Quem é considerado morador em condomínio?

Perguntado por: Eduarda Doriana Pereira Moreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (49 avaliações)

São considerados condôminos aqueles que são proprietários de apartamento ou unidade dentro de um condomínio, independente de utilizarem o imóvel ou não. O Código Civil também considera condômino os promitentes compradores.

Qual a diferença entre condômino é morador?

O condômino é o dono do imóvel, mesmo que ele não more nele. São considerados condôminos também aqueles que são donos da unidade, mesmo sem escritura, mas que tem promessa de compra e venda assinadas. Já o morador pode ser condômino ou não, afinal, ele pode ser apenas um inquilino, isto é, aquele que aluga o imóvel.

O que caracteriza morador?

adj. e s.m. Que ou aquele que habita, que reside em algum sítio ou localidade; habitante, residente.

Quem posso cadastrar como morador?

Morador: - Quem é: A pessoa que reside na unidade seja ele proprietário ou inquilino. ... devendo assim ser considerado também o "morador" (inquilino ou ... A convenção que constitui o condomínio edilício deve ser subscrita ...

O que é considerado morador em condomínio?

Morador são todos aqueles que habitam o edifício, que ocupam a unidade. Por exemplo, uma família que vive em um condomínio residencial são, portanto, os moradores do condomínio. Funcionário de condomínio não são considerados moradores pois eles não residem no local.

Condomínio: quais são os meus direitos como morador? - Dicas de Direito Imobiliário

40 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre condômino e co possuidor?

O condomino é o proprietário e possuidor é o que está morando no prédio normalmente por cessão de parentes, ou de amigos.

Quem é dono de um condomínio?

São considerados condôminos aqueles que são proprietários de apartamento ou unidade dentro de um condomínio, independente de utilizarem o imóvel ou não. O Código Civil também considera condômino os promitentes compradores.

Quem pode usar a piscina do condomínio?

A resposta é: podem usar a piscina aquelas pessoas liberadas pelo regimento interno do condomínio, incluindo visitantes. Caso o espaço aquático seja pequeno, certamente o condomínio não vai liberar muitos visitantes, do contrário outros condôminos não conseguirão usufruir desta comodidade.

Quais são os direitos de quem paga condomínio?

São direitos do condômino: I – usar, fruir e livremente dispor das suas unidades; II – usar das partes comuns, conforme a sua destinação, e contanto que não exclua a utilização dos demais compossuidores; III – votar nas deliberações da assembléia e delas participar, estando quite.

Qual o limite para o síndico?

Restrição de acesso a moradores, pessoas em trânsito e animais: estas restrições devem, obrigatoriamente, estarem previstas no regimento interno, e não podem se contrapor à Constituição Federal, no direito de ir e vir. O síndico não pode impor restrições não previstas nas normas definidas em assembleias.

O que é um condômino antissocial?

Cabe aqui relatar o que seria o condômino antissocial, quer dizer contrário à sociedade (condominial); aquele que se opõe ao convívio social; insociável; contrário à organização, costumes ou interesses da sociedade.

Como o condômino deve ser tratado?

O Condômino deve pagar mesmo em caso de Condomínio irregular

A situação do dia a dia precisa ser analisada: se houver contratação de conservação das áreas comuns, por exemplo, todos deverão ser responsáveis pelo rateio.

Quem pode participar de uma assembleia de condomínio?

O Código Civil deixa claro que o condômino pode participar da assembleia desde que esteja quite com as suas obrigações condominiais. Ou seja, condômino inadimplente não pode votar em assembleia. Há situações em que o condômino inadimplente insiste em participar ao menos como ouvinte.

Quem são os condomínios?

Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa Houaiss condômino significa: 1 indivíduo que, com outro(s), exerce o direito de propriedade sobre um bem não dividido; coproprietário. 2 Cada proprietário de um condomínio.

Qual é o feminino de condômino?

Condômina é o feminino de condômino. O mesmo que: coproprietária.

É considerado condômino fiduciário na legislação brasileira aquele?

Ref.: 3991175 Pontos: 0,00 / 1,00 É considerado Condômino Fiduciário na legislação brasileira aquele: possui a propriedade do imóvel conforme apontamento no Cartório de Registro de Imóvel, podendo dispor dele livremente; sujeito que detém a propriedade, entretanto, com efeito suspensivo até realizar a quitação da ...

Quais são os direitos dos condomínios?

São deveres do condômino: I - contribuir para as despesas do condomínio na proporção das suas frações ideais, salvo disposição em contrário na convenção; II - não realizar obras que comprometam a segurança da edificação; III - não alterar a forma e a cor da fachada, das partes e esquadrias externas; IV - dar às suas ...

Quais são as leis de um condomínio?

O Código Civil (Lei n.º 10.406/2002) é a principal lei que regula os condomínios e a vida nele. A lei trata de questões como fração ideal, cotas condominiais e administração do condomínio.

Quais são as leis do condomínio?

Conheça as principais leis e regras de condomínio, saiba onde consultá-las e tirar todas as suas dúvidas.
  • Código Civil. ...
  • Lei nº 4.597/64. ...
  • Convenção do condomínio. ...
  • Regimento interno do condomínio. ...
  • Principais regras de condomínio. ...
  • Convivência com os outros moradores. ...
  • Animais de estimação. ...
  • Horário para fazer mudança e obras.

Quais são as regras da piscina?

Regras Gerais Em Piscinas Públicas
  • Respeitar as regras de uso do chuveiro;
  • Evitar o uso de brinquedos mesmo em piscinas infantis;
  • Não entrar com comida e bebida;
  • Não usar bronzeador na piscina;
  • Não ouvir música ou qualquer tipo de som sem fones de ouvido;
  • A circulação de animais também é proibida;

Pode ter piscina em apartamento?

Espaço pequeno não é um problema! Uma das vantagens das piscinas de fibra é a diversidade de modelos que elas apresentam, trazendo alternativas para cada tipo de necessidade. Logo, se você tem um apartamento e também deseja ter uma piscina, é só optar por modelos menores e que se adequem ao seu espaço.

Pode construir piscina em condomínio?

Caso haja supervisão e as regras não estiverem sendo seguidas, o condomínio pode até mesmo ser multado. Um dos diferenciais na hora da construção é escolher uma piscina que seja de rápida instalação, que faça menos sujeira nos canteiros de obra do condomínio e que possibilite maior controle sobre os materiais.

Quem é considerado proprietário?

Sendo muito direta, o dono ou proprietário do imóvel é aquele que faz o registro desta condição na matrícula do imóvel. Ou seja: quem não registra, não é dono. Não importa se pagou, assinou escritura de compra e venda etc. Quem não registra, não é o proprietário.

O que é um síndico de condomínio?

O síndico, é o responsável pela gestão de um condomínio.

Ele também pode ser chamado de administrador do condomínio já que essa é basicamente sua função. Eleito na maioria das vezes pela assembleia geral dos condôminos, é o responsável direto por funções como manter o equilíbrio financeiro, ordem, segurança e limpeza.

Como se classifica o condomínio geral?

Condomínio geral é caracterizado pelo fato de existir, simultaneamente, dois ou mais direitos de propriedade incidindo sobre um mesmo bem, seja ele móvel ou imóvel. Exemplo: 2 irmãos adquirem um só carro para ambos, ou seja, ambos são condôminos do carro, e não, como muitos pensam, sócios do carro.

Artigo anterior
Por que os solos do Cerrado brasileiro possuem baixa fertilidade natural?
Artigo seguinte
Como se faz um relatório de um processo?