Quem defende a teoria concepcionista?

Perguntado por: Salomé Madalena Macedo de Rodrigues  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (56 avaliações)

A teoria concepcionista garante ao nascituro a personalidade desde sua concepção, sendo independente de nascimento com vida. Tal teoria é defendida pelos doutrinadores Silmara Juny Chinelato, Pontes de Miranda, Maria Helena Diniz e outros16.

Qual a teoria concepcionista?

Para a teoria concepcionista, a personalidade jurídica se inicia com a concepção, muito embora alguns direitos só possam ser plenamente exercitáveis com o nascimento, como os decorrentes de herança, legado e doação.

Qual a teoria adotada no Brasil natalista ou concepcionista?

O Código Civil vigente, no artigo 2o, adota a teoria natalista, mas apresenta contradições quanto à verdadeira corrente seguida; parece ser ora natalista, ora concepcionista: “A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo desde a concepção os direitos do nascituro”.

Qual a teoria da personalidade adotada pelo STF?

Sendo adotado pelo STF a Teoria Concepcionista, que assegura personalidade formal e material, na qual a vida começa no momento da concepção, ou seja, do encontro de gametas e posterior nidação do zigoto no útero feminino.

Quais países adotam a teoria Concepcionista?

A Argentina está entre os poucos que adotam a teoria concepcionista, ou seja, defende o inicio da personalidade civil desde a sua concepção, assim como a Venezuela e a Áustria.

Direito Civil - Aula 03 - Início da Personalidade - Nascituro - Art. 2º do Código Civil

28 questões relacionadas encontradas

Qual a doutrina adotada pelo STJ acerca do nascituro e em que consiste tal teoria?

Em que consiste a teoria concepcionista, no que concerne ao nascituro? É aquela que sustenta que o nascituro é pessoa humana, tendo direitos resguardados pela lei e pelo ordenamento jurídico.

Quais direitos o nascituro?

Assim como o Brasil, o Direito Internacional também reconhece o direito a alimentos, à curatela, à filiação, à integridade física, à imagem, direito de receber doações, de representação, de suceder, a posse em nome do nascituro e, o mais primordial deles: o direito à vida.

Qual a teoria mais aceita pela doutrina moderna?

Dentre todas as teorias sobre a natureza do processo, a mais aceita pela doutrina moderna é a da relação jurídica, muito embora a sua aceitação, por vezes, decorra mais da inaplicabilidade das outras do que de seus próprios méritos.

Qual teoria sobre o início da proteção da personalidade jurídica o Brasil adota?

O Código Civil Brasileiro adota a Teoria Natalista, que dita que o nascituro adquire personalidade jurídica, após o nascimento com vida, o que dispõe o art. 2º.

Qual foi a teoria da personalidade jurídica adotada pelo legislador no Código Civil de 2002?

“o ordenamento jurídico como um todo – e não apenas o Código Civil de 2002 – alinhou-se mais à teoria concepcionista para a construção da situação jurídica do nascituro, conclusão enfaticamente sufragada pela majoritária doutrina contemporânea” [3].

Qual teoria é adotada pelo Código Civil Brasileiro?

A teoria adotada no Brasil foi a Teoria Objetiva, de Ihering, segundo a qual para ser possuidor basta que se comprove o “corpus”, pois o “animus” já está inserido dentro dele, seria apenas o comportamento do indivíduo como proprietário.

Qual a teoria adotada pelo Código Civil Brasileiro?

Nosso Código Civil adotou a Teoria Objetiva de Ihering, pois não trouxe como requisito para a configuração da posse a apreensão física da coisa ou a vontade de ser dono dela. Exige-se tão somente a conduta de proprietário. CC, Art. 1.196.

O que é a teoria natalista?

A teoria natalista se baseia na interpretação literal e simplificada da lei, relata que a personalidade jurídica começa com o nascimento com vida, inexistindo quaisquer expectativas de direitos antes dele. ... “O nascituro não é ainda pessoa, não é um ser dotado de personalidade jurídica.

Quais são as três teorias da criação da personalidade jurídica?

EXEGESE SISTEMÁTICA. ORDENAMENTO JURÍDICO QUE ACENTUA A CONDIÇÃO DE PESSOA DO NASCITURO. VIDA INTRAUTERINA. PERECIMENTO.

Quais são as teorias que explicam a aquisição da personalidade?

Inicialmente, vale lembrar que há três teorias sobre o início da personalidade da pessoa natural: (1) a teoria natalista, segundo a qual a personalidade só se inicia com o nascimento com vida; (2) a teoria concepcionista, segundo a qual a personalidade se inicia com a concepção; e (3) a teoria da personalidade ...

Quando se dá o início da personalidade jurídica da pessoa jurídica?

Na forma do CC de 2002, art. 45: Começa a existência legal das pessoas jurídicas de direito privado com a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessário, de autorização ou aprovação do Poder Executivo, averbando-se no registro todas as alterações por que passar o ato constitutivo.

Quando se dá o início da personalidade jurídica?

Ao nascituro é protegida as suas expectativas de direito, pois a personalidade jurídica só se inicia com o nascimento com vida. As pessoas jurídicas “são aquelas, que não nascendo da natureza, como a pessoa natural, resulta de uma ficção jurídica, uma criação imaginária da lei”.

Quando se inicia a personalidade jurídica da pessoa jurídica?

A sociedade adquire personalidade jurídica com a inscrição, no registro próprio e na forma da lei, dos seus atos constitutivos (artigos 45 e 985).

Quais as teorias aceitas no direito civil para o nascimento com vida e qual foi adotado pelo Código Civil de 2002?

1.2- Teoria da Personalidade Condicional

121 do Código Civil de 2002, sendo considerada um elemento acidental do negócio ou ato jurídico que subordina a sua eficácia a um evento futuro e incerto, tendo que, no caso, o evento provido de futuridade e incerteza seria o nascimento com vida.

Qual teoria é aplicada no que tange à natureza jurídica do casamento?

A teoria contratualista entende a união em casamento, como um negócio jurídico de direito de família, de natureza contratual, ou seja, tem a forma escrita em lei, com um rito solene de celebração, em que os nubentes declaram a vontade em adotar um determinado regime de bens, aqui prevalece a autonomia da vontade, sendo ...

O que é a teoria eclética?

O sistema processual civil brasileiro adotou a teoria eclética da ação, segundo a qual o direito de ação constitui direito autônomo reconhecido pelo preenchimento das condições da ação, quais sejam, legitimidade, interesse processual e possibilidade jurídica do pedido.

É possível vender bens ao nascituro?

A anuência expressa de todos os descendentes é exigência legal à alienação de bens do ascendente para um deles, conforme disposição contida no artigo 1.132 do Código Civil de 1916, com correspondência ao artigo 496 do atual diploma.

Qual é um dos direitos ressalvados ao nascituro ou seja aquele que pode ser exercido em nome dele mesmo não sendo nascido ainda?

Direito de reconhecimento de filho nascituro. O artigo 1.609, § único do Código Civil brasileiro assegura o direito do pai reconhecer o filho nascituro. A Lei prevê a possibilidade de o pai reconhecer o filho antes mesmo dele nascer, de reconhecer filho nascituro.

Quais os atributos garantidos ao nascituro?

O nascituro é considerado uma pessoa em formação desde a concepção, portanto tem assegurado todos os direitos fundamentais da personalidade de forma ampla. Com efeito, o nascituro, desde a concepção, tem reconhecidos e tutelados o direito à vida, à integridade físico-psíquica, à honra, à imagem, à intimidade e ao nome.

Qual a natureza jurídica do nascituro?

Na concepção de Silvio Venosa (2005), o nascituro é um ente já concebido e que poderá ser sujeito de direito no futuro, dependendo do nascimento, tratando-se de prole eventual. ... Para a doutrina majoritária a personalidade jurídica é a aptidão genérica para ser titular de direitos e contrair obrigações.

Artigo anterior
Quantos óvulos têm em um folículo?
Artigo seguinte
Quais os sintomas do HPV no útero?