Quem é o chefe Pitiguara?

Perguntado por: Nádia Vaz de Barros  |  Última atualização: 21. Februar 2022
Pontuação: 4.4/5 (68 avaliações)

JACAÚNA – chefe dos pitiguaras, irmão de Poti.

Quem é araquem no livro Iracema?

IRAPUÃ – chefe dos tabajaras e inimigo de Martim.

Quem é o antagonista de Iracema?

Irapuã: antagonista e chefe da tribo tabajaras; Caubi: irmão de Iracema; Araquém: pajé da tribo tabajaras; Moacir: filho miscigenado de Martim e Iracema.

Como acabou o combate entre Pitiguaras e tabajaras?

Iracema silvou como a boicininga; e arrojou-se contra a fúria do guerreiro tabajara. A arma rígida tremeu na destra possante do chefe e o braço caiu-lhe desfalecido. Soava a pocema da vitória. Os guerreiros pitiguaras conduzidos por Jacaúna e Poti varriam a floresta.

O que é o segredo da Jurema?

A moça também é detentora do segredo da Jurema. Ela produz uma bebida alucinógena que é dada aos guerreiros em rituais específicos. Este segredo está condicionado à sua virgindade. Ela não pode se entregar a nenhum homem antes de passar a outra virgem o segredo de fabricação dessa bebida.

Peaky Blinders - QUEM É O CHEFE? (Billy Kimber)

38 questões relacionadas encontradas

Qual é o segredo da jurema que Iracema guarda?

Durante sua estadia na aldeia, Iracema e Martim aproximam-se e floresce, entre os dois, forte atração. Contudo, Iracema tem um papel importante na tribo: é uma virgem consagrada a Tupã, guardadora do segredo da jurema, um licor sagrado, que levava ao êxtase os índios tabajaras.

Quem é Irapuã O que ele queria?

IRAPUÃ - chefe dos tabajaras; apaixonado por Iracema.

Por que Iracema não podia se casar com Martim?

Ela estava triste, a situação não permitia que eles ficassem juntos, Martim resolveu que o melhor era que ele partisse. Mas sua vida corria perigo, e por isso Iracema foi à tribo dos pitaguaras, rivais dos tabajaras, ter com o amigo de Martim, Poti o maior guerreiro.

Por que Iracema não podia se casar?

O livro trata da história de uma índia, Iracema, que se apaixona por Martim (um guerreiro estrangeiro), mas Iracema não pode se casar com ele, pois guarda um segredo, o “segredo de jurema”.

Por que o guerreiro não reagiu ao ataque de Iracema?

a) De acordo com o texto, por que o “guerreiro branco” não reagiu agressivamente ao “ataque” de Iracema? A religiosidade presente na cultura de Martim, bem como sua visão de mulher são idealizadas, o que leva à sua “não reação”.

Como Alencar descreve Iracema?

Em suas obras Alencar buscou sempre definir a mulher nesse perfil: guerreira, forte, decidida, heroína que luta pelos seus ideais. Na obra Iracema, ela trai sua família e tribo, para viver um amor com o estrangeiro, amor esse que não era permitido. As águas do rio banhavam o corpo casto da recente esposa.

Quais as principais características de Iracema?

Os traços atribuídos a Iracema são análogos à exuberante natureza local. Ela é apresentada como “a virgem dos lábios de mel”, cujos cabelos eram mais negros que a asa da graúna e o sorriso mais doce que o favo da jati. Essa harmoniosa relação, entretanto, dura somente até o contato da índia tabajara com o colonizador.

Qual tribo Iracema pertencia?

Iracema foi escrito em 1865 por José de Alencar (1829-1877) e conta a história de amor entre a indígena que dá nome à obra e o aventureiro português Martim. Iracema pertence ao povo tabajara e é a filha virgem do pajé. Martim é aliado dos pitiguaras, inimigos dos tabajaras, e está perdido em território inimigo.

O que é Coatiabo?

Martim: guerreiro branco, amigo dos potiguaras, habitantes do litoral, adversários dos tabajaras; os potiguaras lhe deram o nome de Coatiabo.

Porque o livro Iracema pertence ao romantismo?

“O romance foi escrito para representar a origem da raça brasileira”, diz. Ao contrário de Memórias de um Sargento de Milícias (1854) que tem um anti-herói, vagabundo e largado, Iracema possui um típico herói romântico: o europeu Martim, que mistura sentimentos e valores nobres, como amor e honra.

Quem é Jandaia em Iracema?

b) Jandaia, ou ará, pode representar a atenção que Iracema dava a sua tribo. Comprova-se isso logo no início do trecho “Desde que o guerreiro branco pisou a terra dos tabajaras, Iracema a esqueceu”. Temos uma confirmação de que a índia deixou de lado sua tribo e sua ave para se dedicar a Martim, seu amado.

Qual a última atitude de Iracema antes de morrer?

Através da história, o autor cria uma lenda de como o estado teria sido criado. Pois quando Iracema morre, ela é enterrada por Martim e seu amigo Poti à beira de um coqueiro de que ela gostava muito. Diante desse coqueiro, sempre se ouvia um lamento; era o lamento de sua ave de estimação, que sentia sua falta.

Qual a atitude de Iracema em relação a aproximação do rapaz?

O relacionamento amoroso entre Iracema e Martim pode ser interpretado, simbolicamente, como metáfora, como alegoria representativa do cruzamento das raças indígena e branca, ou seja, o nativo e o europeu colonizador. ... Em Iracema, a relação amorosa entre a jovem índia e o fidalgo português Martim domina toda a obra.

Quais são as características do Romantismo no livro Iracema?

O sentimentalismo está presente em toda a obra, desde os primeiros capítulos, principalmente no que diz respeito à personagem Iracema que sabe Martim ter outra, não acreditando que o que o protagonista sente é a saudade da pátria e não amor por outra moça.

O que representa o enlace amoroso entre Iracema e Martim?

A relação entre Martim e Iracema significa a união entre o branco colonizador e o índio, entre a cultura europeia, civilizada, e os valores indígenas, apresentados como naturalmente bons. É uma espécie de mito de fundação da identidade brasileira.

Quais são as características de Martim?

2) Martim - o seu nome na língua indígena significa "filho de guerreiro". ... Corajoso, valente, audaz, representa bem o branco conquistador, que se impôs aos índios na colonização do Brasil. 3) Araquém - pai de Iracema, pajé da tribo tabajara, tinha os olhos cavos e rugas profundas, compridos e raros cabelos brancos.

Porque Iracema é classificada como um romance indianista?

Iracema é uma obra do escritor romântico cearense José de Alencar. Publicada em 1865, trata-se de um romance indianista, com presença de elementos indígenas, mitológicos e históricos. ... Com o intuito de buscar um tema nacional, o índio foi eleito. Por isso, é chamada de geração “nacionalista-indianista”.

Quem era Martin e por que ele foi parar nas matas da tribo Tabajara?

Martin, um jovem guerreiro português, é ferido por uma índia ao andar só por entre as matas. Essa índia é a jovem guerreira tabajara Iracema, virgem consagrada a Tupã e que continha o segredo da jurema: a preparação de um licor que provocava êxtase nos índios tabajaras.

Como o índio é retratado em Iracema?

Vale lembrar, que na narrativa, Iracema se entrega a Martim sem que ele saiba, pois ele estava sob efeito da bebida de Tupã. Nestes termos, o índio passa a ser visto como um ser astucioso e que precisa ser dominado.

Onde Iracema e Martim moravam?

A história de amor de Iracema e Martim Soares Moreno, contada em terceira pessoa, conduz à narrativa, que se passa nas matas do Ceará no século XVII. A índia é filha de Araquém, pajé da tribo dos tabajaras.

Artigo anterior
O que e recuperação judicial?
Artigo seguinte
A partir de quantos dias aparecem os sintomas da gravidez?