Quem é o autor do livro A Arte da Guerra?

Perguntado por: Sandro William Gaspar de Antunes  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (7 avaliações)

Sun Tzu foi um general, estrategista e filósofo chinês e principal nome relacionado a escola militar de filosofia chinesa. Ele é mais conhecido por seu tratado militar, A Arte da Guerra, composto por 13 capítulos de estratégias militares.

Qual é o livro original A Arte da Guerra?

O início de A Arte da Guerra, em um livro de bambu da época do reino do Imperador Qianlong, século XVIII. A Arte da Guerra (chinês: 孫子兵法; pinyin: sūn zĭ bīng fǎ, literalmente "Estratégia Militar de Sun Tzu"), é um tratado militar escrito durante o século IV a.C. pelo estrategista conhecido como Sun Tzu.

Qual a editora do livro A Arte da Guerra?

A arte da guerra - Grupo Editorial Record. Livros.

Qual a mensagem do livro A Arte da Guerra?

A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar. Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota.

Qual o objetivo do livro A Arte da Guerra?

O livro "A Arte da Guerra", do filósofo e general estrategista Sun Tzu, foi escrito cerca de 500 anos a.C. Dividida em 13 capítulos, a obra mostra diversas maneiras de encarar conflitos, enfrentar inimigos, atacar a fraqueza do adversário evitando a força, além de estratégias, planejamento etc.

Resenha do Livro: A Arte da Guerra

26 questões relacionadas encontradas

O que podemos aprender com A Arte da Guerra?

“A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar.” “O que é de suprema importância na guerra é atacar a estratégia do inimigo.” “A velocidade é a essência da guerra. Tire proveito do despreparo do inimigo; viaje por rotas inesperadas e atinja-o onde ele não tomou precauções.”

Quais são os princípios do livro A Arte da Guerra?

Um dos pontos iniciais de sua estratégia na Arte da Guerra foi transformar civis em verdadeiros soldados partindo do princípio de que com ordens claras, motivação e disciplina, qualquer um poderia lutar como um herói.

Qual a contribuição de Sun Tzu em seu livro A Arte da Guerra sobre a estratégia militar?

Pois segundo Sun Tzu "Comandar muitos é o mesmo que comandar poucos. Tudo é uma questão de organização." ... Ter disciplina, organização, saber analisar e se preocupar com aspectos internos e externos aos interesses da organização, pois "A estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória.

Qual o conteúdo do livro A Arte da Guerra sua importância para outras gerações até a atualidade?

Nele o autor tenta sistematizar temas bastante complexos da arte da guerra, tais como: previsão, espírito do povo, probabilidades e criatividade.

Como vencer o inimigo arte da guerra?

“A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar”

Por vezes, nem sempre o confronto direto será a solução mais inteligente a ser tomada. É preciso encontrar outras formas de lidar com um problema sem que isso seja a força bruta.

Qual melhor livro da arte da guerra?

A arte da guerra: o maior manual de estratégia já produzido pela humanidade. O livro “A arte da guerra” foi escrito pelo general chinês Sun Tzu por volta de 500 a.C., sendo apontado como o mais antigo de estratégia já escrito.

Quem leu a arte da guerra?

Sun Tzu (544-496 a.C.) foi um general, estrategista de guerra e filósofo chinês, a quem é atribuída a obra “A Arte da Guerra”, um tratado filosófico-militar no qual reuniu estratégias e táticas militares para vencer o inimigo.

Qual a melhor tradução da arte da guerra?

SUNZI. A Arte da Guerra, tradução de André Bueno. São Paulo: Jardim dos Livros, 2010. BUENO, André.

Quantas páginas tem o livro original a arte da guerra?

Nesta versão de luxo de 160 páginas, o livro possui capa flexível, no formato 16X23, papel de alta qualidade em gramatura 90g. No final da edição o leitor tem 3 espaços com 23 páginas para fazer suas anotações sobre aplicabilidades dos ensinamentos de Sun Tzu na vida pessoal, profissional, e nos estudos.

Quantos livros tem a arte da guerra?

A Arte da Guerra - Os 13 Capítulos Originais - Ed. Completa - Saraiva.

Quantos capítulos tem o livro A Arte da Guerra?

livro - a arte da guerra: os treze capítulos originais.

Quais são as táticas de guerra?

Táticas ofensivas
  • Emboscada. Na emboscada, os combatentes se aproveitam da ocultação e do elemento de surpresa para atacar os inimigos desavisados, em posições ocultas.
  • Cerco. ...
  • Ataque de oportunidade. ...
  • Incursão. ...
  • Terra arrasada. ...
  • Retraimento. ...
  • Ação retardadora.

Quando cercar o inimigo deixe uma saída para ele caso contrário ele lutará até a morte?

Quando cercar o inimigo, deixe uma saída para ele, caso contrário, ele lutará até a morte. 56. Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você deve enxergar o que não está visível.

Quais as consequências de uma guerra para a humanidade?

Prejuízos socioeconômicos. Uma das principais consequências da Primeira Guerra Mundial foi o número de mortes. Ao todo, cerca de 13 milhões de soldados e civis morreram no conflito e outros 20 milhões foram feridos ou mutilados.

Qual a contribuição de Sun Tzu?

Sun Tzu (544-496 a.C.) foi um general, estrategista de guerra e filósofo chinês, a quem é atribuída a obra “A Arte da Guerra”, um tratado filosófico-militar no qual reuniu estratégias e táticas militares para vencer o inimigo.

Qual a contribuição de Sun Tzu e de Maquiavel para a administração?

Assim como Sun Tzu pode ser considerado um dos precursores da Ciência Militar, Maquiavel é considerado o pai da Ciência Política. ... Considerado por muitos um fracasso como político, a sua verdadeira contribuição foi entender como a política realmente acontecia, sem utopias.

Qual a importância dos princípios de Sun Tzu nas competências do planejamento estratégico?

Os princípios de Sun Tzu são adequados às situações das competições empresariais, tanto no gerenciamento quanto nas estratégias de marketing. Assim como na guerra, um planejamento inadequado na empresa, resulta em perdas e este impacto pode levar a falência da organização.

Em que aspectos os conceitos do livro A Arte da Guerra podem ser aplicados em sua vida carreira ou empresa?

“Pode-se fazer a metáfora da guerra para o ambiente de mercado competitivo, dentro do qual a empresa precisa ter conhecimento de três elementos essenciais”. Nesta comparação, o exército seria a própria empresa, o inimigo seriam os competidores, e o terreno seriam o mercado, os fornecedores e os acionistas.

O que quer dizer A Arte da Guerra?

A Arte da Guerra é o nome de um antigo tratado militar chinês, surgido por volta do século V a.C. Está dividido em treze capítulos, cada um lidando com um tema específico da tática de combate conhecida até à época de seu surgimento.

Como aplicar arte da guerra?

Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças. Derrotar o inimigo em cem batalhas não é a excelência suprema; a excelência suprema consiste em vencer o inimigo sem ser preciso lutar. Não há exemplos de uma nação beneficiando-se da guerra prolongada.

Artigo anterior
O que é estrutura de tópicos?
Artigo seguinte
O que é jogo funcional?