Quem defende a meritocracia?

Perguntado por: Samuel Flávio Pires de Barbosa  |  Última atualização: 22. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (39 avaliações)

Origens e História. Os primeiros indícios de um mecanismo semelhante à meritocracia remontam à Antiguidade, na China. Confúcio e Han Fei são dois pensadores que propuseram um sistema próximo ao meritocrático.

O que a meritocracia defende?

Meritocracia é um sistema ou modelo de hierarquização e premiação baseado nos méritos pessoais de cada indivíduo. ... De acordo com a definição “pura” da meritocracia, o processo de alavancamento profissional e social é uma consequência dos méritos individuais de cada pessoa, ou seja, dos seus esforços e dedicações.

Quem criou o termo meritocracia?

O significado do termo meritocracia. O significado do termo meritocracia é complexo, mas sua origem semântica é atribuída ao sociólogo inglês Michael Young, em seu ensaio distópico The Rise of the Meritocracy, publicado em 1958.

Qual é a ideologia da meritocracia?

A meritocracia é a ideologia dos privilégios baseados no mérito, defensora da ideia de que se a sociedade tomar por base não mais a hereditariedade na transferência de poder, justificar-se-ia o fato de que o rico e o pobre “merecessem suas desigualdades”.

Por que a meritocracia é uma ilusão?

“Meritocracia é só uma cortina para encobrir o remorso de quem fecha as portas para os outros. Você fecha as portas e essa pessoa não consegue nada. Então você diz: 'Não conseguiu porque não tinha mérito'”, diz. Antônia define a meritocracia como uma ilusão, uma figura de retórica que não se sustenta.

D-09 - Meritocracia

27 questões relacionadas encontradas

Por que a meritocracia não existe?

É um sistema fechado. Não estamos tratando das pessoas que vão bem na escola na maioria da sociedade, estamos falando de quem faz o seu melhor de acordo com um conjunto de padrões construídos especificamente para favorecê-las. É por isso que o mérito é uma farsa.

Por que a meritocracia é um mito?

“A meritocracia é um mito. Ela só faria sentido se a sociedade promovesse igualdade de oportunidades educacionais, econômicas e sociais. Não sendo esse o caso, é um jogo de cartas marcadas. ... A questão é que, mesmo controversa, a meritocracia caiu nas graças dos líderes.

O que é o conceito de meritocracia?

Por meritocracia podemos entender, em linhas gerais, uma organização social cujas posições são alcançadas com base no mérito. Na escola, remete à adoção do merecimento como o parâmetro de todo tipo de processo seletivo (programa de intercâmbio ou de bolsa de estudo, vestibular, etc).

Como funciona o sistema de meritocracia?

A meritocracia é modelo de gestão de talentos que considera o mérito como principal meio para o crescimento profissional ou pessoal. Ela reconhece a performance do profissional e a entrega de seus resultados através de promoções para cargos mais complexos e de aumentos salariais ou bonificações.

É errado afirmar que na meritocracia?

Pergunta 1 /1 É errado afirmar que na meritocracia: Ocultar opções de resposta 1. ... A meritocracia é um modelo que remunera de acordo com a performance do profissional. E, nesse caso, o profissional, independentemente do quanto trabalha, tem o direito de receber igual ao colega. Resposta correta 4.

Quando foi criado a meritocracia?

O que pouca gente sabe é que, na verdade, essa palavra foi cunhada por um escritor de esquerda: o inglês Michael Dunlop Young, que em 1958 publicou o romance The Rise of Meritocracy.

Quando foi criada a meritocracia?

O termo "meritocracia" foi criado por Michael Young, quando escreveu o romance satírico em 1958, "The Rise of Meritocracy". No livro, Young descrevia um tipo de auto-ilusão em que as pessoas ricas se convenciam que a sua riqueza era evidência da sua superioridade moral.

Como nasceu a meritocracia?

A palavra “meritocracia” foi cunhada pelo escritor, sociólogo e político inglês Michael Young (1915-2002) quando lançou seu livro “The Rise of Meritocracy”. No romance, Young cria uma sociedade futurística onde todas as pessoas seriam avaliadas somente por seus méritos.

Qual a importância da meritocracia?

Com a meritocracia dentro das empresas os gestores conseguem identificar o desempenho e desenvolvimento de cada colaborador, podendo assim reconhecer aqueles que agregam mais valor para a empresa e também dar feedbacks imediatos de acordo com as oportunidades ajudando as equipes e colaboradores que precisam melhorar ...

Quais as vantagens e desvantagens da meritocracia?

Vantagens da meritocracia
  • Estímulo à boa performance.
  • Constrói uma boa imagem da empresa.
  • Todos podem alcançar boas posições.
  • Fomenta individualismo entre os colaboradores.
  • Promove a desigualdade.
  • Pode bloquear a criatividade.

Quais são as influências da meritocracia?

Quanto menor a influência dos traços culturais sobre a avaliação de desempenho, maior a possibilidade de essa cumprir a sua função de determinar o mérito. Quanto maior a relação da avaliação de desempenho com o mérito, maior a legitimação da meritocracia.

O que é necessário para implantar o sistema de meritocracia?

Para implantar o sistema de meritocracia é necessário estabelecer com clareza as metas, os objetivos e as virtudes esperadas dos colaboradores. Uma avaliação que determine as recompensas de um funcionário não pode ser feita com bases subjetivas.

Como remunerar por meritocracia?

Como montar um modelo de remuneração por meritocracia?
  1. 4 – Estabeleça com transparência os critérios de mérito. Posteriormente, defina com clareza para os colaboradores os critérios para que a meritocracia seja alcançada. ...
  2. Estimular a cultura do feedback. Outro ponto importante é incentivar a cultura do feedback.

Quais as desvantagens da meritocracia?

Assim como em qualquer outra estratégia a ser implementada, a meritocracia também tem suas desvantagens, como citamos. Caso o sistema não seja desenvolvido de forma eficiente ou as equipes não tenham as informações claras, pode haver problemas entre times e colaboradores, como a competição negativa e o individualismo.

O que é a meritocracia na educação?

Traduzida ao pé da letra, meritocracia é “poder do mérito”. Aplicada ao cotidiano das pessoas, trabalhadores, alunos, professores etc, sugere que o processo de crescimento profissional e social dos indivíduos depende, único e exclusivamente, da capacidade de cada um, ou seja, dos seus esforços e dedicações.

Qual a importância da meritocracia na educação?

Qual a importância da meritocracia na educação? Nos mesmos moldes da meritocracia aplicada às empresas, o método pode ser utilizado na educação. O vestibular, por exemplo, utiliza o modelo meritocrático para “premiar” com a vaga no Ensino Superior aqueles candidatos que tiverem maior número de acertos na prova.

Como é que a meritocracia contribui para a permanência das desigualdades?

Como o discurso da meritocracia ajuda a ampliar a desigualdade social. ... Ainda de acordo com Piketty, o discurso meritocrático vai ganhando força à medida que as elites não conseguem mais justificar seu poder econômico baseando-se apenas em renda ou origem do patrimônio familiar.

Por que segundo a autora a meritocracia não é possível no Brasil?

“A meritocracia como valor universal, fora das condições sociais e históricas que marcam a sociedade brasileira, é um mito que serve à reprodução eterna das desigualdades sociais e raciais que caracterizam a nossa sociedade. Portanto, a meritocracia é um mito que precisa ser combatido tanto na teoria quanto na prática.

O que é meritocracia ela é possível numa sociedade desigual?

A meritocracia é um modelo de distribuição de recursos, prêmios ou vantagens, cujo critério único a ser considerado é o desempenho e as aptidões individuais de cada pessoa. Como uma das ideias que fundamenta moralmente o liberalismo, a meritocracia é um princípio essencial de justiça nas sociedades ocidentais modernas.

Por que o discurso sobre a ideia de meritocracia é falho?

O conceito de meritocracia é falho desde a sua origem, sobretudo em sociedades desiguais e preconceituosas como a nossa. ... A meritocracia falha também ao colocar na conta do indivíduo a responsabilidade exclusiva por seus sucessos e fracassos, ignorando que estamos todos sujeitos a estruturas sociais maiores.

Artigo anterior
Como descobrir a polaridade?
Artigo seguinte
Qual o gene do psicopata?