Quem é Luis Ferron Qual o objetivo da sua pesquisa?

Perguntado por: Diana Barbosa  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (32 avaliações)

Artista da dança cênica paulistana desde 1983, mantém sua linha de pesquisa focada em abordagens e técnicas direcionadas para as singularidades culturais e corporais como mote para as suas criações.

O que Luis Ferron usou para dar início em sua obra sapatos brancos?

Sapatos Brancos foi concebido a partir da proposta de investigar temas e questões que envolvem tradições pertinentes ao carnaval paulistano, suas escolas de samba e especialmente o ritual presente na dança do Mestre Sala e da Porta Bandeira.

O que motivou o trabalho sapatos brancos?

A obra é fruto de uma pesquisa cênica-coreográfica do coreógrafo e dançarino de São Paulo Luis Ferron, sobre temas e questões que envolvem tradições do carnaval paulistano, suas escolas de samba e, especialmente, o ritual presente na dança do mestre-sala e da porta-bandeira.

O que foram os cordões grupos tradicionalmente reunidos em torno do samba?

Cordão carnavalesco foi um tipo de agremiação recreativa ligada essencialmente aos festejos de Carnaval.

Como eram chamados os grupos tradicionalmente reunidos em torno do samba?

No Rio de Janeiro, os barracões das escolas de samba do Grupo Especial, foram reunidos num grande conjunto chamado de Cidade do Samba. No passado, os barracões ocupavam galpões abandonados da região degradada do porto do Rio de Janeiro. Eram locais insalubres que apresentavam vários riscos às atividades.

Recordamos al Flaco Spinetta. Dhani Ferrón: "Siempre lo recuerdo tocando, escribiendo o dibujando"

42 questões relacionadas encontradas

O que é ser passista?

Ser passista é mostrar e transmitir toda a nossa alegria através da dança, independetemente de técnica ou postura. Ser passista é sentir o calor humano e retribuir com espetáculo corporal. Ser passista é mostrar o melhor de si e poder mostrar o grande sorriso após o aplauso do público.

O que eram os cordões e ranchos?

Assim, cordões, ranchos e blocos são expressões do carnaval popular da Primeira República. As escolas de samba só apareceriam mais tarde, no final da década de vinte. De acordo com pesquisas, os cordões teriam surgido no final do século XIX como manifestação do carnaval popular.

O que eram os cordões no carnaval?

Cordão carnavalesco foi um tipo de agremiação recreativa ligada essencialmente aos festejos de Carnaval.

O que inclui juntamente com música ao vivo a coreografia de sapatos brancos que apresenta a história do samba paulista?

Assim, com música ao vivo, a coreografia de Sapatos brancos apresenta a história do samba paulista, que inclui movimentações do samba de lenço, da ginga da capoeira e das reverências ao estandarte e aos instrumentos.

Em que região do país foram fundados os cordões?

Os cordões e suas fantasias eram associados à velha Rio de Janeiro, de ruas estreitas e insalubres dos tempos coloniais e do Império.

O que a coreografia de sapatos brancos apresenta?

Com direção de Luis Ferron, a dança tem como base temas e questões que envolvem tradições relacionadas ao Carnaval paulistano, suas escolas de samba e, em especial, ao ritual presente na dança do mestre-sala e da porta-bandeira, figuras centrais do evento.

Qual o nome do criador do Trabalho sapatos brancos?

Concebido e dirigido por Luis Ferron, que também é intéprete, Sapatos Brancos conta ainda com Tony Siqueira, Zélia de Oliveira, Mestre André, Mestre Ednei Mariano, Maurici Brasil e Jorge Nascimento no elenco que atuou na criação do espetáculo.

Qual estado do Brasil a coreografia sapato branco conta a história?

A coreografia investiga temas ligados às tradições do carnaval paulistano e explora a riqueza da linguagem corporal, do casal de dançarinos, que é ícone dessa expressiva festa popular brasileira. O objetivo é levar ao público aspectos culturais e artísticos da dança do mestre-sala e da porta-bandeira.

O que você conhece sobre a dança do Mestre-sala e da Porta-bandeira?

A dança do mestre-sala e da porta-bandeira surgiu nos ranchos, em que o baliza e o porta-estandarte deviam defender os símbolos da associação. A defesa, nesse caso, não era apenas simbólica: membros de um rancho costumavam tentar roubar a bandeira do outro.

Em que ano foram oficializadas as escolas de samba de acordo com o modelo carnavalesco carioca?

A partir de 1935, os desfiles das escolas de samba foram oficializados e passaram contar com o apoio financeiro do poder público. Atualmente, os critérios avaliados nos desfiles das escolas de samba tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo são os seguintes: Bateria. Samba-enredo.

O que é Zé Pereira ranchos e cordões?

Os cordões eram identificados pela figura do "Zé Pereira", originalmente tocadores de bumbo que acompanhavam procissões em Portugal. Esses personagens se espalharam pelo Rio de Janeiro no século 19 e saíam às ruas cantando o refrão "viva o zé-pereira/ Viva, viva, viva!".

Porque o título da crónica e cordões?

Percebe-se, portanto, certa confusão da imprensa da época ao se referir a cordões e ranchos, por conta de suas semelhanças, principalmente com relação à origem social destas duas agremiações festivas, que em geral abarcavam gente dos morros, subúrbios e trabalhadores braçais.

Como surgiram os blocos de rua do Carnaval?

A origem dos blocos de carnaval está na antiga festa portuguesa conhecida como entrudo. Esta festa acontecia antes da quaresma e chegou ao Brasil no século XVII. Naquela época, as pessoas brincavam nas ruas jogando ovos, farinha e água umas nas outras. Entretanto, a festividade se tornou criminalizada no século XIX.

O que é cordões?

Significado de cordão

Corda fina, pequena porção de fios de linho, algodão, seda ou de filamentos de ouro e outros metais preciosos. Fileira de muitas cordas. [Por Extensão] Linha de pessoas; fileira de coisas: cordão de alunos; cordão de livros.

Como eram os ranchos?

Os Ranchos eram associações que desfilavam ou faziam cortejo de carnval, e supõe-se que as suas influência vinham de dança e divertimentos derivados da cultura africana, como Congos e Cucumbis, divertimentos estes mais difundidos entre as camadas mais populares.

O que é uma mulher passista?

Significado de Passista

substantivo masculino e feminino [Brasil] Pessoa que faz o passo no carnaval.

Qual é a função do mestre sala?

O mestre sala é o guardião do pavilhão. Na dança, ele sempre gira em torno do seu próprio eixo no sentido horário e anti-horário, sempre no sentido contrário ao que gira a porta bandeira.

Quem foi Luis Ferron e qual sua contribuição para o samba?

Artista da dança cênica paulistana desde 1983, mantém sua linha de pesquisa focada em abordagens e técnicas direcionadas para as singularidades culturais e corporais como mote para as suas criações. ... Dançou com Joyce & Lennie Dale Cia. de Dança (Direção JOYCE KERMAN e LENNIE DALE), Cia.

O que a coreografia apresenta?

A coreografia é a arte da composição estética dos movimentos corporais, cuja origem se dá quando surge a necessidade de apresentar uma idéia ou sentimento a um público, através de movimentos corporais expressivos, passando de ritualísticos para cênicos ou espetaculares.

Em que século surgiu a dança moderna?

A dança moderna surgiu entre os séculos XIX e XX, principalmente na América do Norte e na Europa, como um protesto ao balé clássico, que possuía movimentos rígidos seguidos rigorosamente pelos bailarinos. Esse protesto foi tão intenso, que um dos primeiros elementos a serem retirados foram as sapatilhas do balé.

Artigo anterior
Quanto tempo demora uma transferencia bancaria de espanha para portugal?
Artigo seguinte
É normal piercing sangrar?