Quem é Nossa Senhora para os evangélicos?

Perguntado por: Joel Mauro Andrade Alves Freitas  |  Última atualização: 3. Juni 2024
Pontuação: 4.8/5 (59 avaliações)

Evangélicos não veneram Maria, tampouco Nossa Senhora da Conceição. Esta é uma das grandes diferenças entre a doutrina evangélica e a católica. Para os evangélicos, Maria é uma das tantas personagens, narradas nos textos da Bíblia, que participaram do projeto redentor de Deus para o mundo.

O que os evangélicos falam sobre Nossa Senhora Aparecida?

A fé evangélica não admite a veneração de santos, equiparada à idolatria. Para esse segmento cristão, o único mediador da humanidade com Deus é Jesus Cristo. Fiéis poderiam, então, admirar Maria e outros nomes canonizados pela Igreja Católica, sem lhes atribuir santidade.

O que Maria e para os evangélicos?

Maria é, portanto, verdadeiramente a "Mãe de Deus Encarnado", visto ser a Mãe do Filho Eterno de Deus feito homem, que é Ele mesmo Deus. Maria "permanece Virgem concebendo seu Filho, Virgem ao dá-lo a luz, Virgem ao alimentá-lo no seu seio, Virgem sempre". Com todo o seu ser, foi a Serva do Senhor (Lc 1:38).

Quem é Nossa Senhora segundo a Bíblia?

Para o cristianismo, ela tem papel fundamental: tornou-se a mãe de Jesus Cristo. Chamada de virgem por dois dos evangelistas, Mateus e Lucas, acredita-se que ela tinha cerca de 15 anos quando ficou grávida — pela doutrina cristã, por obra do Espírito Santo, ou seja, sem ter tido relações sexuais com homem algum.

Onde fala de Maria na Bíblia evangélica?

O chamado de Maria

A história de Maria no livro de Lucas começa com a aparição do anjo Gabriel, o mesmo anjo que aparecera anteriormente a Zacarias no templo (ver Lucas 1:11, 19, 26). Quando Gabriel aparece, Maria é uma jovem que estava noiva de José (ver Lucas 1:27).

Qual a relação dos evangélicos com a Nossa Senhora Aparecida?

31 questões relacionadas encontradas

O que Jesus fala sobre Nossa Senhora?

Nossa Senhora é proclamada “bendita entre todas as mulheres” (Lc 1,42) e feliz porque acreditou (Lc 1,45), e logo engrandece o Senhor porque olhou para sua humildade e fez nela maravilhas, por isso todas as gerações hão de chamá-la bem-aventurada (Lc 1,48-49).

O que Jesus disse sobre Maria?

Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a executam.” (Lucas 8.21). Jesus nunca chamou Maria de mãe nem de senhora, mas de mulher, um tratamento inabitual, mas respeitoso.

É certo adorar Nossa Senhora?

os santos não recebem culto de adoração, mas sim culto de veneração…” que “… ao utilizar a palavra 'veneração' para descrever o culto aos santos, exclui absolutamente o sentido de adoração…” e que “a imagem esculpida de um santo, serve para que nos lembremos dele, e não nos prostrarmos em atitude de adoração…”.

Onde Jesus fala de Maria?

Algumas passagens do Evangelho são, aparentemente, um culto a Maria. Uma se encontra no Evangelho de Lucas, no capítulo 11, 27-28. A uma moça que grita: “Bem-aventurado o ventre que te gerou e o seio que te amamentou”, Jesus responde: “Bem-aventurados ainda mais aqueles que escutaram a Palavra de Deus e a observaram”.

Onde está escrito na Bíblia que Maria intercede por nós?

Origem da intercessão de Maria

Ao confiarmos na intercessão de Maria, conversamos com nossa mãe para que ela interceda junto ao seu filho, Jesus. Assim como a Boa Mãe fez na passagem bíblica em que Jesus fez seu primeiro milagre, nas Bodas de Caná da Galileia (Jo 2, 1-11).

Quais religiões acreditam em Maria?

Islamismo e Cristianismo estão ligados pela grande devoção à Virgem Maria, expresso no próprio Alcorão (Máriam-19ª Surata). O Jesus Corânico é Seyydna Isa Ibn Máriam, que quer dizer, Jesus, filho de Maria.

O que os protestantes dizem sobre Maria?

Muitos protestantes de comunidades mais tradicionais estão de acordo com os católicos em crer que Maria é Teótoco (em grego, Θεοτόκος = portadora de Deus), Mãe de Deus: se Jesus Cristo é verdadeiramente Deus, então Maria é verdadeiramente Mãe de Deus.

Qual é a religião de Maria?

Maerki atenta para o fato de que Maria, não sendo uma mulher cristã, mas judia, teria tido um papel fundamental para a educação moral de Jesus. "A concepção de Maria cristã é uma construção eclesiástica, feita por padres, monges, teólogos. Maria era judia, frequentava a sinagoga.

Qual é a diferença entre católicos e evangélicos?

Uma das primeiras grandes diferenças entre o Catolicismo e o Protestantismo é a questão da suficiência e autoridade das Escrituras. Os Evangélicos crêem que somente a Bíblia é a única fonte da revelação especial de Deus à humanidade, e como tal, ela ensina-nós tudo o que é necessário para nossa salvação do pecado.

O que o pastor falou de Nossa Senhora?

Em culto no domingo (01/10), ele se manifestou contra a colocação de uma imagem de Nossa Senhora na cidade de Bastos (SP), onde prega. “Põe ovo, põe galinha, põe o que quiser, mas não vem pôr o Satanás fantasiado de azul na entrada da cidade. Só traz maldição para a nossa cidade.

Qual religião acredita em Nossa Senhora Aparecida?

Foi-se o tempo em que o culto a Nossa Senhora Aparecida beirava a unanimidade nacional. A representação de Maria, mãe de Jesus, continua sendo uma das imagens mais populares do país que ainda detém a maior população católica do mundo.

Quantos filhos teve Maria depois de Jesus?

A Tradição da Igreja – desde os apóstolos até os Santos Padres – e posteriormente os Santos Doutores da Igreja, afirmam que a Virgem Maria não teve outros filhos, e que ela permaneceu Virgem antes, durante e depois do parto do Filho de Deus.

Porque Maria é uma santa?

Conforme ensina a Doutrina da Igreja Católica, “Maria é verdadeiramente a Mãe de Deus porque é a mãe de Jesus (Jo 2,1; 19,25). Com efeito, aquele que foi concebido por obra do Espírito Santo e que se tornou verdadeiramente seu Filho é o Filho eterno de Deus Pai.

O que a Bíblia fala sobre os santos da Igreja Católica?

No livro do Levítico, Deus afirma: “Eu sou o Senhor vosso Deus. Santificai-vos e sede santos, porque eu sou santo” (11,44). Com essa afirmação, Deus se mostra santo pela sua própria natureza, mas, ao mesmo tempo, afirma que também o ser humano, mesmo tendo uma natureza diferente da dele, pode ser santo.

É bíblico adorar Maria e os santos?

Não. Não é bíblico adorar Maria nem os santos.

Só Jesus intercede por nós e só ele merece toda nossa devoção. Veja aqui: como surgiu a adoração a Maria? Maria e muitos dos santos foram bons cristãos, que procuraram viver para Deus.

Por que Maria não pode ser adorada?

Não devemos adorar Maria. A Bíblia diz claramente que só devemos adorar a Deus (Lucas 4:8). Adorar a qualquer outra coisa é idolatria. Maria foi uma senhora muito abençoada, que merece respeito, mas ela era uma pessoa normal com pecado, que também precisava da salvação.

É pecado venerar os santos?

As igrejas que praticam a veneração são comumente condenadas ou criticadas pelas religiões protestantes em geral (pois afirmam que a veneração trata-se de adoração) aos Santos e à Santíssima Virgem Maria. Logo, para os integrantes dessas religiões, o culto de veneração seria considerada como idolatria.

O que a Bíblia fala sobre a tatuagem?

Afinal, o que a Bíblia diz sobre tatuagens? Um dos versículos muito usado é Levítico 19:28, onde diz: “Quando chorarem a morte de alguém, não se cortem, nem façam marcas no corpo. Eu Sou o Senhor”. Em uma rápida lida, se interpreta facilmente a palavra “corte”.

O que Jesus disse a Maria antes de morrer?

Primeira palavra: “Pai, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que estão fazendo” (Lucas 23:34). Segunda palavra: “... Em verdade vos digo que hoje estais comigo no paraíso” (Lucas 23:43). Terceira palavra: “Mulher, eis o teu filho” e “Eis a tua mãe” (João 19:26, 27).

Qual era a idade de Maria quando engravidou de Jesus?

Resumindo então, com certeza podemos dizer que Maria tinha mais de 12 anos, por causa do contexto histórico e, por tradição apócrifa, podemos afirmar que tinha 14, o que faz sentido, pois ela já era maior de idade (para a cultura judaica). JEREMIAS, Joachim.

Artigo anterior
Qual foi o dia mais frio de 2021 em Curitiba?
Artigo seguinte
Como saber se eu fui aprovado no Auxílio Emergencial 2021?