Quem deve constar no polo passivo da ação de usucapião?

Perguntado por: Irina Bruna de Pacheco  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (23 avaliações)

CPC, art. 942. - Possui legitimidade para figurar no pólo passivo da ação de usucapião aquele em cujo nome estiver registrado o imóvel usucapiendo. Precedentes.

Quem são os réus na ação de usucapião?

Aquele que, por quinze anos, sem interrupção, nem oposição, possuir como seu um imóvel, adquire-lhe a propriedade, independentemente de título e boa-fé; podendo requerer ao juiz que assim o declare por sentença, a qual servirá de título para o registro no Cartório de Registro de Imóveis.

Quem deve ser citado na usucapião?

Quem deve ser citado? o indivíduo em nome do qual se encontra registrado o imóvel, ou seja, o “proprietário” do imóvel, segundo o cartório de registro de imóveis; os proprietários ou possuidores dos imóveis confinantes, ou seja, os vizinhos que fazem fronteira com o imóvel que se almeja na ação.

Como protocolar ação de usucapião?

Ao ajuizar uma ação de usucapião de bem imóvel no eproc, os confrontantes, que devem ser citados pessoalmente, nos termos do art. 246, § 3º, do CPC, devem ser cadastrados como interessados no processo. Esse cadastramento é feito pelo próprio advogado da parte autora na 4ª etapa do peticionamento inicial.

Quanto custa o valor de um processo de usucapião?

Por mera estimativa, o valor de uma ação de usucapião, varia entre 10% a 30% do valor do imóvel, dependendo de cada caso. Por outro lado, é praticamente impossível padronizar quanto custa fazer usucapião. É bom lembrar, que após a regularização da documentação do imóvel, o seu valor tende a se elevar de 30% a 60%.

USUCAPIÃO -Você sabia que é possível "SOMAR A SUA POSSE?" ( Prof° Júlio César Sanchez)

17 questões relacionadas encontradas

Quais os documentos necessários para dar entrada no usucapião?

VI- Qual a documentação necessária para a ação de usucapião?
  • A- RG e CPF da parte requerente;
  • B- Certidão de Nascimento ou, se for casado, Certidão de Casamento;
  • C- Planta e/ou croqui do imóvel. ...
  • D- Comprovantes de residência;
  • E- Matrícula atualizada do imóvel;
  • F- Comprovantes de pagamento de IPTU;

Quando cabe citação por edital na ação de usucapião?

VALIDADE. REQUISITOS PARA USUCAPIR. A citação por edital é medida alternativa, à qual se deve proceder quando evidenciado o esgotamento dos meios possíveis e razoáveis para a localização da parte demandada.

Como se dá a comunicação de terceiros interessados na ação de usucapião?

Posteriormente, o oficial de registro dará ciência à União, ao Estado, Distrito Federal e Município para manifestação, também, em 15 (quinze) dias sobre o pedido, neste caso a comunicação poderá se dar pessoalmente, por meio do correio com AR ou ainda do pelo Cartório de Registro de Títulos e Documentos.

O que impede o usucapião?

Além disso, bens irregulares, sem registro, sem demarcação ou sem matrícula pública podem ser objetos de usucapião. Por outro lado, se o dono do bem cuida corretamente dele, paga os tributos e contas necessárias e o administra de acordo com o que estabelece a lei, o bem dificilmente será usucapido.

Como saber os confrontantes de um imóvel?

Cada imóvel tem geralmente 4 confrontantes: 3 deles são seus vizinhos de parede (lado direito, lado esquerdo e fundos) e há também o confrontante frontal (imóvel do outro lado da rua). Entretanto, esse número não é fixo já que um imóvel pode ter vários outros acostados nele a depender do seu tamanho e/ou localização.

Quais são as fases de um processo de usucapião?

Quais são as etapas da ação de usucapião? O atual possuidor do imóvel é quem deve buscar uma forma de tornar sua situação legítima. O proprietário do imóvel e os vizinhos deverão ser incluídos na ação; a intervenção do Ministério Público é obrigatória.

Quem não pode pedir usucapião?

Dessa forma, a usucapião não pode ser utilizada em casos onde a pessoa que ocupa o bem tem conhecimento de que não é o proprietário ou trabalha para o mesmo (como caseiros e locadores, por exemplo).

O que interrompe o prazo de usucapião?

Segundo o tribunal, “se a ação proposta pelo proprietário visa, de algum modo, à defesa do direito material, deve-se reputar interrompido o prazo prescricional a partir da citação verificada nesse processo”. O nosso Código Civil é o diploma no qual estão reunidas as regras que norteiam o instituto da usucapião.

Quais são os 5 requisitos que devem estar presentes em todas as espécies de usucapião?

e) Usucapião especial urbano coletivo (arts. 10 a 12 do Estatuto da Cidade[3]): os requisitos são os seguintes: (a) Prazo de 5 anos; (b) requisitos obrigatórios; (c) imóvel urbano superior a 250m²; (c) posse coletiva de população de baixa renda; (d) finalidade de moradia.

É lícito ao interessado suscitar o procedimento de dúvida no curso do Procedimento Extrajudicial de usucapião?

Tratando do processamento da usucapião extrajudicial, o § 7º do art. 216-A da Lei 6015/1973 (Lei de Registros Públicos – LRP) diz que: “em qualquer caso, é lícito ao interessado suscitar o procedimento de dúvida, nos termos desta lei”. O art. 23 do Provimento 65/20017 do CNJ reproduz o mandamento.

O que é concordância dos titulares de direitos reais registrados ou averbados na matrícula?

Na hipótese de notificação de titular de direito real na forma do caput deste art., será considerada a concordância quando o notificado manifestar, no ato da notificação, de modo inequívoco, que não apresenta qualquer óbice ao requerimento, desde que a circunstância conste do documento que comprova a notificação.

Quando o confrontante não quer assinar?

RETIFICAÇÃO – NOTIFICAÇÃO- RECUSA DE ASSINATURA

Nesse caso, tem-se como notificado o confrontante, devendo o registrador aguardar o decurso do prazo de 15 dias, e sem manifiestação proceder à retificação (nos termos do par.

Quando é feita a citação por edital?

A citação por edital será feita: I - quando desconhecido ou incerto o citando; II - quando ignorado, incerto ou inacessível o lugar em que se encontrar o citando; III - nos casos expressos em lei.

Quando começa o prazo da citação por edital?

Nos termos do art. 241, inciso V, do Código de Processo Civil, na citação por edital, há somatória de prazo. Assim, o prazo começa a correr da primeira publicação do edital e transcorre o lapso temporal fixado pelo juiz para que a parte tome conhecimento (entre 20 e 40 dias).

São requisitos da citação por edital?

257 do CPC, são requisitos da citação por edital: a afirmação do autor ou a certidão do oficial informando a presença das circunstâncias autorizadoras; a publicação do edital na rede mundial de computadores, no sítio do respectivo tribunal e na plataforma de editais do Conselho Nacional de Justiça, que deve ser ...

O que é preciso para entrar com usucapião?

Usucapião de terreno rural e urbano (usucapião especial)

Deve possuir a área por 5 anos ininterruptos, sem oposição; O terreno em zona rural não pode ser superior a cinquenta hectares; A área deve ser produtiva por seu trabalho ou de sua família; A área deve ser a moradia do possuidor.

Como dar entrada no pedido de usucapião?

O procedimento de usucapião extrajudicial será iniciado em um cartório de notas. Posteriormente, haverá andamento da ação em um cartório de registro de imóveis, até que ocorra o registro. É importante ressaltar que o cartório de registro de imóveis deve pertencer à mesma circunscrição do imóvel usucapiendo.

O que pode prejudicar a prescrição aquisitiva da usucapião?

Falência interrompe prazo de 20 anos para aquisição de propriedade por usucapião. A decretação de falência interrompe o curso da prescrição aquisitiva de propriedade de massa falida, visto que o possuidor, seja o falido ou terceiros, perde a posse pela incursão do Estado na sua esfera jurídica.

O que interrompe a posse?

O que configura a oposição à posse, e, por conseguinte, a causa interruptiva do prazo aquisitivo, não é o exercício da pretensão de direito material – que somente existiria se julgada procedente a demanda –, mas o exercício do direito processual de ação (abstrato e condicionado) contra o possuidor.

O que interrompe a posse mansa e pacífica?

a posse seja mansa e pacífica, ou seja, exercida sem oposição. Assim, se o proprietário do bem tomou alguma providência na área judicial, fica descaracterizada a posse ad usucapionem.

Artigo anterior
Quais as críticas de Popper sobre o método indutivo?
Artigo seguinte
Como fechar o aplicativo?