Quem deve emitir a Pet?

Perguntado por: Diogo Raúl Neto  |  Última atualização: 14. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (10 avaliações)

Conforme consta na NR 33, a PET deve ser emitida pelo supervisor ou empresa contratante antes de se iniciar as atividades. O documento deve ser entregue em três vias assinadas e datadas, contendo especificidades de acordo com o trabalho executado e tipo de espaço.

Quem é o responsável por emitir e encerrar a permissão de entrada e Trabalho Pet conforme a NR 33?

De acordo, a Norma Regulamentadora nº 33 (NR-33), compete ao supervisor de entrada a emissão da Permissão de Entrada e Trabalho – PET antes do início das atividades. Além disso, a NR-33 estabelece também que o supervisor de entrada pode desempenhar a função de vigia.

Qual a diferença entre PT e pet?

Permissão de Trabalho (PT) ou Permissão de Entrada e Trabalho (PET)

O que é uma pet permissão de entrada e Trabalho?

Como baixar o modelo de Permissão de Entrada e Trabalho (PET)? A PET é um documento que consta as medidas de segurança adotadas para realizar o trabalho em espaço confinado e autorizar os colaboradores a entrar no ambiente depois de checar todos os itens existentes no documento.

Quais são os dois profissionais que a NR 33 autoriza Para realizar o Trabalho em espaço confinado?

Há treinamentos obrigatórios para o trabalho em espaços confinados? De acordo com a NR 33, trabalhadores autorizados, vigias e supervisores de entrada devem receber treinamento periódico a cada 12 meses.

Afinal, quem deve emitir CT-e

17 questões relacionadas encontradas

Qual o profissional capacitado para fazer a liberação dos serviços em espaços confinados?

Já o supervisor de espaço confinado é um profissional capacitado para elaborar e assinar a permissão de entrada (PET) para assim ordenar a entrada segura dos trabalhadores nestes espaços. Segundo a NR-33, no item – 33.3.4.6 o supervisor de entrada pode desempenhar a função de vigia.

Quem pode realizar trabalho em espaço confinado?

Esse tipo de trabalho é executado por trabalhador autorizado, definido na NBR 16577 como o “profissional com capacitação para entrar no espaço confinado, que recebe autorização do empregador ou seu preposto, ciente dos seus direitos e deveres e com conhecimento dos riscos e das medidas de controle existentes”.

O que significa PET no trabalho?

Uma das obrigações da empresa relacionadas à segurança do trabalho é saber como preencher a Permissão de Entrada e Trabalho (PET) para espaço confinado de forma correta.

O que é uma pet?

Primeiramente, a sigla PET significa Permissão de Entrada e Trabalho. É um documento sobre medidas administrativas que devem ser adotadas nos trabalhos em espaços confinados. Assim a PET garante ambientes com condições adequadas de trabalho, assim como a segurança e saúde dos trabalhadores e dos terceiros.

Quem emite a permissão de entrada e trabalho?

Conforme a NR 33 é responsabilidade do supervisor de entrada emitir a Permissão de Entrada e Trabalho, a Norma estabelece também que o supervisor de entrada pode desempenhar a função de vigia.

Quem deve emitir a PT?

Em relação a quem pode emitir a Permissão de Trabalho – PT, geralmente, são os empregados pertencentes ao SESMT e/ou ao corpo de bombeiros da empresa, quando houver.

Qual a diferença entre PT e APR?

Tanto a APR quando a PT (Permissão de Trabalho) são formulários são relativos à segurança do trabalho, a grande diferença é que enquanto a APR visa levantar os riscos da atividade, a PT visa controlar o trabalho em área de risco. Permitindo acesso apenas para pessoas autorizadas e por tempo determinado.

Por que é importante seguir o que está escrito na PT?

Com isso a empresa se certifica que somente os trabalhadores fundamentais no desempenho da atividade adentrem na área de risco. Evitando o acesso de pessoas estranhas, a PT evita que essas possam se acidentar ou ficar doente pela exposição aos agentes de risco do ambiente controlado.

Quem é o responsável técnico pelo cumprimento da NR 33?

Se o técnico de segurança do trabalho souber identificar os espaços confinados, controlar seus riscos e cuidar da documentação da NR33, ele poderá ser o responsável técnico.

Qual é a função do vigia em espaço confinado?

Os vigias de espaço confinado são indivíduos essenciais, pois desempenham, resumidamente, a função de acompanhar o trabalhador em sua atividade e garantir a sua segurança.

O que é um IPVS?

Atmosfera IPVS – Atmosfera Imediatamente Perigosa à Vida ou à Saúde: qualquer atmosfera que apresente risco imediato à vida ou produza imediato efeito debilitante à saúde.

Como preencher corretamente uma pet?

Ele deverá incluir todas as informações indicadas no formulário, entre elas:
  1. Dados da empresa;
  2. Local do espaço;
  3. Data e hora da emissão e do término;
  4. Trabalho a ser realizado;
  5. Trabalhadores autorizados;
  6. Vigias e equipes de resgate;
  7. Supervisor de entrada;
  8. Procedimentos que devem ser feitos antes da entrada;

Para que serve a permissão de entrada de trabalho?

Muito utilizada no ambiente industrial, a Permissão de Trabalho (PT) é um documento que contém as medidas necessárias para a realização de um trabalho seguro, além de instruções para situações de emergência ou resgate.

O que é preciso para trabalhar em espaço confinado?

Para um colaborador que atua em um espaço confinado, os seguintes EPIs são essenciais:
  1. cinturão de segurança;
  2. tripé, guincho resgatador e manual;
  3. equipamentos auxiliares para resgate (polia, ascensor, descensor e mosquetão);
  4. capacete de segurança;
  5. respirador;
  6. luvas de segurança;
  7. calçado fechado.

Quantas pessoas podem trabalhar no espaço confinado?

Proceder a avaliação de riscos físicos, químicos, biológicos e ou mecânicos; 13. Todo trabalho em espaço confinado deve ter, no mínimo, 2 pessoas, sendo uma delas o vigia; 14.

Quem pode ser supervisor de espaço confinado?

trabalhador capacitado, designado e responsável pelo acompanhamento, comunicação e ordem de abandono do espaço confinado pelos trabalhadores.

Quem precisa realizar os cursos da nr33?

Quem deve fazer o Curso NR-33 Segurança em Trabalhos Confinados. Todos os trabalhadores que realizarão tarefas em espaço confinado devem receber treinamento especial, qualificando-os para as atividades. Cada curso é feito de acordo com a função a ser exercida; possui carga horária e conteúdos próprios.

Qual a importância de utilizarmos a PT antes de iniciarmos as atividades laborais?

O principal objetivo da PT é assegurar que os trabalhos não rotineiros sejam executados com segurança. Garantindo assim a prévia coordenação, comunicação entre os empregados ou entre as áreas solicitantes e executantes desse trabalho, evitando com isto que, por desconhecimento mutuo acidentes de trabalho ocorram.

Qual a finalidade da Análise preliminar de risco?

A análise preliminar de risco consiste em uma avaliação prévia e aprofundada sobre os eventuais riscos envolvidos em um projeto ou atividade de trabalho. Esse estudo deve considerar todas as fases de realização e, com base nelas, propor medidas apropriadas para prevenir acidentes.

Artigo anterior
Pode ir de vestido midi para casamento?
Artigo seguinte
Como recuperar o mesmo número de telefone Claro?