Quem desenvolveu o TPS?

Perguntado por: Francisco Amorim de Ramos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (28 avaliações)

O desenvolvimento do TPS é creditado a Taiichi Ohno, chefe de produção da Toyota no período posterior à Segunda Guerra Mundial. Começando nas operações de usinagem, Ohno liderou o desenvolvimento do TPS ao longo das décadas de 1950 e 1960, e sua disseminação à cadeia de fornecedores nas décadas de 1960 e 1970.

Como surgiu o TPS?

O TPS, também conhecido como Produção Enxuta e Lean Manufacturing, surgiu no Japão, na fábrica de automóveis Toyota, logo após a Segunda Guerra Mundial. ... Procurava reduzir os custos unitários dos produtos através da produção em larga escala, especialização e divisão do trabalho.

Quem desenvolveu Lean Manufacturing?

Os engenheiros industriais Taiichi Ohno e Eiji Toyoda começaram a desenvolvê-lo em 1948. Originalmente, ele não era conhecido como Lean Manufacturing (em seguida falaremos sobre a origem e significado desse termo), e sim como Toyota Production System (Sistema de Produção da Toyota), ou TSP.

Quem concebeu o Sistema Toyota de Produção?

Em seu retorno ao Japão, Ohno desenvolveu o kanban, uma técnica que utiliza cartões de informação para controlar a produção de acordo com a necessidade. Hoje, Ohno é conhecido como o pai do TPS, por ter desenvolvido e aplicado o processo nas fábricas.

Quais são os pilares do sistema TPS?

O Sistema de Produção Toyota é composto por dois pilares, o Just in Time e o Jidoka, e assenta no nivelamento da produção, no trabalho normalizado e na melhoria contínua. O TPS utiliza ainda de forma intensiva várias metodologias de melhoria tais como o SMED, 5S e TPM para as quais deu um contributo significativo.

Tudo Sobre TPS (Sensor de Borboleta) e Motor de Passo do Seu Carro - Vídeo nº 337

19 questões relacionadas encontradas

Quais são os 7 desperdícios do Lean?

Pois vamos tentar entender, então, os “7 desperdícios” explicitados por Ohno:
  1. Produção em excesso. É quando a empresa produz mais do que precisa para atender o cliente. ...
  2. Espera. ...
  3. Processamento desnecessário. ...
  4. Estoque. ...
  5. Transporte. ...
  6. Movimentação. ...
  7. Correção.

Quais as premissas do Sistema Toyota de Produção STP?

O sistema Toyota de produção aplica três ideias principais para eliminar desperdícios, são elas: a racionalização da força de trabalho, o Just in time e a produção flexível.

Como surgiu Sistema Toyota de Produção?

O Sistema Toyota de Produção surgiu no Japão após a década de 50, naquele tempo as indústrias japonesas tinham uma produção muito baixa e uma enorme escassez de recursos. ... O Sistema Toyota foi criado por membros da família Toyoda e foi baseado nas técnicas de Henry Ford e Frederick Taylor .

Quando surgiu o Sistema Toyota?

O Sistema Toyota de Produção, também conhecido como Toyotismo, é um sistema de produção desenvolvido pela Toyota entre 1947 e 1975, que aumenta a produtividade e a eficiência, evitando o desperdício sem criar estoque, como tempo de espera, superprodução, gargalos de transporte, inventário desnecessário, entre outros.

Como nasceu o Toyotismo?

A ideia do modelo de produção surgiu a partir de uma análise feita por Eiji Toyoda, fundador da empresa automobilística Toyota, no modelo de produção fordista. Para isso, ele viajou aos Estados Unidos e observou a rotina das fábricas americanas, que se baseavam nesse modelo industrial de mercadorias.

Qual foi o principal pensador do Lean Manufacturing e qual foi o seu pensamento na linha de produção?

O programa foi desenvolvido, segundo alguns autores, pelo engenheiro Kaoru Ishikawa, no Japão, após a Segunda Guerra Mundial. É utilizado até hoje na maioria das empresas que possui a filosofia de combate ao desperdício.

Quem desenvolveu o método Dmaic?

Quem criou o DMAIC? O DMAIC foi criado por William Edwards Deming, consultor e estatístico norte americano na década de 1950.

Qual a filosofia do Lean Manufacturing?

Lean Manufacturing: filosofia de gestão que visa eliminar desperdícios e aumentar o valor do cliente. Desenvolvido pela Toyota em 1950, o Lean Manufacturing é uma filosofia de gestão que tem como objetivo eliminar os desperdícios e principalmente aumentar eficiência e qualidade fabril.

O que se procura evitar com o TPS?

Os pilares do STP

O motivo seria para evitar o excesso de estoque, pois, ao manter os produtos parados nos armazéns, eles perdem valor de mercado e se desgastam. É reforçada também a urgência de usar a quantidade ideal de recursos, evitando o desperdício de materiais ou seu mal-uso.

O que significa a sigla TPS?

Tensão Pré Salarial, equivalente masculina à TPM feminina.

Onde surgiu o just in time foi criada por qual companhia automotiva?

O Just in Time (JIT) surgiu no Japão, nos meados da década de 70, sendo sua idéia básica e seu desenvolvimento creditados à Toyota Motor Company, a qual buscava um sistema de administração que pudesse coordenar a produção com a demanda específica de diferentes modelos e cores de veículos com o mínimo atraso.

Como a Toyota usa o just in time?

O cliente vai ao supermercado e pega a quantidade suficiente da gondola e assim é efetivada a venda ou entrega. Para o Just In Time ele adaptou este conceito, e o chamou de processo anterior e processo posterior, onde o processo anterior é o supermercado e o processo posterior o cliente.

O que é o Sistema Toyota de Produção?

Sistema de produção desenvolvido pela Toyota Motor Corporation para fornecer a melhor qualidade, o menor custo e o lead time mais curto por meio da eliminação do desperdício. O TPS é formado sobre dois pilares, Just-in-Time e Jidoka, e é normalmente ilustrado pela "casa" mostrada a seguir.

Qual a principal característica do Toyotismo?

A principal característica do toyotismo é a adoção do sistema just-in-time, que busca aumentar a eficácia da produção através do atendimento à demanda dos consumidores, evitando a formação de grandes estoques de matérias-primas e produtos acabados, além de reduzir ao máximo o desperdício.

Em que trabalhos o Sistema Toyota de Produção se baseou?

O Toyotismo é um sistema de produção baseado na fabricação sob demanda. Ele foi criado no Japão por Taiichi Ohno, um funcionário da Toyota, com o objetivo de eliminar o desperdício durante o processo e, principalmente, evitar a acumulação de mercadorias no estoque.

Como a Toyota surgiu e quando ela passou a atuar no mercado internacional?

Em 1957, a Toyota produz seus primeiros carros “made in Japan”, para comercialização no mercado americano. Em 1950, a Toyota institui o chamado Marketing Científico, baseando-se no espírito criador de seu fundador Sakichi Toyoda. Em 1956, cria o Escritório de Pesquisa de Mercados.

Quais os princípios fundamentais do STP?

O STP está estruturado sobre a base da completa eliminação das perdas, tendo o JIT e a autonomação como seus dois pilares de sustentação. O Controle da Qualidade Zero Defeitos (CQZD) aparece, também, como elemento essencial para a operacionalização da autonomação e funcionalidade de todo o sistema.

Quais as principais características do Sistema Toyota de Produção?

Também conhecido por Sistema Toyota de Produção, o Toyotismo é um modelo japonês de produção de mercadorias que produz apenas em quantidades necessárias à demanda para evitar o desperdício.

Qual o principal objetivo do STP?

O Sistema Toyota de Produção (STP) possibilita que equipes de trabalho otimizem Qualidade e Produtividade através da Melhoria Contínua e da Eliminação de Desperdícios em termos de recursos naturais, humanos e da organização.

Como surgiu os 7 desperdícios?

A ideia de identificar e eliminar os 7 desperdícios surgiu como parte do altamente eficiente Sistema Toyota de Produção, que deu origem a Gestão Lean.

Artigo anterior
Quem é o adolescente mais rico?
Artigo seguinte
Pode arrancar a pele do peeling?