Quem da intimação?

Perguntado por: Davi Cláudio Correia Loureiro  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (17 avaliações)

A intimação judicial é geralmente entregue ao interessado por um oficial de justiça. No caso de processo administrativo, a entrega pode ser feita por servidor regularmente designado. A intimação distingue-se da citação, que é o ato pelo qual o réu ou interessado é chamado a juízo a fim de se defender.

Quem faz a intimação?

A intimação judicial é uma notificação por escrito, emitida pelo juiz responsável e não deve ser desconsiderada. Qualquer envolvido no processo pode recebê-la, seja parte ativa, passiva, terceiro e até mesmo testemunhas.

Como solicitar uma intimação?

As intimações serão realizadas preferencialmente por meio eletrônico. Logo, se já houver tecnologia nesse sentido, assim será realizada a intimação. Nesse sentido, art. 270 do CPC/2015: “[a]s intimações realizam-se, sempre que possível, por meio eletrônico, na forma da lei”.

Quem pode entregar intimação judicial?

A intimação é entregue por meio dos oficiais de justiça. Há uma crença de que, se a pessoa não aceitar receber o documento de intimação, ou não assinar o recibo de ciência, ela não poderia sofre qualquer penalidade.

Como deverá ser feita a intimação?

As intimações realizam-se, sempre que possível, por meio eletrônico, na forma da lei. Parágrafo único. Aplica-se ao Ministério Público, à Defensoria Pública e à Advocacia Pública o disposto no § 1o do art. 246.

Intimação: entenda quais são as Modalidades de Intimação

27 questões relacionadas encontradas

Como funciona a intimação no processo eletrônico?

Como funciona a intimação eletrônica no Processo Civil

A intimação eletrônica é feita por dois meios: publicada em um diário eletrônico, como o Diário da Justiça Eletrônico (DJe), ou enviada diretamente para o(a) advogado(a) através de um portal online específico.

Quando a intimação é válida?

Presume-se válida a intimação realizada no endereço constante nos autos, mesmo que não tenha sido recebida pessoalmente pela parte. Inteligência do artigo 274 , parágrafo único , do Código de Processo Civil .

Quando a pessoa não consegue ser encontrada para ser intimada?

O não comparecimento pode acarretar em uma condução coercitiva (levada à força a comparecer), a depender do motivo da intimação. A pessoa que não cumprir uma intimação pode, inclusive, responder por crime de desobediência à ordem judicial. Com isso, ela responderá a um processo criminal.

Quem pode entregar uma intimação policial?

A intimação policial é entregue por meio de carta (correios), pessoalmente por policiais e, atualmente, até mesmo por Whatsapp ou e-mail.

O que fazer quando oficial de justiça não encontra a pessoa?

Art. 227. Quando, por três vezes, o oficial de justiça houver procurado o réu em seu domicílio ou residência, sem o encontrar, deverá, havendo suspeita de ocultação, intimar a qualquer pessoa da família, ou em sua falta a qualquer vizinho, que, no dia imediato, voltará, a fim de efetuar a citação, na hora que designar.

Como solicitar intimação por oficial de justiça?

Modelo Pedido de intimação por Oficial de Justiça
  1. Art. 249. A citação será feita por meio de oficial de justiça nas hipóteses previstas neste Código ou em lei, ou quando frustrada a citação pelo correio.
  2. Assim, demonstrada que a citação por correio foi frustrada, tem-se por cabível o presente pedido.

Como pedir intimação por oficial de justiça?

De acordo com o art. 275, do CPC, a "intimação será feita por oficial de justiça quando frustrada a realização por meio eletrônico ou pelo correio.". A intimação por mandado também será admitida quando o adversário assim o requerer.

Quanto tempo pode demorar para um pedido de intimação?

Conforme previsão na lei processual, os prazos constantes no mandado podem ser de 3, 5 ou 15 dias. Portanto, se atente a isso. Vale lembrar que se você se recusar a receber o mandado, o oficial de justiça tem poder para certificar no processo que você foi citado/intimado daquela decisão.

O que é expedido a intimação?

A “intimação” é uma das espécies de comunicação presentes no ordenamento jurídico brasileiro. Sempre será expedida por uma autoridade competente para dar ciência a alguém de atos e fatos acerca de um processo judicial ou administrativo.

O que significa expedido a intimação?

No caso de intimação judicial, o documento é expedido pelo juiz, mediante carta ou mandado, a fim de notificar determinada pessoa dos termos ou atos de um processo, para que essa pessoa compareça a audiências, responda perante autoridade judiciária, civil etc.

Qual a diferença entre citação e intimação?

“A citação é o ato que se dá a notícia ao demandado sobre a existência do processo. Ela convoca o réu ou o executado a integrar o processo”, explica Jaudy. A intimação, por sua vez, é a comunicação pela qual se dá ciência a alguém dos atos e dos termos de um processo já instaurado, de acordo com o artigo 269 do CPC.

O que fazer quando receber uma intimação policial?

Compareça na delegacia no dia e horário marcado

Depois de receber a intimação, esteja na delegacia na data agendada. Como já mencionamos, em algumas situações, o intimado poderá ser conduzido de forma coercitiva ao depoimento.

O que é uma intimação policial?

A intimação policial ocorre quando existe uma investigação em andamento. É fundamental que acate e compareça à delegacia no dia e horário informado no documento, sob pena de responder por crime de desobediência previsto no art. 330 do Código Penal.

Como saber sobre intimação policial?

Para ter acesso à via física é necessário ir à delegacia e solicitar vista ao escrivão. Para ver o inquérito digital da polícia civil é necessário, inicialmente, obter com a delegacia o número CNJ do inquérito policial. Esse número costuma ter o seguinte formato: 0000000 – 00. 2021.

Quando um oficial de justiça não encontra o endereço o que acontece?

Caso o réu não seja localizado, a convocação ocorrerá via edital. Atualmente o artigo 256 do Código de Processo Civil prevê que o réu pode ser convocado para ação judicial via edital quando a identidade dele é desconhecida ou incerta ou seu endereço é ignorado, além de casos expressos em outras leis.

O que acontece se o oficial de justiça não encontrar a testemunha?

No caso de a testemunha ser intimada e não comparecer, a lei diz que “o juiz suspenderá os trabalhos e mandará conduzi-la ou adiará o julgamento para o primeiro dia desimpedido”. Antes da mudança, a falta de uma testemunha paralisava o processo. Hoje, o julgamento pode ser realizado por determinação do juiz.

O que acontece quando o processo da revelia?

A revelia ocorre com a ausência de contestação e, como consequência, gera presunção de veracidade dos fatos alegados pelo autor. Art. 344. Se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor.”

O que é considerado intimação pessoal?

A prerrogativa de intimação pessoal é um instrumento importante para garantir que o poder público possa se manifestar tempestivamente em defesa do interesse público nos processos em que a União e suas entidades sejam parte.

O que diz o artigo 485?

485, Novo CPC, quando o autor abandonar a causa, o juiz não poderá decidir de ofício após o oferecimento da contestação. A partir do oferecimento da defesa, portanto, a extinção do processo sem resolução de mérito deverá ser requerida pelo réu.

Quando o réu é considerado citado?

Conforme a definição legal, “citação é o ato pelo qual se chama a juízo o réu ou o interessado a fim de se defender” (art. 213). Sem a citação do réu, não se aperfeiçoa a relação processual e torna-se inútil e inoperante a sentença.

Artigo anterior
Quais são os arcos de Boruto?
Artigo seguinte
Quantas micras tem a lona preta?