Quem disse a frase o fim justifica os meios?

Perguntado por: João Nuno de Domingues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (66 avaliações)

A frase aparece em todas as conversas sobre política, seja no balcão do bar da esquina, seja no Congresso Nacional, seja nas universidades. Com frequência, ela é atribuída ao filósofo e político italiano Nicolau Maquiavel (1469-1527), um dos mais ofuscantes gênios do Renascimento.

Que filósofos romanos inspiraram o surgimento da frase de Nicolau Maquiavel os fins justificam os meios?

"O fim justifica os meios" ou "os fins justificam os meios" é uma frase proferida pelo poeta romano Ovídio na sua obra Heroides. Esta frase é habitualmente atribuída de forma errônea a Nicolau Maquiavel.

Qual a frase mais famosa de Maquiavel?

– “Vale mais fazer e arrepender-se, que não fazer e arrepender-se”. – “Para bem conhecer a natureza dos povos, é necessário ser príncipe, e para bem conhecer a dos príncipes, é necessário pertencer ao povo”. – “Quando um homem é bom amigo, tem também bons amigos”.

O que disse Maquiavel?

Os fins justificam os meios é uma famosa frase erradamente atribuída a Nicolau Maquiavel, que significa que qualquer iniciativa é válida quando o objetivo é conquistar algo importante.

O que defende Maquiavel?

Maquiavel defende a tese de que para ser bem-sucedido, o governante deve equilibrar a Virtude e a Fortuna a fim de assegurar seus interesses políticos e de poder.

Os fins justificam os meios ?

31 questões relacionadas encontradas

Quem foi Nicolau Maquiavel e quais foram suas principais idéias?

Nicolau Maquiavel (1469-1527) foi um filósofo político, historiador, estadista e escritor italiano, autor da obra-prima "O Príncipe". Foi profundo conhecedor da política da época, estudou-a em suas diferentes obras. Viveu durante o governo de Lourenço de Médici.

Qual foi a filosofia de Maquiavel?

Seu pensamento político orientou-se pelos fatos que vivenciou e em suas interpretações com base em circunstâncias históricas, afastando-se, assim, de abstrações ou idealizações. Nicolau Maquiavel é entendido como o inaugurador da vertente realista em política.

Qual o pensamento político de Maquiavel?

Em sua teoria política, Maquiavel destacou a importância de se manter o poder, ou seja, do governante manter-se no governo, para que o Estado e a ordem social sejam preservados.

Qual é a teoria política de Maquiavel?

O que move a política, segundo Maquiavel, é a luta pela conquista e pela manutenção do poder. A primeira leitura que se fez dos escritos de Maquiavel tomou o livro como um manual de conselhos práticos aos governantes.

Qual a importância de Maquiavel para a filosofia?

O pensamento de Maquiavel tem uma importância ímpar nos estudos políticos pelo fato de ele estabelecer uma nítida separação entre a política e a ética, bem como por deixar de lado a antiga concepção de política herdada da Grécia antiga, que visava compreender a política como ela deve ser.

Quem foi Maquiavel e qual sua principal obra?

Nicolau Maquiavel foi um pensador florentino que viveu no período renascentista e escreveu o livro intitulado O Príncipe, dedicado a Lourenço de Médici. Nessa obra, o autor sugeriu as condições necessárias para que um soberano absoluto fosse capaz de conquistar, reinar e, principalmente, manter seu poder.

Quais as duas principais obras de Maquiavel?

Principais obras de Nicolau Maquiavel
  • “Decenal” (1506);
  • “Relatos sobre os Fatos na Alemanha” (1508);
  • “Retrato das Coisas da França” (1510);
  • “Discursos sobre a Primeira Década de Tito Lívio” (1513 a 1521);
  • “A Arte da Guerra” (1517 a 1520);
  • “A Mandrágora” (1518).

O que Maquiavel fez de importante?

Sua obra que mais se destaca é "O Príncipe", escrita em 1513, publicada postumamente em 1532, no qual propõe a unificação da Itália por meio da figura de um Príncipe. Maquiavel, foi um importante teórico do Renascimento e escreveu sobre política, ética, natureza humana, além de peças de teatro e contos.

Quais são as principais ideias de Maquiavel?

As principais idéias de Maquiavel: -A suprema obrigação do governante é manter o poder e a segurança do país que governa, ainda que para isso ele tenha que derramar sangue. (Os fins justificam os meios). -A conduta do príncipe ( governante) deve ser de acordo com a situação.

Qual era a natureza humana para Maquiavel?

Primeira: Maquiavel compreende a natureza humana como corrompida de forma definitiva, o que transforma o Estado em instrumento puramente coator da malevolência humana. Nesta ótica, não há espaço para pensar em finalidades éticas do Estado.

Quais as principais características da obra de Nicolau Maquiavel?

Em sua principal obra, Maquiavel traçou descrições gerais sobre o Estado no auge da renascença italiana e do resplendor da República Florentina, assim como sobre como deveria ser o Estado ideal ou o governante ideal.

Qual a principal obra de Maquiavel e como deve agir um político príncipe?

O intelectual Nicolau Maquiavel tratou principalmente sobre política na obra “O príncipe”, descrevendo como o governante deveria agir e quais virtudes deveria ter a fim de se manter no poder e aumentar suas conquistas.

Qual foi a principal obra de Schopenhauer?

Suas principais publicações foram: O mundo como vontade e representação (1819); Sobre a quadrupla raiz do princípio da razão suficiente" (1813); Sobre a visão e as cores (1816); Sobre a vontade da natureza (1836); Os dois princípios fundamentais da ética (1841); Parerga e Paralipomena (1851).

Quais foram as principais obras e ideias de Thomas Hobbes?

As principais obras de Thomas Hobbes são: De Cive: primeira parte de uma trilogia composta por livros que falam sobre a condição humana em seu estado natural, por meio da liberdade, a religião e o governo. De Corpore: a segunda parte de sua trilogia é um livro que envolve Filosofia e Ciências Naturais.

Quais as contribuições de Maquiavel para a filosofia política moderna?

No campo político, Maquiavel aprofunda idéias sobre o Estado, inclusive lançando as bases de uma organização assentada sobre valores pátrios, ou seja, um Estado Nacional. ... Mas talvez a mais significativa contribuição de Maquiavel tenha sido no ramo social, principalmente no tocante à defesa da liberdade.

O que era política para Maquiavel Brainly?

Segundo Abbagnano, a Filosofia política de Maquiavel passou a ser convencionalmente resumida de que "o fim justifica os meios".

Qual a finalidade da política para Rousseau?

Rousseau nos diz no Discurso sobre a economia política que “o corpo político é também um ser moral, dotado de uma vontade; e essa vontade geral que tende sempre à conservação e ao bem-estar do todo e de cada parte” (ROUSSEAU, 1996, p. 25). 15 A primeira edição do Contrato Social é conhecida como Manuscrito de Genebra.

O que é a política para Aristóteles?

Na filosofia aristotélica a Política é a ciência que tem por objetivo a felicidade humana e divide-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na pólis) e na política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade coletiva da pólis).

Qual a finalidade da política para Hobbes?

Por tudo o que vimos até aqui podemos entender como a filosofia política é o estudo do “corpo social” e o poder soberano em Hobbes existe para impedir as consequências do estado de natureza (impedir que os homens se destruam uns aos outros), permitindo, com isso, a coexistência entre os homens.

Artigo anterior
Quais são os diferentes tipos de surdez?
Artigo seguinte
O que é proventos no salário?