalidade jurídica quando for requerida na inicial, conforme disposto no art.

Quando o réu processa o autor?

Reconvenção é a ação do réu contra o autor no mesmo processo em que aquele é demandado. Não é defesa, é demanda, ataque. Esta ação amplia objetivamente o processo, isso significa que o processo passa a ter novo pedido.

Qual é o termo usado para uma ação judicial?

Petição inicial: é primeiro ato para a formação do processo judicial. O cidadão apresenta sua causa perante a Justiça, levando ao juiz as informações necessárias para analise do direito.

Quando se encerra um processo judicial?

A conclusão do processo judicial pode ocorrer por meio de uma sentença ou de um acórdão, conforme a instância em que ocorre o julgamento. Sentença é o ato judicial pelo qual o juiz encerra o processo em primeiro grau.

Artigo anterior
Qual a principal ideia do empirismo?
Artigo seguinte
Qual a população de Belém de Manaus?